BlogBlogs.Com.Br

n

Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) blogueira (o),
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto,será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes , experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos .
Se você leu ,experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog ,ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente,assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo,por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog,não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu ,que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem- vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009
Image Hosted by ImageShack.us

VejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil

LINGUAGEM FOI SELECIONADO EM JANEIRO/2011.
OBRIGADA!

CATIVA-ME

Glitter Photos

Daisypath Anniversary tickers

Daisypath Anniversary tickers

Linguagem social...

Glitter Photos

quarta-feira, agosto 29, 2012

Literatura>Alfabeto dos pingos> Mary França>Alfabetização>29/08/12

livro pingos

- A história aborda de forma lúdica as letras do alfabeto possibilitando que os alunos familiarizem-se com esse conteúdo.
Na história os Pingos fazem um divertido passeio pelo alfabeto apresentando cada letra.
Ela demonstra o quanto pode ser prazeroso a inserção no mundo da leitura e escrita.

Como explorar o alfabeto
em sala de aula a partir
de atividades significativas?

O que o aluno poderá aprender com esta aula
·Compreender a relação grafema-fonema;
·Realizar hipóteses de escrita;
·Explorar história literária;
·Conhecer diferentes tipos de grafias das letras do alfabeto;
·Trabalhar com jogos online que explorem as letras do alfabeto;
·Compreender a função social da escrita;
·Construir gráficos;
·Resolver situações-problema que envolvam adição e contagem;
·Organizar e interagir com colegas em grupo
Vejam tudo aqui


Obra de Mary França: O alfabeto dos pingos
Blog Ideia Criativa
Atividades variadas


As letras do alfabeto!
Planejamento para disciplina de Língua Portuguesa – 2º Ano do Ensino Fundamental I.
Disciplina: Português
Conteúdo: Reconhecimento do alfabeto
Ano de ensino: 2º ano
Tema: As letras do alfabeto!
Objetivo:
Explorar o alfabeto.
Material:
Folha, alfabetário, lápis e borracha.
Conhecimento prévio:
Para a realização dessa atividade, é necessário que os (as) alunos (as) saibam o que é o ALFABETO, o som da pronúncia das letras e o reconheçam como essencial para a composição das palavras e comunicação entre os seres humanos.
Atividade motivacional:
Converse com os alunos a respeito do alfabeto (o que é, quais são as letras, quais os sons, a importância para a leitura e escrita das palavras e a utilização enquanto meio de comunicação). Assim, você poderá verificar o conhecimento prévio da sua turma, no geral.
Encaminhamento metodológico:
Durante a conversa, organize a turma em círculo, no chão, e converse com eles sobre a construção do alfabeto, seu significado e proponha uma atividade em que possam se expressar de forma que percebam a utilização das letras em todas as palavras ditas. Nesse momento, cada criança pode voltar ao seu lugar.
Entregue uma folha sulfite para colarem no caderno com as seguintes questões:
- Escreva seu nome:
- Nome dos seus pais:
- O nome do seu professor:
- O nome da sua escola:
- O nome de um amigo:
Acompanhe nas mesas o desenvolvimento de cada criança e depois que todos terminarem a atividade, realize uma exposição oral em que cada criança irá ler o que escreveu.
Se desejar, podem-se trabalhar as vogais e as consoantes.
Para isso, conte de forma lúdica a história do alfabeto, do livro “Alfabeto dos Pingos” e/ou uma história da sua própria imaginação.
Construam um livro, sobre a história, uma maquete, confeccionem um castelo, as fadas, etc. Segue sugestão:
Autores: ELIARDO FRANÇA, MARY FRANÇA da Editora Ática.
Ou uma história criada por você, professor:
HISTÓRIA: A MAGIA DO ALFABETO
NO CASTELO ENCANTADO DA FADA ROSA MORAVAM TODAS AS LETRAS DO ALFABETO. VIVIAM FELIZES E BRINCAVAM MUITO.
UM BELO DIA, A FADA AZUL DO CASTELO DOS NÚMEROS CONVIDOU AS LETRAS PARA UMA FESTA, MAS A FADA ROSA NÃO DEIXOU ELAS IREM PORQUE IRIA CHOVER.
ALGUMAS SAÍRAM ESCONDIDAS E FORAM À FESTA, E OUTRAS FICARAM (AS VOGAIS). QUANDO VOLTAVAM PARA O CASTELO, CAIU UMA TEMPESTADE COM RAIOS E TROVÕES. UM RAIO ACERTOU A LETRA H E ELA FICOU MUDA, AS OUTRAS LETRAS FICARAM MUITO ASSUSTADAS E COM MEDO.
AO CHEGAREM NO CASTELO, LEVARAM UMA BRONCA DA FADA ROSA QUE LHES DEU UM CASTIGO: NUNCA MAIS TERIAM SOM PRÓPRIO, SEMPRE TERIAM QUE TER UMA VOGAL ACOMPANHANDO-AS. E ASSIM FOI QUE SURGIRAM AS VOGAIS E AS CONSOANTES.


Avaliação:
A avaliação será realizada por meio da atividade proposta neste plano e colada no caderno, quando os cadernos forem corrigidos.
Criado por Ana Paula Lohn e Fernanda França. Janeiro/2010



Projeto: Os pingos
JUSTIFICATIVA:
Neste ano, o processo inicial de alfabetização está voltado a uma proposta mais envolvente de aprendizagem, onde todos os elementos desta ação, ou seja, alunos e professores estejam entrelaçados em torno de uma experiência mais enriquecedora e produtiva.
A escolha da turma dos PINGOS deve-se a alguns pontos:
1) São personagens que carregam uma emoção e afetividade muito grande, o que envolve muito as crianças de hoje;
2) Sua coleção envolve livros de áreas do conhecimento na qual queremos focar: português, matemática e formação humana;
3) A biblioteca da Secretaria de Educação disponibiliza um acervo grandioso de livros da coleção aos alunos para enriquecer atividades desenvolvidas em sala de aula;
4) Os temas abordados nos livros fazem parte do contexto no qual as crianças estão inseridas.
QUEM SÃO OS PINGOS?
Os Pingos são uma turminha criados com carinho por dois artistas (Mary e Eliardo França), que querem ajudar às crianças a abrir a imaginação e dar vida a emoções. Cada Pingo é uma emoção! Cada um deles, com sua cor e seu jeito especial de ser, vive dentro de nós.
Eles moram num lugar de magia e fantasia.
No mundo deles, o amor e a compreensão estão sempre presentes.
Eles moram num lugar de magia e fantasia.
No mundo deles, o amor, a compreensão e a solidariedade estão sempre presentes.
Eles vão encher de alegria sua vida!
OBJETIVOS:
Os alunos deverão
_ identificar os personagens, seus nomes e sua “essência”;
_ refletir sobre virtudes como amor, amizade, responsabilidade;
_ iniciar o processo de alfabetização compreendendo letras, sílabas e frases trabalhadas;
_ perceber conceitos matemáticos e números.
DESENVOLVIMENTO:
1 – Incentivação:
 Colar cartazes com frases de anunciação da chegada da turma na escola e colocar pedaços do corpo dos pingos para eles irem tentando adivinhar quem são.
 No dia da apresentação da turma, montar um mini-palco e, utilizando um fantoche de vareta, conversar com as crianças sobre ele, etc.
 Levar os pingos feitos a partir de bolas de soprar.
 Confeccionar pingos de pom-pom de lã de presente para as crianças.
2 – Trabalho com os personagens:
Apresentar cada personagem, um de cada vez, para que as crianças consigam memorizar seus nomes e características:
 Mostrar o personagem em bola de soprar;
 Comentar sua cor e suas características;
 Registrar;
 Feitura de fantoche ou dedoche;
 Realizar trabalho artístico com os personagens: giz de cera, colagens, pintura a dedo, pintura livre; etc.
3 – Alfabeto dos pingos:
Utilizando o livro “alfabeto dos pingos” e fichas ir apresentando as letras, realizando registros no caderno e montando um livrinho.
4 – Numerais:
Trabalhar os numerais utilizando o livro “os pingos e os números” e complementando com fichas e livro
5 – Virtudes:
Uma vez na semana realizar o momento de reflexão junto às crianças expondo sentimentos que os pingos abordam. Na finalização da aula entregar bilhetinho com desenho de pingo + frase-resumo.
- amizade;
- responsabilidade;
- paz;
- respeito;
- união;
- trabalho;
- cooperação;
- compreensão;
- paciência.
6 – Trabalho com alfabetização:
Utilizar um livro por vez, escolhendo palavras-chave para o trabalho com as sílabas.
• Nem aqui, nem ali!,
• Você sabe guardar segredo?,
• Atchim!,
• Que mistério!,
• O aniversário,
• Tesoura não é cenoura,
• A volta ao mundo,
• Que barulho é este?,
• Que bicho será?,
• Buá...buá...
• O que será?
Projeto elaborado pela Professora Priscila Mara Silva  
 http://prismara2009.blogspot.com.br/

Download Alfabeto dos pingos:

http://dicasmil.com.br/alfabeto-dos-pingos-educacao-infantil.html

Os pingos
Os pingos e as cores
Livro aqui
Os pingos e a chuva
Os pingos e as sementes




Link para essa postagem


Um comentário:

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.

Blog Widget by LinkWithin

Mais sugestões...

2leep.com
 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios