BlogBlogs.Com.Br

n

Glitter Photos
Glitter Photos

Agradecendo aos céus...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
OBRIGADA!
VOLTEM SEMPRE!

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) blogueira (o),
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto,será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes , experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos .
Se você leu ,experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog ,ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente,assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo,por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog,não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu ,que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem- vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

VejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil

LINGUAGEM FOI SELECIONADO EM JANEIRO/2011.
OBRIGADA!

CATIVA-ME

Glitter Photos

Daisypath Anniversary tickers

Daisypath Anniversary tickers

Linguagem social...

Glitter Photos

sábado, novembro 10, 2012

Um amor de confusão>Estímulos científicos,literários e matemáticos>10/11/12


Um Amor de Confusão
(Dulce Rangel)

Dona Galinha bota um ovo e, passeando, encontra mais dois ovos.
Os três ovos, diferentes, vão para o mesmo ninho. E, cada vez que sai a passeio, Dona Galinha encontra outros ovos, que aos primeiros vão se juntar.
No dia em que os ovos se abrem, é uma surpresa: nasce ganso, pato, tartaruga, jacaré, que confusão.
Muito adequado para o leitor iniciante, pelas palavras e estruturas frasais que se repetem quase como num jogo de encadear, o livro traz uma historieta simples, mas que encerra uma surpresa e gera possibilidades de investigações sobre diversos temas, desde a questão matemática até pesquisas sobre animais e reflexões sobre o meio ambiente.
A história....
Dona Galinha um ovo botou. Mas, quando foi passear, outros dois ovos no caminho ela encontrou.
Um ovo mais dois ovos com três ovos ela ficou. Dona Galinha os três ovos em seu ninho colocou. Mas, quando foi passear, outros dois ovos no caminho ela encontrou.
Três ovos mais dois ovos com cinco ovos ficou. Dona Galinha os cinco ovos em seu ninho colocou. Mas, quando foi passear, mais três ovinhos no caminho ela encontrou.
Cinco ovos mais três ovos com oito ovos ela ficou. Dona Galinha os oito ovos em seu ninho arrumou. Mas, quando foi passear, mais um ovo ela achou.
Oito ovos mais um ovo com nove ovos ela ficou. Dona Galinha os nove ovos em seu ninho ajeitou. Mas quando foi passear um ovo enorme ela encontrou.
Nove ovos mais um ovo com dez ovos ela acabou.
E, com paciência e carinho os dez ovos ela chocou.
Mas, que surpresa não foi o dia em que os ovos se abriram. Vocês nem podem imaginar os bichos que da casca saíram.
Nasceu ganso, pato, marreco e tartaruga. Apareceu codorna, pintinho e até um jacaré.
Agora eu só quero ver a confusão que vai ser na hora que essa turma sair pra comer. Có!???
Atividades
1.Quantos ovos Dona Galinha colocou?
2.Quantos ovinhos no total mamãe galinha encontrou?­
3.Que animais nasceram fora os seus pintinhos?
4.Dos animais que nasceram, quais:
Voam?
Nadam?
Comem carne?
Tem casca ?
Tem pés?
Põe ovos?
5.O que você achou da atitude da Dona Galinha que chocou todos os ovinhos mesmo que não fossem os seus?
6.Por que você acha que os ovos foram abandonados?
7.Será que o jacaré comerá sua mãe adotiva e seus irmão de criação?Justifique sua resposta



Livro - Amor De Confusão, Um

Livro:

Vejam neste link um lindo mural cultural


LITERATURA NA ALFABETIZAÇÃO:
APRENDENDO O CONCEITO DE DEZENA COM CRIATIVIDADE
■Fazer inferências a partir de dados da história;
■Relacionar o conceito de dezena com a quantidade;
■Subtrair e adicionar a partir dos dados obtidos;
■Elaborar coletivamente uma história tendo como referência a história contada.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – 3 atividades de 60 minutos cada uma
 Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Professor, é necessário que o aluno esteja inserido no processo de alfabetização, reconheça palavras e seja capaz de expor seu pensamento.
Estratégias e recursos da aula
Professor, vamos utilizar o livro “Um Amor de Confusão” de Dulce Rangel, Editora Moderna, como pretexto, pois a trama desenvolvida pela autora permite abordarmos conteúdos das diferentes áreas do conhecimento, tais como: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências e Ética, enquanto tema transversal, pois ao chocar ovos de diferentes animais ela ressalta a importância do “respeito às diferenças”, além de outros valores agregados.
Também nos possibilita explorar os recursos linguísticos necessários para ampliar a competência leitora e escritora do aluno.
1ª atividade- aproximadamente 60 minutos.
TRABALHANDO A ANTECIPAÇÃO OU PREDIÇÃO
-Professor, organize os alunos em uma roda, todos assentados no chão para que possam acompanhar a leitura do livro.
Resgate os conhecimentos prévios que os alunos têm, inicie questionando-os sobre os animais ovíparos, ou seja, que põem ovos.
 Diga-lhes que a história que vão ler fala sobre ovos.
Pergunte-os: quais serão os personagens?
-Deixe que levantem suas hipóteses e liste na lousa os animais que eles falarem.
 Discuta sobre as diferenças entre estes animais.
-Mostre a capa do livro e explore os elementos dela
. Questione-os sobre o nome do livro, quem o escreveu e o nome da editora.
-Explore a ilustração da capa conduzindo-os a anteciparem a história de acordo com a ilustração. Questione: o que a galinha está segurando?
Os ovos são todos iguais?
Veja se eles relacionam o nome da história com o fato da galinha ter ovos diferentes, pois isto significa que são de outros animais.
À medida que for lendo faça perguntas para que eles levantem hipóteses sobre o que vai acontecer.
TRABALHANDO COM INFERÊNCIA
-Professor, trabalhar com a inferência promove o desenvolvimento de competências fundamentais para a leitura, possibilita que o aluno perceba o que não está dito explicitamente no texto, mas está pressuposto ou insinuado e deve ser inferido para que a compreensão se efetive.
Por isso, é importante chamar a atenção para pistas que o autor deixa no texto, como por exemplo: a autora aponta que a galinha vai recolhendo ovos diferentes e levando para o ninho, assim o aluno poderá deduzir que vão nascer diferentes animais, pois os ovos não são da galinha, mas sim de outros animais.
Professor, depois de ler e explorar a história faça o registro.
 Se a sua turma é de 1º ano do Ensino Fundamental e os alunos ainda não escrevem de forma autônoma, trabalhe com o registro coletivo, o qual pressupõe a participação dos alunos elaborando oralmente a história ou solicite que ilustrem a história.
 Veja uma sugestão



2ª atividade- aproximadamente 60 minutos.
CONSTRUINDO O NINHO: TRABALHANDO O CONCEITO DE DEZENAS
Professor, aproveite a história e trabalhe o conceito de dezenas, de adição e de subtração, com certeza a aprendizagem será facilitada, pois estamos partindo de um contexto significativo.
Vamos precisar de alguns materiais:
-Pratinhos descartáveis, um para cada aluno;
-Papel crepom;
-Ovinhos de amendoim coloridos.
Organize os alunos em grupos e distribua os pratinhos e o papel crepom. Solicite que façam o ninho da galinha.
Coloque em cada grupo, uma vasilha com uma dezena de ovinhos de amendoim para cada aluno.
Resgate a história e diga-lhes que à medida que for recontando a história eles deverão pegar os ovinhos e colocá-los dentro do ninho, após colocarem os dez ovinhos você introduz o conceito de dezena, para isso questione-os:
-Quantos ovinhos vocês colocaram dentro do ninho?
Então nós temos UMA DEZENA DE OVINHOS, isto quer dizer que uma dezena é igual a?
A partir deste momento você deverá sempre que possível se referir a dezena para denominar o conjunto de dez unidades.
Explore também as ideias de adição e de subtração contidas na história.
 Você poderá também solicitar que representem simbolicamente as operações, pois há passagens na história que podem ser expressas em uma sentença aritmética.
Por exemplo, na página 8 a autora fala: “um ovo mais dois ovos, com três ovos ela ficou”.
A sentença poderia ser representada assim: 1 + 2 = 3 ou
1 +2 = 3
Veja a atividade desenvolvida pelas professoras do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da UFU após este trabalho:
1º ANO “_____”
NOME: _______________________________________ DATA: ____/____/_____
CONTAÇÃO DE HISTÓRIA QUE LEGAL!
APRENDEMOS MUITAS COISAS COM A HISTÓRIA: UM AMOR DE CONFUSÃO DA AUTORA DULCE RANGEL.
AGORA, VAMOS REPRESENTAR OS OVOS DA DONA GALINHA, DE ACORDO COM A SEQUÊNCIA DA HISTÓRIA.
DONA GALINHA BOTOU _______ OVO.
MAS, QUANDO FOI PASSEAR OUTROS _________ OVOS NO CAMINHO ELA ENCONTROU. ENTÃO COM QUANTOS OVOS ELA FICOU?
DONA GALINHA OS _______ OVOS EM SEU NINHO COLOCOU. MAS, QUANDO FOI PASSEAR, OUTROS _____ OVOS NO CAMINHO ELA ENCONTROU. E AGORA COM QUANTOS OVOS ELA FICOU?
DONA GALINHA OS _____ OVOS EM SEU NINHO COLOCOU. MAS, QUANDO FOI PASSEAR, MAIS _____OVINHOS ELA ENCONTROU. E AGORA, QUANTOS OVOS ELA TEM?
DONA GALINHA OS ________ OVOS EM SEU NINHO ARRUMOU. MAS, QUANDO FOI PASSEAR, MAIS ______ OVO ELA ACHOU. ATÉ AGORA QUANTOS ELA TEM EM SEU NINHO?
DONA GALINHA OS ______ OVOS EM SEU NINHO AJEITOU. MAS, QUANDO FOI PASSEAR, UM OVO ENORME ELA ENCONTROU. COM QUANTOS OVOS ELA ACABOU FICANDO?
E COM PACIÊNCIA E CARINHO, OS ______ OVOS DIFERENTES DONA GALINHA CHOCOU.
APRENDEMOS TAMBÉM QUE UMA DEZENA É IGUAL A _________ DESENHE TODOS OS OVOS DA DONA GALINHA EM SEU NINHO.
MAS QUE SURPRESA NÃO FOI NO DIA EM QUE OS OVOS SE ABRIRAM. VOCÊS PODEM IMAGINAR OS BICHOS QUE DAS CASCAS SAÍRAM. NASCEU GANSO, PATO, MARRECO E TARTARUGA, PERDIZ, PINTINHO E ATÉ JACARÉ.
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
PRODUZINDO TEXTO: TRABALHANDO OS VALORES HUMANOS
Professor, a intertextualidade é um recurso muito importante na produção de texto, quanto maior é o número de relações que o leitor estabelece entre o que está lendo e o que já leu, ouviu, conversou, assistiu, sobre o mesmo tema, mais efetivo é o diálogo que ele estabelece com o texto, por isso retome a história, verifique se todos entenderam a trama.
Questione-os sobre o título do livro:
-Qual foi a confusão que aconteceu na história?
-Por que “Um Amor de Confusã
o? Espera-se que eles apontem que é devido ao amor que a galinha demonstrou pelos ovos, ou outras manifestações afetivas.
Discuta sobre as características da galinha, algumas estão explícitas tais como: carinhosa, paciente.
Mas, ela possui outras que os alunos podem deduzir, para isso, questione-os sobre as qualidades de quem, cuida e ou acolhe quem está abandonado. (Solidária, Generosa, Bondosa).
Se imaginarmos que esta galinha seja uma pessoa, o que poderiam ser os ovinhos abandonados? Seriam crianças abandonadas?
O que ela fez foi importante? Por quê?
O fato de ela acolher ovos diferentes mostra que ela ama a todos mesmo sendo diferentes.
Aproveite a sensibilização e discuta sobre: a solidariedade, a importância de ajudarmos ao próximo e de respeitarmos as diferenças.
-Traga a discussão para as questões da sala de aula fazendo analogias sobre o relacionamento entre os colegas.
-Depois de explorar estas possibilidades proponha que criem outra história continuando a partir de onde ela parou, ressaltando o que ela fez de bom.
-Se a sua turma for de 1º ano, faça uma produção de texto coletiva e depois reproduza para que os alunos colem no caderno e façam uma ilustração ou deixe que façam uma tentativa de escrita e depois faça a reescrita para que eles confrontem suas hipóteses.
 Mas, para as turmas de 2º e 3º anos do Ensino Fundamental você poderá fazer as adequações e propor a produção individual, pois os alunos destas turmas já conseguem elaborar textos com coesão e coerência.
Com certeza vão produzir uma bela história!
Recursos Complementares
Professor, neste sítio você encontra de forma clara um texto que aborda as capacidades de leitura que devem ser trabalhadas para que nosso aluno seja um verdadeiro leitor. http://sites.google.com/site/kattyrasga07/capacidadesdeleitura  
Avaliação
Professor, tendo em vista que esta proposta trabalha com diferentes áreas do conhecimento é fundamental que você verifique se os objetivos elencados foram atingidos.
Observe se os alunos foram capazes de fazer inferências a partir de dados da história; de relacionar o conceito de dezena com a quantidade de ovinhos colocados no ninho; de subtrair e adicionar a partir dos dados obtidos na história; de elaborar coletivamente uma história tendo como referência a história contada.
Para isso, utilize o caderno de relatório ou seu caderno de plano de aula para registrar os avanços e as dificuldades encontradas por eles ao logo do trabalho.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28321

COLOCANDO AS IDÉIAS EM AÇÃO:
UMA SUGESTÃO DE ROTEIRO DE
ATIVIDADES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
• Tema: Animais
• Conteúdos: Animais Ovíparos, Vivíparos e Ovovíparos; Classificação dos Vertebrados e
Alimentação dos Animais.
1.OBJETIVO:
Desenvolver através de atividades que despertam a curiosidade e a pesquisa, conceitos básicos de Ciências a fim de construir um aprendizado significativo.
2.OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Diferenciar Animais Ovíparos, Vivíparos e Ovovíparos;
Compreender e reconhecer a classificação dos Vertebrados;
Descobrir através da pesquisa como os animais se alimentam.
3.ATIVIDADE DESAFIADORA:
Apresentação da história Um Amor de Confusão, de Dulce Rangel, através de uma televisão manual (alunos em círculo).
1º momento: Questionamentos:
Quais os animais que aparecem na história? Ganso, pato, marreco, codorna, perdiz, pintinho, tartaruga, jacaré.
Como eles se desenvolvem? Dentro do quê?
2º momento: Diferenciar Ovíparos e Vivíparos.
Levar um ovo quebrá-lo para mostrar aos alunos:
1. Pegue o ovo com as mãos e sinta se ele é duro ou macio.
2. Qual é a sua cor por fora?
3. Agora, com cuidado, bata-o devagarinho no prato. Ele se quebrou facilmente?
4. Agora quebre com cuidado a casca do ovo.
5. Como ele é por dentro?
6. Como se chama a parte amarela do ovo?
7. Como se chama a parte transparente que envolve a parte amarela?
8. Anote todas as suas observações no caderno. Faça um desenho do ovo como ele é por dentro.
A partir daí seguir com as explicações acerca dos questionamentos que forem surgindo.
Agora vamos observar as etapas do desenvolvimento de um filhote dentro do ovo. (Passar as ilustrações para que os alunos observem).
Explicar que estes animais que se desenvolvem dentro do ovo, fora do corpo da mãe, são chamados Ovíparos.
Há ovos que têm casca (galinha, pomba) e ovos sem casca (sapo, peixes, rã).
Nos ovos com casca, os filhotes bicam a casca para sair.
A galinha bota os ovos e choca-os com o calor do seu próprio corpo, durante 21 dias, até os pintinhos nascerem.
A tartaruga enterra os ovos na areia. O calor da areia choca os ovos.
Certas espécies como algumas cobras são Ovovíparas, pois o ovo “explode” quando o filhote está pronto para nascer.
Os homens, os cachorros, os bois, as baleias e os morcegos são exemplos de animais Vivíparos. Eles se desenvolvem dentro da barriga da mãe e mamam o leite da mãe – são chamados de mamíferos.
3º momento: Dominó de Animais / Classificação dos Vertebrados.
Antes disso, através de aula expositiva, com cartazes apresentar e explicar as características dos subgrupos.
Os alunos divididos em cinco grupos, cada grupo irá confeccionar um dominó, com figuras e características dos subgrupos. Após irão jogar.
4º momento: Pesquisa sobre alimentação das Aves, Répteis, Mamíferos, Peixes e Anfíbios.
Os alunos, divididos em cinco grupos, deverão pesquisar em revistas, jornais, enciclopédias, Internet e outros materiais que forem disponíveis como se alimentam os animais;
Cada grupo irá pesquisar sobre um dos subgrupos;
Após a pesquisa, irão desenhar ou escrever os alimentos que encontraram a respeito dos animais que pesquisaram;
Por fim, serão feitas apresentações para os colegas.
5º momento: ATIVIDADE DE INTEGRAÇÃO – visita ao Criadouro São Braz, Santa Maria.
6º momento: PARECER DESCRITIVO envolvendo todas as atividades realizadas pelas crianças durante o Roteiro de Trabalho, destacando as aprendizagens conseguidas e as dificuldades apresentadas e sanadas durante o processo de aprendizagem.
Interdisciplinaridade:
Matemática: quatro operações, usando os ovos dos animais.
Pode-se usar as cascas de ovos para contagem.
Artes: desenhos, recorte, confecção do dominó, confecção de fantoches de animais, confecção de animais com material de sucata, pintura de ovos.
Língua Portuguesa: Criação e recriação de histórias, frases. Uso do dicionário para pesquisar termos e palavras desconhecidos.
Educação Física: Caçador de Currais, Cada um na sua casa, Corrida dos animais, Imitação d animais para adivinhação.
Estudos Sociais: O papel das mães; mãe não é só aquela que traz ao mundo, mas aquela que cuida, dá afeto, carinho e aceita cada um do jeito que é (aceitação); regiões onde vivem os animais; diferentes culturas que consideram alguns animais como sagrados.







Link para essa postagem


Um comentário:

  1. As atividades são muito interessantes e de fácil aplicação. De muita ajuda. Obrigada.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.

Blog Widget by LinkWithin

Mais sugestões...

2leep.com
 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios