BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

segunda-feira, julho 30, 2012

Massa de modelar>Tarsila>Instrucional>Aulas afins> 30/07/12


CIDADE MASSA - MODELAGEM DE CENAS URBANAS
 COM MASSA PLÁSTICA E CONSTRUÇÃO DE MAQUETE



O que o aluno poderá aprender com esta aula
Aprofundar o conhecimento no gênero artístico paisagem tendo como enfoque o cenário urbano;
Vivenciar a apreciação/leitura/recepção da obra Paisagem de Tarsila do Amaral;
 Refletir sobre espaço, lugar e paisagem com integração ao conteúdo de geografia;
 Experimentar a massa plástica como recurso para criação de projetos tridimensionais;
 Construir um projeto com visão panorâmica da cidade em massa plástica industrializada, visando a construção de uma maquete coletiva.
 Montar uma instalação coletiva.



Duração das atividades
• Três aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Tridimensionalidade
Gênero artístico Paisagem
Preservação do meio ambiente



Estratégias e recursos da aula
Aula 1
 Apresente aos alunos a imagem da obra Paisagem, de Tarsila do Amaral;






PAISAGEM, 1925. Tarsila do Amaral, nanquim sobre papel, 27 x 21 cm






Proponha uma apreciação da imagem, perguntando:
O que você vê representado nessa imagem?
É uma fotografia, uma pintura, uma xilogravura ou um desenho?
Ela se apresenta em cores ou em preto e branco?
Há um ou mais elementos no contexto das imagens?
Os elementos nas imagens mostram-se em movimento ou estáticos?
Que contexto está representado na imagem?
Você conhece esse lugar?
Que nome você daria a essa imagem?
*Conte o nome da obra apresentada, a sua autoria, a técnica usada, a data em que foi produzida e a sua extensão/tamanho;
 Disponibilize papel cartão, cola e massa plástica industrializada aos alunos, solicitando que pensem uma cidade vista de cima – visão panorâmica;
 Reforce o conceito de tridimensão.
Sugestão:
TRIDIMENSIONAL - adj. Que comporta três dimensões (altura, comprimento e largura). http://www.hostdime.com.br/dicionario/tridimensional.html  



Diz-se daquilo que comporta três dimensões, isto é, comprimento, largura e altura. A ARTE DE EDUCAR – Cartilha de Arte e Educação para Professores do Ensino Fundamental e Médio, Antonio Bellini Editora & Cultura, São Paulo: 2003.
 Proponha a construção de uma cidade construída com massinha, através da técnica da modelagem sobre o suporte do papel cartão dividido em oito partes;

 







Composição plástica com massa de modelar sobre papel cartão
Enfoque Paisagem urbana
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis



Aula 2
 Retome a modelagem da aula anterior pedindo que concluam a proposta;
 Solicite o registro em forma de desenho de observação do objeto construído (cidade de massa) em caneta preta ponta porosa e lápis de cor sobre papel canson A4;
 Disponibilize cola cascorez (ou outra cola plástica que ao secar possibilite transparência – colas de qualidade inferior podem esbranquiçar o trabalho tornando-o opaco) e pincel para que os alunos apliquem uma camada generosa sobre os elementos modelados visando proteção e reforço ao suporte - impermeabilização;
Coloque os trabalhos para secar em local seguro.






Processo de impermeabilização com cola Cascorez
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis



Aula 3
Convide os alunos para exporem suas produções através da montagem de uma instalação no contexto escolar;








Apreciação estética da obra Paisagem, Tarsila, 1925 em composição plástica com massa de modelar sobre papel cartão.
Instalação – Maquete CIDADE MASSA / Alunos 5º Ano ESEBA-UFU/2009 – Biblioteca Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis








Apreciação estética da obra Paisagem, Tarsila, 1925 em composição plástica com massa de modelar sobre papel cartão Instalação – Maquete: Visão Panorâmica da cidade / Alunos 5º Ano ESEBA-UFU/2010 – rampas de acesso escolar. Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
 Após a montagem da instalação, socialize com os alunos as produções com ênfase na apreciação estética:
O que vocês percebem no conjunto destas produções?
Vamos rememorar os passos desta proposta?
Como vocês usaram o espaço disponibilizado como suporte? Souberam aproveitar a sua dimensão?
Que nome você daria ao seu trabalho? (Pergunte individualmente)
Que nome vocês dariam ao conjunto desta exposição?
Retome a imagem da obra Paisagem, de Tarsila:
É possível o diálogo da produção poética de vocês com a imagem da obra apresentada como referencial teórico plástico?
Em que sentido? Há semelhanças? Desdobramentos?
Que sensações as produções poéticas de vocês nos permitem sentir nesta exposição?



Recursos Complementares
COMPOSIÇÃO – arranjo ou disposição de todos os elementos de um quadro, a fim de criar um todo agradável ou satisfatório. (LAMBERT, Rosemary.
 A arte no século XX: introdução à história da arte da Universidade de Cambridge. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar Editores,1984, p.86)
FRUIÇÃO – gozo, posse, usufruto. (BUENO, Francisco da Silveira. Dicionário escola da língua portuguesa. Rio de Janeiro: MEC-FAE, 11 ed., 1994, p. 511)



Avaliação
A avaliação se dará com a observação sistemática do processo ensino-aprendizagem, com assistência individualizada, diálogos, feedback e autoavaliação.
Como referencial para análise verificar nas respostas dos alunos, o domínio dos conteúdos trabalhados com enfoque na visão panorâmica da cidade - recorte na paisagem urbana de Tarsila do Amaral, bem como as contribuições pessoais na montagem da Instalação das maquetes no contexto escolar.





ESCULPINDO O MEU CORPO



O que o aluno poderá aprender com esta aula
Através destas aulas, os alunos Educação Infantil (2 a 4 anos de idade) , poderão:
• Manipular a massinha, explorando suas características e possibilidades de manuseio;
• Utilizar a massinha para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação;
• Observar e criar a imagem do próprio corpo com a massinha.



Duração das atividades
2 módulos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O professor já deverá ter trabalhado,com o grupo de alunos, conforme aulas anteriores, as características físicas externas do corpo humano (as suas partes, a quantidade de membros, etc).
Estratégias e recursos da aula
Já tendo trabalhado com os seus alunos as características físicas (as suas diferenças e semelhanças) do corpo humano, partindo do corpo da própria criança, bem como sua representação gráfica (desenho), o professor através da modelagem de massinha sugere a construção de uma escultura do corpo.

1º MOMENTO – Reunidos em uma roda o professor trará uma proposta de fabricar com as crianças a massinha de modelar caseira, para isso ele trará a receita da massinha, escrita em uma cartolina e os ingredientes e apresentará executando a receita.



Aula instrucional
MASSINHA DE MODELAR
INGREDIENTES:
Um copo de sal
A mesma medida de água
Farinha de trigo até que a massa solte da mão
MODO DE PREPARO:
Em uma bacia despeje o sal e água, depois vá acrescentando a farinha de trigo aos poucos até que a massa solte das mãos

2º MOMENTO – Depois desse momento professor pergunta para as crianças se é possível fazer uma representação de um corpo com a massinha. De acordo com o que as crianças vão sugerindo o professor poderá montar coletivamente uma representação de um corpo com as crianças.

3º MOMENTO – Após esse momento cada criança recebe um pedaço de massinha e esculpe um corpo sob a orientação do professor.
Depois de todas as esculturas prontas o professor coloca as peças em uma assadeira e leva ao forno até que as mesmas estejam durinhas.

SUGESTÃO
Depois de prontas cada criança pinta uma bandejinha de isopor e cola a sua escultura na bandejinha.
Dica: O professor poderá realizar uma exposição com as peças.



Avaliação
O professor deverá observar ao final desta aula se o seu aluno consegue:
■Manipular a massinha explorando as sua diversas formas de manuseio;
■reproduzir através da massinha, as partes do corpo;
■nomear sua representação.



 
MÃO NA MASSA 
UM RECURSO PLÁSTICO ARTESANAL PARA MODELAGEM



 
Como trabalhar com massinha de modelar
Objetivos
Dicas
Sugestões
Blog Amiga da educação
Confiram aqui
 
 



Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios