Literatura infantil e texto de instrução: como articular
Autor: Miriam Raquel Piazzi Machado
■Identificar diferentes nomes dados às pipas.
■Ler e verificar a compreensão do texto, através de atividades variadas.
■Dramatizar a história a partir de leitura oral.
■Reconhecer as especificidades de um texto instrucional.
■Confeccionar pipas a partir de um texto instrucional.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos aproximadamente
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Já ter tido contato com outros textos instrucionais, como por exemplo, uma receita culinária.
Estratégias e recursos da aula
1ª aula:
a) Conversar com os alunos sobre os autores do livro que será lido, o casal Liliana e Michele Iacocca.
Apresentar a adaptação da biografia de Michele Iacocca a partir do link:
Michele Iacocca é casado com Liliana Iacocca. Ele nasceu na Itália, tem formação em Artes Plásticas, veio jovem para o Brasil e aqui fincou suas raízes. Chargista, cartunista, tradutor, escritor, foi durante anos diretor de arte de agências de publicidade e editoras. Publicou seus trabalhos nos principais jornais e revistas do país. É autor e ilustrador de mais de uma centena de livros.
b) Apresentação do livro: Papagaiada. A capa está disponível no link:
Questionar os alunos sobre o assunto do livro que será lido: O que será que significa PAPAGAIADA?
c) Leitura de imagens e leitura individual (se a escola contar com um exemplar por aluno).
d) Leitura oral pela professora.
e) Leitura dramatizada: uma criança faz o narrador, as falas serão intercaladas pela leitura de outros alunos.
f) Comentários sobre o texto para verificar a compreensão:
■Como os autores começam o texto?
■O que acontecia entre os papagaios?
■Eles tinham a mesma experiência de voo?
■Quais os desejos das pipas?
■O que impedia os papagaios de realizarem seus sonhos?
■Quem acabou ajudando-os e como?
■Como reagiram as pipas ao se sentirem livres?
■E as crianças, como se sentiam com a atitude do vento?
■Que tipo de texto é esse que foi lido? (Esse é um texto narrativo, que nos conta a história de papagaios em suas experiências de voo.)
2ª aula:
a) Recordar a história lida na aula anterior, pedindo aos alunos que façam a recontagem. Uma criança fala uma parte e as outras vão completando.
b) Relembrar o final do texto. Propor que os alunos desenhem uma pipa e dentro dela registrem os seus sentimentos com base no final do texto lido.
Os desenhos e comentários serão apresentados para a turma.
c) Atividades relacionadas ao livro:
1. Complete com o que se pede:
ENTRE UMA SUBIDA E UMA DESCIDA REPENTINA, A CONVERSA DELES CONTINUAVA.
a) A conversa de quem?
b) Onde?
c) Quando?
d) Como?
e) Reescreva a frase, ampliando-a com as informações que você apresentou.
2. Observe a fala:
Êta papagaiada medrosa!
a) Desenhe o dono da fala.
b) Qual a CAUSA de ter dito isso? (Explicar que causa é o porquê.)
3. Observe:
PAPAGAIO - PAPAGAIADA = grande número de papagaios
Forme, com a terminação ada, a palavra que indica:
■um grande número de meninos e meninas: MENINADA
■um grande número de crianças: CRIANÇADA
■um monte de papéis: PAPELADA
■uma porção de rapazes: RAPAZEADA
d) A professora poderá fazer a correção oral, ouvindo as respostas dadas pelos alunos, confirmando-as ou não. Poderá, também, pedir que os alunos apresentem outras palavras em que apareça o sufixo ada, no mesmo sentido apresentado.
3ª aula:
a) Solicitar aos alunos que façam um levantamento na biblioteca da escola, ou na internet, sobre os diversos nomes que a pipa tem nas diferentes regiões do país.
Texto informativo sobre a pipa, adaptado do link:
Uma pipa ou estrela, também chamada de papagaio, pandorga ou raia, é um brinquedo que voa baseado na oposição entre a força do vento e a da corda segurada pelo operador.
É composta de uma estrutura armada que suporta um plano de papel que tem a função de asa, sustentando o brinquedo. Conforme o modelo pode contar com uma rabiola, que é um adereço preso na parte inferior para proporcionar estabilidade, geralmente feitas de fitas plásticas finas ou de papel, ou mesmo de pano, amarradas a uma linha.
É um dos brinquedos mais utilizados por crianças, adolescentes e até adultos. Na maioria das vezes, não há um local apropriado para a prática desta brincadeira. Os pipeiros, como são chamados, acabam brincando em meio a fios de alta tensão em ruas e avenidas, o que se torna muito perigoso, podendo ser fatal.
b) Poderá ser apresentado o vídeo sobre uma experiência com o tema pipa:
Disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/8759
c) Convidar os alunos a confeccionar uma pipa. Para isso, apresentar o vídeo disponível em:
Após assistir ao vídeo, ler o texto instrucional baseado nesse vídeo:
COMO FAZER UMA PIPA OU ARRAIA
Material:
3 varetas de bambu
1 folha de papel de seda
1 tubo de cola branca
1 carretel de linha
1 alicate
1 tesoura
1 régua
caneta
Modo de fazer:
Pegue duas varetas de bambu, meça 40 cm e corte-as.
Corte a vareta maior com 60 cm. Marque 12 cm na parte inferior dessa vareta, onde será amarrada a vareta menor. Marque o meio da vareta menor, ou seja, 20 cm e amarre-a na maior.
Marque 24 cm na outra extremidade da vareta maior e amarre a vareta menor, dando uma laçada.
Depois que a armação estiver pronta, pegue o papel de seda e corte-o, fazendo uma bainha de 1 cm, para que a pipa fique leve. Então, cole o papel de seda nas varetas e na linha, tendo o cuidado de não passar muita cola, para não rasgar.
Ao terminar de colar, deixe secar e envergue a pipa dando mais uma dobra na linha, para fazer manobras mais radicais.
d) Ler o texto, destacando o material que será necessário para confeccionar a pipa. Observar a quantidade de material que será preciso ter para que a pipa possa ser construída.
Pedir aos alunos que leiam o modo de fazer, observando os passos necessários para fazer a pipa.
Perguntar: Se não observarmos o modo de fazer, o que poderá acontecer?
4ª aula:
(Essa aula pode ser interdisciplinar com Educação Física.)
a) Nessa aula os alunos confeccionarão, com a ajuda dos professores, a pipa, conforme texto instrucional trabalhado na aula anterior e no vídeo.
b) Após a confecção das pipas, caso haja espaço longe de fios de alta tensão, os alunos poderão soltar as pipas. Caso não haja espaço, a professora poderá agendar um local adequado para que os alunos possam fazer essa experiência.
c) Após vivenciarem a experiência, os alunos poderão registrar numa folha de papel o que sentiram vendo suas pipas voando no céu. Essas produções poderão ser afixadas no mural.
Recursos Complementares
Conheça as maiores pipas do mundo, e outras informações sobre as pipas, através do link:
Outros modos de fazer pipas podem ser encontrados em:
Avaliação
Verificar se os alunos reconheceram os diversos nomes dado às pipas, através da pesquisa feita.
Observar se os alunos foram capazes de ler o texto e compreendê-lo, respondendo coerentemente às perguntas.
Verificar se os alunos compreenderam o texto de instrução, suas partes.
Observar se foram capazes de executar, passo a passo, a confecção das pipas, a partir do texto instrucional .
Desdobramentos
Papagaiada
Liliana e Michele Iacocca
Num domingo de manhã, dezessete papagaios estavam sendo empinados por dezessete meninos.
Os meninos conversando nem estavam sabendo que lá no alto os papagaios também conversavam entre eles.
O vento, que desde o começo estava escutando aquela conversa, resolveu fazer uma brincadeira com os papagaios. Concentrou-se, respirou fundo, segurou todo o ar que podia e com um único sopro arrebentou todas as linhas e mandou a papagaiada toda pelos ares.
Depois, os papagaios foram descendo mansamente de volta para os meninos, que estavam correndo para lá e para cá esperando por eles.
Fragmentos do livro Papagaiada. São Paulo: Ática, 1986.
De acordo com o texto:
os papagaios voaram, mas voltaram.
os meninos choraram muito.
os papagaios conversaram com os meninos.
os meninos brigaram por causa dos papagaios.
Podemos afirmar que o texto é:
um recado.
uma receita.
um convite.
uma história
No texto, a palavra papagaios quer dizer:
aves.
pipas.
meninos.
piões.
Os personagens que participaram da história “Papagaiada” são:
dezessete papagaios, dezessete meninos e o vento.
doze papagaios, doze meninos e o vento.
céu, mar e terra.
dezessete carrinhos, dezessete meninas e o sol.
Papagaiada
Num domingo de manhã, dezessete papagaios estavam sendo empinados por dezessete meninos.
____ Olha o meu !
____ O meu está mais alto !
____ Solta a linha do seu !
Os meninos conversando nem estavam sabendo que lá no alto os papagaios também conversavam entre eles.
____ Puxa! ____ falava um deles tremendo todo. ____ Esta é a primeira vez que eu estou conseguindo subir. É uma tremenda curtição!
____ Ele está é morrendo de medo ____ gritou um outro com mais horas de voo.
____ O que atrapalha é o fio.
____ Por isso é que eu nunca vou chegar perto das estrelas.
____ É difícil chegar até a lua amarrado deste jeito.
____ É só cortando o fio que se pode chegar até o Sol.
O vento, que desde o começo estava escutando a conversa, resolveu fazer uma brincadeira com os papagaios. Concentrou-se, respirou fundo, segurou todo o ar que podia e vrummmmmmmmm ... rummmm ... rummmm ... mmmm ... mm ..., com um único sopro arrebentou todas as linhas e mandou a papagaiada toda pelos ares.
É evidente que os papagaios, logo que se viram soltos, se assustaram e começaram a gritar:
____ Socorro! Quem vai nos trazer de volta?
Mas o vento, que sabia o que estava fazendo, pensou:
____ Eta papagaiada medrosa! ____ e logo parou de soprar.
E assim os papagaios foram descendo mansamente de volta para os meninos, que estavam correndo pra lá e pra cá esperando por eles.
Liliana e Michele Iacocca
1 - Interpretação do texto:
1- No início do texto ficamos sabendo:
a) Meninos estavam brincando de quê?
b) Quando, em que dia e hora, a brincadeira estava acontecendo ?
2- Todos os papagaios estavam sendo empinados pela primeira vez ? Como você sabe?
1- Os papagaios reclamavam dos fios que os prendiam. Eles queriam ir até onde?
2- Você acha que os papagaios queriam mesmo ficar livres dos fios? Explique.
3- Qual era a opinião do vento sobre os papagaios?
4- Como os papagaios se sentiram?
5- E os meninos, como devem ter ficado ao verem seus papagaios soltos?
2 – Sobre o texto, complete:
a) Quantos parágrafos tem ? ______ parágrafos.
b) Quantas frases tem o 12º parágrafo? ______ frases.
c) Quantos travessões aparecem no início dos parágrafos? O que eles indicam ?
d)Quantos travessões aparecem no meio do parágrafo? Por que?
3- O que quer dizer ?
a) papagaiada : _______________________________________________
b) mais horas de voo: __________________________________________
c) concentrou-se : _____________________________________________
4- Observe : papagaio – papagaiada
Forme com o sufixo ada, a palavra que indica:
a) Um grande número de meninos e meninas: ______________________
b) Um grande número de crianças: ________________________________
c) Um montão de dinheiro : ____________________________________
d) Um monte de papel: ________________________________
http://educandocomgiejo.blogspot.com.br/2011/11/papagaiada.html
Atividade artística
OBJETIVOS:
◦reproduzir a história contada através de desenho e colagens;
◦desenvolver a noção espacial;
◦trabalhar a coordenação motora.
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.