BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

quarta-feira, maio 09, 2012

Planejamento junino> Dicas metodológicas> Historinha> 09/05/12


Planejamento para a festa junina

1. Justificativa:
Já é tradição, todos os anos em junho, os festejos de Santo Antônio, São João e São Pedro. Nas escolas, todas as atividades giram em torno deste tema, que é de grande agrado das crianças. Nas lojas da cidade, as bandeirinhas, lanternas, balões, frisam os motivos juninos e despertam o interesse das crianças.
Este tema vai constituir uma rica oportunidade para a professora desenvolver o espírito religioso e o gosto pelo folclore brasileiro.

2. Assuntos a serem discutidos:
. A vida dos santos padroeiros destas festas.
. As características das festas juninas: as vestimentas dos participantes, a ornamentação do ambiente, as canções folclóricas.
. Origem da fogueira de São João.
. As superstições em torno do assunto.
. Lendas alusivas ao assunto.
. As brincadeiras preferidas em tal ocasião.
. A vida do homem do campo: costuras, vestuários, ocupações, alimentação transporte, crenças.

3. Atitudes a formar ou desenvolver:
. Gosto pelas festas juninas.
. Admiração pelo homem do campo.
. Respeito pelos santos padroeiros.
. Cooperação com os colegas nos trabalhos e nas danças folclóricas.
. Interesse em colaborar trazendo gravuras, reálias, confeccionando enfeites para a ornamentação da sala de aula.

4. Hábitos e habilidades formar ou desenvolver:
. Ouvir com interesse as informações trazidas pelos colegas.
. Trabalhar e divertir-se em conjunto.
. Cantar e dançar ritmicamente.
. Confeccionar material para ornamentação da sala de aula.
Antes de iniciar a unidade, a professora deve:
. Consultar livros sobre o assunto.
. Procurar notícias nas revistas e jornais.
. Selecionar gravuras sugestivas para levantamento de perguntas.
. Procurar reálias, como balões, enfeites e trajes típicos, chapéu de palha, peneiras, espigas de milho.

5. Iniciação:
. Através de conversas, despertar o interesse das crianças pelo assunto e proporcionar-lhes base para levantamento de perguntas, através do material exposto e de atividades realizadas.

6. Incentivação:
Ornamentação da sala de aula com:
. mural sugestivo
. balões
. lanternas

7. Iniciação propriamente dita:
. Conversar com as crianças, abordando os seguintes temas:
- Por que se festeja São João com fogueira?
- Por que o dia de São Pedro é festejado neste mês?
- Por que se usam nestas festas bandeirinhas, fogueiras, fogos?
- Por que é proibido soltar balões?
- Por que São Pedro aparece com uma chave na mão?
- Por que levamos mastro com imagem do santo festejado?
- O pular a fogueira sem se queimar é verdade?
- Por que comemos pés-de-moleque, batata-doce, pipocas, canjicas, nesta época?

8. Desenvolvimento – Atividades específicas:
Nesta fase, a professora conduzirá as crianças, de maneira a que elas possam responder às perguntas e resolver os problemas surgidos na iniciação através de atividades (que levam objetivamente a responder às perguntas e constatar os problemas levantados).
. Rodinhas informativas.
. Hora de novidades e surpresas.
. Excursões.
. Entrevistas.
. Pesquisas.
. Comentários de gravuras.
. Observações dirigidas de reálias.
Atividades Relacionadas (que possam esclarecer e fixar o assunto estudado):
Comunicação e Expressão: dramatização, pantominas, coro falado, poesias e quadrinhos, jogos e recreação.
Matemática: desenvolvimento de conceitos matemáticos, noções de Ciências Naturais: o estudo do milho e seus derivados.
Conteúdos
Dos problemas e questões, se extrairá o conteúdo que poderá ser resumido mais ou menos assim:
Vida dos Santos padroeiros destas festas:
Santo Antonio – 13 de junho – Seu amor à pobreza e ao Menino Jesus. É considerado o Santo Casamenteiro.
São João – 24 de junho
Quando João nasceu, sua mãe, Isabel, avisou do seu nascimento acendendo uma fogueira. Assim se faz, até hoje, no dia de São João.
São Pedro – 29 de junho – Um pobre pescador que mais tarde se tornou o primeiro papa. Levar as crianças a sentirem como Jesus ama os humildes.
Como a família e a comunidade comemoram estas festas: Com fogueira, jogos, quadrilhas e outras danças típicas; levantamento de mastros, procissões, novenas no meio rural.
Servindo alimentos típicos: canjicas, pipocas, batata-doce, amendoim, pé-de-moleque, pipoca, cocada, broa de fubá, quentão, garapa (cana-de-açúcar) etc.
Vestindo-se “a caráter” à moda do homem do campo.
A vida do homem do campo:
Vestuário: chapéu de palha, capa de couro cru, botas ou descalço, em geral roupas velhas e remendadas.
Divertimento: serenata, bailes aos sábados ao som da viola e sanfona.
Alimentação: é feita através dos produtos adquiridos no seu meio.
Alimentos à base de milho como canjica, cuscuz, pamonha e outros, como por exemplo: arroz-doce, melado, pé-de-moleque, cocada baiana, amendoim torrado, batata-doce, etc.
Transportes: usam de preferência o cavalo, o carroção de boi e andam a pé.
Casa: é simples, sem luxo.
Instrumentos de trabalho usados no campo: enxada, arado, foice, machado, ancinho, grades, peneiras, podões, regadores, jacás, etc.
- Encerramento: Festança no arraial.
Fonte: Alfabetização sem segredos
Eventos Escolares
Arte na Pré-escola e no Ensino Fundamental


Características das Festas Juninas

Comidas e bebidas
- Amendoim torrado
- Batata doce assada
- Bolinho de feijão
- Bolo de aipim
- Bolo de fubá
- Broa
- Cachaça
- Caipirinha mineira
- Canjica
- Cocada
- Doce de abóbora
- Doce de jenipapo
- Licor de jenipapo
- Licor de maracujá
- Milho assado
- Pamonha
- Pé-de-moleque
- Pipoca
- Queijadinha

Usos e Costumes
- Vestido de chita
- Pagamento de promessa
- Dança
- Distribuição de cinzas
- Chapéu
- Elevação de mastro
- Foguetório
- Ornamentações

Brincadeiras

- Cabra-cega
- Correio
- Corrida da porca untada
- Delegacia do amor
- Leilão
- Pau de sebo
- Pescaria
- Quebra pote

Superstições

- Plantar um alho. Se amanhecer grelhado, obtém-se o que se desejou.
- Colocar o nome de três moços em papéis separados. Os papéis devem ser colocados debaixo do travesseiro. O primeiro que for lido, será o futuro marido.
- Escreva a inicial de pessoas queridas em três papais distintos. Os papéis devem ser dobrados e colocados em um prato com água, no dia 24 de junho, pela manhã. O primeiro que estiver aberto, será a inicial do futuro marido.


Lá vem história...

O mês de junho é um mês de festas.
E que festas!
Aniversário de Santo Antônio no dia 13, de São João no dia 24 e de São Pedro no dia 29.
É claro que os santos fazem festinhas de aniversário, que os anjinhos cantam “Parabéns”! nos seus coros celestiais, mas as festas daqui da Terra (modéstia à parte) são muito mais animadas.
Por isso aqueles anjinhos, Rafael e Celeste, morriam de vontade de brincar num arraial, vestidos de caipira, subir no pau-de-sebo, pular fogueira, dançar quadrilha, comer pipoca, pamonha, pé-de-moleque.
Mas a mãe deles não deixava:
- Lugar de anjo é no Céu...
O anjinhos não desistiam fácil e fizeram uma verdadeira ladainha no ouvido da mãe, pedindo para brincar disfarçados de caipira num arraial.
E, na noite de São João, lá estavam eles vestidos de caipira, se despedindo da sua família angelical.
E daí a pouco estavam no arraial, dançando quadrilha, pulando fogueira...
Lá das nuvens, os outros anjinhos assistiam a tudo, cantando.
Logo chegou a hora do pau-de-sebo.
E Rafael entrou na fila. Ninguém conseguia pegar os presentes. Todo mundo escorregava e caía.
Daí chegou a vez de Rafael.
Ele foi subindo, subindo, até que começou a escorregar e, sem querer, bateu as asas e ficou voando.
Foi uma gritaria sem fim:
- Milagre! Um anjo de verdade! Um marciano! Socorro!...
Todo o povo do arraial veio ver de perto o anjo. Celeste começou a voar também.
E, assim voando, eles subiram ao Céu, no meio de fogos de artifício.
E por toda a parte se ouviu uma música celestial, divina:
- São João está dormindo
Não acorda, não...
Acordai, acordai
Acordai, João
Quem contou esta história foi dona Magá, a organizadora do arraial.
E ela não é mulher de contar mentira...









Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios