BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

quinta-feira, julho 01, 2010

Gênero Literário - Cartas 01/07/2010

As cartas que se seguem eu retirei da Folhinha de São Paulo.
Autor:José Roberto Torero
Para assinantes da folha,acessem:
http:blogdolele.blog.uol.com.br
Bola no ar
 Bangu, 21 de junho de 1970

Oi, Paçoca, aqui quem escreve é sua irmã, a Jujubà. Como é que está aí na faculdade, tudo joia? Ouvi dizer que em Curitiba faz muito frio, é mesmo?
E a Copa do México, hein!?
Você viu?
Eu vi. Mas não foi fácil.
O pai disse que ia comprar uma televisão. A mãe foi logo estrilando: "
"Por que, Quindim?"
"Porque, eu quero ver os jogos da 'Copa, Cocada."
Eles ficaram conversando um ,'tempão. No fim, ele foi lá, abriu o crediário e comprou. O aparelho chegou justo no dia da estréia contra a Tchecoslováquia.Eu:até tomei banho para ver o jogo.
Aí o pai ligou a TV e ... Só se via um ponto branco no meio da tela preta. Mas dava para escutar mais ou menos. Era um rádio com 'um pontinho branco. Os 4 a 1 ficaram na imaginação. E também um lance que dizem que foi bem legal: o Pelé tentou fazer um gol do meio do campo. Errou por um triz, um nadinha de nada ..
Veio o Brasil x Inglaterra e ele jurou que tinha consertado a TV. Pode até ser, Jujuba, porque nós vimos os jogadores cantando o hino, mas aí, pimba! Deu um problema na voltagem e ficou tudo preto. Pelo que me contaram, ganhamos de 1 a O.
No jogo contra a Romênia vimos só uma tela chuviscada com um som que não prestava. Precisei ligar o rádio para saber que tinha sido 3 a 2 para nós. Dois do Pelé e um do Jairzinho.
No Brasil x Peru, o pai cismou: o problema é a antena! Ele passou o tempo todo no telhado, e a gente, embaixo, gritando: "Vira mais! Mais! Aí, agora não mexe!", Quando acertou, já era hora da novela. De novo não vimos os gols, mas você sabe, ganhamos por 4 a 2.
Na semifinal, contra o Uruguai, ele ligou a televisão cedo para esquentar. O plano estava dando certo, mas, na hora H, a imagem ficou saltando. Parece que era um problema no botão do vertical. Quando parava de correr, ficavam os pés dos jogadores na parte de cima da tela, e as cabeças, na parte de baixo. Dizer que eu vi aqueles 3 a 1 seria mentira.
Aí, quando chegou a final, a mãe rezou um terço, e o pai colocou um Bombril na ponta da TV. Não sei o que, mas uma das duas coisas funcionou, e a gente viu tudinho!
Quer dizer, quase tudinho.
É que, quando o Brasil fez o quarto gol, o pai me jogou para cima, eu bati na TV, ela caiu no chão e quebrou . Mas a gente nem ficou lamentando. Foi todo mundo para a rua comemorar. E lá, no meio da praça, o pai falou: "Gostei desse negócio de televisão. Na próxima Copa vou comprar uma colorida!"
Um beijo da sua irmã ,Jujuba
Tchecoslováquia = Atuais República Tcheca e Eslováquia

O mistério das chuteiras  
Los Gatos, 17 de julho de 1994

Professora, não sei se a senhora se lembra de mim. Eu sou a Teca, que foi sua aluna na escola aí de Governador Valadares. A de óculos e aparelhos nos dentes, lembra?
Pois é, então, como eu lembro que a senhora gostava de futebol, resolvi contar umas coisas Que eu vi aqui.
o aqui que eu digo é nos Estados Unidos, numa cidade chamada Los Gatos. Eu e o meu pai mudamos para cá. Ele conseguiu emprego legal: dirige ônibus para turistas. 
Bom, aí, um dia, falaram que ia ter uma Copa do Mundo aqui.
Eu nem acreditei: "Uai, gente, deve ser mentira. Os americanos nem gostam de futebol". Mas era verdade.
Depois vieram duas boas notícias. Boas, não. ótimas! A primeira era que a seleção ia se hospedar na minha cidade. A segunda, que o meu pai ia dirigir o ônibus do Brasil. Eu pedi para o meu pai me levar nos jogos.
Ele falou que não dava, que não podia,.que onde já se viu. Aí eu armei minha cara de cachorro triste e disse: "Tudo bem, eu fico aqui sozinha ... ".
Esse truque sempre dá certo, professora. Ele me arranjou um cantinho no ônibus, junto com as malas dos jogadores, aquelas onde eles levam as chuteiras. Era um chulé danado, mas tudo bem, porque ia escutando a batucada do pessoal.
Até conheci o Romário, que era só um tiquinho mais alto do que eu.
Na primeira fase, o Brasil não teve problemas: ganhou da Rússia, de Camarões empatou com a Suécia.
Depois ganhamos dos Estados Unidos com um golzinho do Bebeto e derrotamos a Holanda: 3 a 2. Aí veio a chata da Suécia de novo. Parece mentira, mas ganhamos com um gol de cabeça do Romário. Ele é baixinho, mas pula bem alto.
A final ia ser contra a 'Itália. Eu já estava toda feliz, pensando em viajar com os brasileiros, Quando meu pai veio com a bomba: "Filha, fui escalado para dirigir o ônibus da Itália".
Aquilo foi terrível! Nem falei com ninguém no ônibus. Fui lá para o fundo e descontei minha raiva nas chuteiras. Teve uma, coitada, Que sofreu mais Que todas: eu apertei, torci e até mudei as travas de lugar, Fiz o diabo! Bom, como todo mundo sabe, o jogo terminou em O a O, ea decisão foi para os pênaltis.
Então eu olhei para o campo e vi que o Baggio, da Itália, estava trocando de chuteira. E colocando justo aquela que eu tinha maltratado. Depois ele correu, bateu e errou!
Foi bom demais da conta ajudar o Brasil a ser campeão, professora. Mas não conte isso para o Baggio tá? Ele ia ficar o maior bravo comigo.
Um beijo da Teca, que agora é tetra!


                                      De cabelo em pé
 Freguesia do Ó, 30 de junho de 2002

Pereba, estou te escrevendo porque tenho que te contar uma história. Mas senta, velho, porque essa é das boas.
Pereba, você está aí na casa do chapéu e nem sabe que a gente organizou um campeonato entre escolas. Teve sorteio e tudo. Os jogos foram rolando junto com a Copa do Mundo da Coréia e do Japão.
Modestia à parte, Pereba, eu sei jogar bola. Então os caras me deram a camisa dez do Ronaldinho Gaúcho. Da hora!
Aí, para ajudar, nosso time jogou igualo time do Felipão.
Eles ganharam da Turquia, da China e da Costa Rica. Nós pegamos os times dos colégios vizinhos. Massacre.
Você está ligado, não é, Pereba, que depois o Brasil pegou a Bélgica e meteu um chocolate: 2 a O.
Veio a Inglaterra e, pá! 2 a 1. Foi nesse jogo, inclusive, que o Ronaldinho Gaúcho meteu aquele golaço de falta no ângulo do Seaman, que quase caiu sentado. Aí, brother, começou a me dar uma vontade de imitar o cara. Não no gol, no cabelo. Fiquei minhocando aquilo na cabeça.
O outro jogo do Brasil foi contra a Turquia, não é? Ganhamos com um gol de biquinho do Ronaldo Fenômeno.
E,enquanto isso, a gente lá, arrasando nos jogos do campeonato escolar.
Quando chegou a final contra a Alemanha, a galera veio toda aqui para casa e nós assistimos aquele 2 a O. Como o Brasil jogou bem,Pereba! E que festa que nós fizemos aqui na rua. Só faltou você.
No dia seguinte, que era o dia da decisão do nosso campeonato, eu fui ao salão do seu Santana. Queria botar um corte maneiro para ficar que nem o meu ídolo. Cheguei lá, falei: "Seu Santana, me faz ficar igual ao Ronaldinho."
Aí, Pereba, o homem começou a assobiar uma música meio lenta e a fazer uma massagem na minha cabeça. Meu, aquilo foi dando um sono, mas um sono ... No que eu acordo, estava coma cara do Ronaldo Fenômeno. Sabe aquele corte horrível dele, tipo Cascão?
"O que o senhor fez?”, eu falei.
"Cortei igualo Ronaldinho",ele respondeu. "Mas não era esse, era o Gaúcho."
"Ih!"
Quando cheguei para jogo, estava crente que iam tirar a maior onda da minha cara, mas que nada: foi o contrário. Até umas minas vieram lá e começaram a falar que eu estava um gato. Se elas falaram, tá falado.
A decisão terminou 1a 0 para nós. Pereba, você ganha uma goiabada-cascão se adivinhar quem fez o gol.
Um abraço do seu amigo de cabelo feio.


Link para essa postagem


2 comentários:

  1. Bom Diaaaaaaaaaa!
    Vim te oferecer com carinho que
    você merece um Selinho!
    (Selo Esse Blog me "Encanta")
    Uma bela sexta-feira para você e um excelente final de semana beijos fica com Deus!

    ResponderExcluir
  2. krikita!

    admiro a sua dedicação ao blog, que sempre visito... as letrinha evidenciam o carinho com que é feito o trabalho.

    parabéns!

    beijos

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios