BlogBlogs.Com.Br

n

Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) blogueira (o),
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto,será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes , experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos .
Se você leu ,experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog ,ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente,assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo,por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog,não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu ,que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem- vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009
Image Hosted by ImageShack.us

VejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil

LINGUAGEM FOI SELECIONADO EM JANEIRO/2011.
OBRIGADA!

CATIVA-ME

Glitter Photos

Daisypath Anniversary tickers

Daisypath Anniversary tickers

Linguagem social...

Glitter Photos

sexta-feira, março 25, 2011

Tatiana Belinky/Saladinha de queixas/Expressões populares-25/03/11

Expressões populares:
como surgiram e o que significam.
Vilma Aparecida Gomes
Aparecida Clemilda Porto
Uberlândia - MG Esc de Educação Básica 
Ensino Fundamental Inicial
Análise e reflexão sobre a língua
Dados da Aula:
O que o aluno poderá aprender com esta aula
■Conhecer o sentido de expressões populares presentes em nosso cotidiano;
■ Empregar o sentido denotativo para substituir expressões usadas no sentido figurado.
Duração das atividades:
04 aulas
Conhecimentos prévios:
Trabalhados pelo professor com o aluno:
Os alunos devem ler com certa fluência.
Saber a diferença entre sentido denotativo e figurado.
Estratégias e recursos da aula:
Recursos:
Datashow
videos
atividade em dupla
atividade de pesquisa
Aulas 1, 2 e 3
Atividade 1
Motivação:
O professo exibe, em datashow, fragmento do livro “Saladinha de Queixas” de Tatiana Belinky, lendo-o em voz alta.
Em seguida, os alunos alternadamente leem:

"Saladinha de Queixumes"
Vindos do supermercado
estão juntos lado a lado
como velhos companheiros,
os hortigranjeiros.
(...)
Então frutas e legumes
Expuseram seus queixumes.
Discutiram e falaram
E muito se lamentaram.
(...)
(Quem falou primeiro foi a laranja):
Ser laranja não é canja
Quando o meu nome dão
a quem acham que é bobão!
E o abacaxi graúdo
Reclamou choroso:
_A tudo que é ruim e complicado,
duro de ser "descascado",
dão meu nome! E aí?
Não é um abacaxi?
E o pepino todo encrenca,
e amolação em penca,
chamam logo de pepino,
seja grosso ou seja fino.
(...)
TATIANA BELINKY. Saladinha de queixas. 2.ed. São Paulo:Moderna, 2002.
Atividade 2 -dupla
Os alunos devem relacionar no fragmento o nome da fruta e do legume à situação em que são empregados.
Em seguida, a dupla deve pensar em situações do seu cotidiano em que geralmente são usadas as expressões que aparecem no fragmento do poema e contá-las ao seu/ à sua colega.
Atividade 3
As duplas apresentam as situações de que se lembram.
Atividade 4-  Laboratório de Informática ou exibição em datashow.
Se o professor usar o laboratório de informática, os alunos devem ficar em dupla.
Ele exibe o vídeo abaixo relacionado para eles conhecerem a origem das expressões populares e explicações dadas a elas por crianças.
Atividade 5 - em dupla
Após as explicacões dos vídeos, os alunos devem tentar substituir o sentido das expressões presentes nas frases abaixo, por uma outra de sentido denotativo:
a) Passar na prova não foi sopa.
b) Você fez a maior salada com as roupas que estavam aqui!
c) Não fale abobrinha!
d) Isso não é bolinho!
e) O rapaz levou uma bolacha na discussão.
f) A nata da sociedade deu uma festa original.
Atividade 6 -  Pesquisa em casa.
Orientar os alunos para que pesquisem com pais, parentes ou amigos o significado das expressões abaixo, anotando no caderno as explicações dados por essas pessoas;
perguntam ainda se conhecem alguma expressão popular e anota no caderno.
a) “Parafuso a menos”
b) “Sinuca de bico”
c) “Aos trancos e barrancos”
d) “Salvo pelo congo”
e) “Viu passarinho verde”
f) “Com unhas e dentes”
g) “Negócio da China”
h) "receber na boca do caixa"
Atividade 7
Na aula seguinte, os alunos apresentam a pesquisa para a turma.
Depois, organizam, de forma coletiva e sob a orientação do professor, um "dicionário" com as exp ressões e suas explicações, o qual deve ser divulgado no mural da escola.
Recursos Complementares:
Para conhcer outras expressões populares o professor poderá orientar os alunos para que consultem o link:
O professor poderá também orientar os alunos a pesquisarem a origem e o significado da palavra hortigranjeiro em:  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?categoria=3
Avaliação:
O professor verifica, nas atividades orais e escritas, se os alunos compreendem o significado das expressões populares usadas nos contextos em que foram empregadas.
Fonte:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10696


Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.

Blog Widget by LinkWithin

Mais sugestões...

2leep.com
 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios