BlogBlogs.Com.Br

n

Glitter Photos
Glitter Photos

Agradecendo aos céus...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
OBRIGADA!
VOLTEM SEMPRE!

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) blogueira (o),
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto,será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes , experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos .
Se você leu ,experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog ,ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente,assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo,por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog,não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu ,que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem- vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

VejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil

LINGUAGEM FOI SELECIONADO EM JANEIRO/2011.
OBRIGADA!

CATIVA-ME

Glitter Photos

Daisypath Anniversary tickers

Daisypath Anniversary tickers

Linguagem social...

Glitter Photos

quarta-feira, setembro 26, 2012

História em quadrinhos>Turma da Mônica>Aulas sugestivas>26/09/12

HISTÓRIA EM QUADRINHOS

O que o aluno poderá aprender com esta aula
Esta aula tem a finalidade de despertar o interesse dos alunos para a leitura,desenvolver o potencial criativo, trabalho em grupo,socialização,criação de diferentes tipos de texto.
O aluno aprende e se diverte ao mesmo tempo, a partir do momento em que que a criança se relacione bem com as histórias em quadrinhos,pois, faz parte da realidade de todas elas.
Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O professor poderá trabalhar ONOMATOPÉIAS.
Lembrando aos alunos que em histórias em quadrinhos estes recursos são muito usados.
Estratégias e recursos da aula
1ª aula
O professor poderá pedir aos alunos que levem gibis para a sala de aula.
Tire uma aula para que eles se familiarizem com as revistas, deixe que leiam a vontade fazendo troca de revistas entre si.
2ª aula.No laboratório de informática
O professor deve chamar a atenção dos alunos para os diferentes tipos de balão: do grito,cochicho,pensamento.
Levar os alunos para o laboratório de informática.
Deixe que os alunos entre no site e viagem pelo mundo da imaginação,conhecendo e aprendendo todos os recursos necessários para produzirem HQ.
3ª aula. Na sala de aula.
Agora mãos na massa!
Vamos começar produzir nossa HQ.
 Vamos pensar em nossos personagens.
Cada aluno vai criar um HERÓI e um VILÃO,se não tiver habilidade para desenhar pode usar colagens.
Fica muito bom.
4ª aula.
Hoje nos vamos pensar no assunto de nossa HQ.
Podemos fazer um rascunho no caderno para aflorar nossa imaginação .
Minha H.Q vai falar sobre o quê?
-amor
-ação
-futebol
-amizade
-plano para acabar com o inimigo
-escola
-animais.
Os alunos podem pensar em outras opç ões.
5ª aula.
Usando papel,tesoura,cola,lápis de cor,lápis preto, recortes,régua e imaginação podemos criar boas HQ.
Se precisar,leve os alunos para a sala de informática entre novamente no site recomendado e tire quaisquer dúvidas que possam surgir.
6ª aula.
Agora é hora de mostrar as obras de arte de seus alunos.
Organize com a coordenadora um momento para fazer a MOSTRA dos gibis,chamando os alunos para visitarem a sala onde as produçoẽs estarão expostas.
Recursos Complementares
DICA E SUGESTÃO:
Trabalhar em parceria com o professor de Artes,Inglês,Espanhol.
As revistas poderão ser criadas em outros idiomas.È ótimo para desenvolver o vocabuĺario de Inglês e Espanhol.
Avaliação
Os alunos poderão ser avaliados quanto ao interesse e envolvimento com o trabalho no decorrer do mesmo,criatividade,liderança,trabalho em equipe e apresentação


A PRESENÇA DO FOLCLORE
NAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS:
leitura e escrita



O que o aluno poderá aprender com esta aula
OBJETIVOS
Oportunizar ao aluno:
* Criar o gosto pela leitura e pela escrita.
* Ampliar seu repertório linguístico-discursivo.
* Tornar-se um leitor e escritor proficiente.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos (aproximadamente)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estar inserido no processo de letramento.
Estratégias e recursos da aula
JUSTIFICATIVA
As histórias em quadrinhos constituem um gênero textual especialmente atraente para os alunos e que envolve, sem sombra de dúvida, o maior número de leitores.
O texto literário é resumido ou ausente, mas a compreensão é facilitada porque se apóia nos desenhos.
A produção de textos a partir das histórias em quadrinhos, por esses motivos, flui com naturalidade, a interlocução propicia a produção de novos sentidos, a criação é estimulada, a coerência é garantida pela seqüência de gravuras e o interesse dos alunos é sustentado pelas ilustrações coloridas.
Somando-se aos fatores apresentados, a variedade de gêneros textuais oferecidos aos alunos dinamizam as aulas, atendem às diferentes preferências e flexibilizam as estruturas linguísticas dos aprendizes.
ATIVIDADES
1ª etapa
a) A professora iniciará uma discussão oral com os alunos, recuperando os conhecimentos anteriormente adquiridos sobre os personagens do folclore e suas lendas: Lobisomem, Mula-sem-cabeça, Iara, saci Pererê, Caipora, Boto, Cobra d’água, etc.
b) Distribuição aos alunos da seguinte história em quadrinhos:



undefined


undefined



undefined



undefined


undefined


c) Leitura silenciosa do texto.
d) Interpretação oral da história:
*Quais são os personagens?
*Qual foi o cenário onde ocorreu a história?
*Observe os quadrinhos e complete com a dúvida da Rosinha e o esclarecimento do Chico Bento:
. 3º quadrinho
. 5º quadrinho
. 8º quadrinho
. 13º quadrinho
*Qual foi o desfecho da história?
f) *No texto aparecem várias onomatopéias. (Recordar com os alunos esse conceito já estudado):
“Onomatopéias são palavras que representam sons”.
*Quais são as onomatopéias que aparecem no texto? O que elas representam?
- AUUUUU : uivo de lobo
- RIIIINNCHH: relinchado
- PLOSH... PLOSH...: barulho de natação
- TUM... TUM...: pulos
- TEC... TEC...: tremedeira
2ª etapa
PRODUÇÃO ESCRITA 1
A professora estimulará seus alunos a produzirem a história escrita para a história em quadrinhos.
Ela será feita primeiramente no rascunho, aproveitando-se folhas usadas.
Depois de corrigida, será passada a limpo e ilustrada.
As histórias poderão ser afixadas no mural da sala, para a apreciação de todos.
PRODUÇÃO ESCRITA 2
a) Distribuição aos alunos da seguinte gravura:



undefined


b) Leitura oral coletiva da gravura.
c) Produção escrita da história que poderá acontecer em duplas ou de acordo com outra estratégia de interesse da professora.
d) Leitura oral das histórias produzidas para toda a turma.


undefined





AVALIAÇÃO
Durante a realização de todas as atividades, a professora auxiliará seus alunos e observará se:
• Perceberam a presença dos personagens folclóricos na história em quadrinhos;
• Descobriram os conflitos da personagem Rosinha e as soluções apresentadas pelo personagem Chico Bento;
• Criaram seus textos escritos com prazer e desenvoltura;
• Estão apresentando um bom nível de leitura e escrita, considerando seu nível de aprendizagem.
   
Como as histórias em quadrinhos podem contribuir
para uma aprendizagem lúdica e significativa?


- Identificar a linguagem e a estrutura das histórias em quadrinhos.
- Criar e/ou (re)criar uma história em quadrinhos utilizando os recursos de linguagem desta modalidade.
- Localizar as diferenças dialetais da linguagem padrão ou da norma padrão.
- Enriquecer seu vocabulário por meio da linguagem oral e escrita.
- Conhecer e explorar novos recursos para a criação de uma história em quadrinho;
- Realizar práticas de leitura e escrita contextualizadas;
- Trabalhar a estrutura textual (inicio, meio e fim).



Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.

Blog Widget by LinkWithin

Mais sugestões...

2leep.com
 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios