BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

terça-feira, setembro 17, 2013

A casa e seu dono > Estímulos literários e poéticos >Sequência didática e afins> 17/09/13


Elias José
Sequência didática
Objetivos
  • Reconhecer no texto palavras que rimam;
  • Desenvolver a consciência fonológica;
  • Comparar a grafia entre palavras que se repetem e que se assemelham;
  • Identificar as rimas nas palavras;
  • Produzir novas rimas para a proposta do contexto.
  • Ser ilustrador da própria rima confeccionando um livro adaptado à obra.
Estratégias e Recursos da Aula
  • Apresentar o texto em cartaz " A Casa e seu Dono"( Elias José);
  • Realizar com os educandos leitura segmentada;
  • Dimamizar a aula pedindo que localizem palavras no texto;
  • Apresentar fichinhas com palavras que rimam e realizar leitura coletiva;
  • Reescrever o texto trocando os desenhos por palavras;
  • Confeccionar cartaz com novas rimas para o texto em estudo.
  • Estruturar o texto fragmentado ( realizar em forma de competição).
  • Elaborar uma pescaria das palavras que rimam.
Vejam aqui:



ESSA CASA É DE CACO
QUEM MORA NELA É O MACACO.
ESSA CASA TÃO BONITA
QUEM MORA NELA É A CABRITA.
ESSA CASA DE CIMENTO
QUEM MORA NELA É O JUMENTO.
ESSA CASA É DE TELHA
QUEM MORA NELA É A ABELHA.
ESSA CASA É DE LATA
QUEM MORA NELA É A BARATA.
ESSA CASA É ELEGANTE
QUEM MORA NELA É O ELEFANTE.
E DESCOBRI DE REPENTE
QUE NÃO FALEI EM CASA DE GENTE.

JOSÉ, Elias. Caixa mágica de surpresa. São Paulo: Paulus, 1984. p.9.

1) Copie, em ordem alfabética, o nome dos animais que aparecem no poema. Represente-os com desenhos.

2) Destaque do poema as palavras que rimam:
Caco rima com .........................
bonita rima com .........................
cimento rima com .......................
telha rima com.............................
lata rima com ..............................
elegante rima com ........................
repente rima com.........................

3) Pinte as palavras que começam com a mesma letra, usando cores diferentes para cada letra ( azul, para a letra c, vermelho para letra m, verde para letra e, marrom para letra m....):

CACO             BONITA           CIMENTO             TELHA
MACACO       CABRITA        JUMENTO            ABELHA
LATA              ELEGANTE     REPENTE          BAILARINA
BARATA        ELEFANTE      GENTE            MARGARINA

4) Encontre os nomes dos animais que aparecem no poema e registre-os:

E E B A R A T A O M A C A C O J U J
W G D R T A S V Y T B D A K U H U U
J U M E N T O S S D E L E F A N T E
H I G T F C V B F D L K N H Y G F V
D H Y N J K D F S R H E V C X Z S S
F G J U C A B R I T A J R D A R C F

5) Ordene as sílabas formando palavras:
CA-MA-CO------------------------------------
TA-RA-BA-------------------------------------
FAN-LE-E-TE----------------------------------
TO-MEN-JU-------------------------------------

6) Escreva o nome de outros animais que iniciam com as letras:
A _________________________________________________
B _________________________________________________
C _________________________________________________
E _________________________________________________
J _________________________________________________
M _________________________________________________

7) Vamos completar com o nome dos animais que são citados no poema.
a) inseto indesejável---------------------------------------
b) produz o mel-----------------------------------------------
c) tem uma enorme tromba----------------------------------
d) animal de carga---------------------------------------------
e) adora comer bananas---------------------------------------
f) feminino de cabrito------------------------------------------

8) Forme 2 frases  com as palavras:

ABELHA -------------------------------------------------------------------
MACAC0 --------------------------------------------------------------------

9) Forme novas palavras, trocando a primeira letra:
   G E N T E                       L A T A
...... E N T E                    .....  A T A
...... E N T E                    ...... A T A
...... E N T E                    ......  A T A
...... E N T E                    ......  A T A

PRESENTAR O CARTAZ CONTENDO O TEXTO LACUNADO 
E, PELA RIMA.
 A ESCONDIDINHA È UMA ÓTIMA 
ALIADA PARA PROVOCAR AS APRENDIZAGENS 


Mais sequências: AQUIAQUI

Proposta de trabalho com este poema

A dica pedagógica para a Educação Infantil que apresentamos hoje, 
servirá para aprofundarmos um pouco mais a respeito do papel
 da Linguagem Escrita nessa etapa de ensino, pois, conforme 
mostra Stemmer (2010, p.v 131), comumente nos deparamos 
com professores (as) que atuam na Educação Infantil levantando 
questionamentos  relacionados ao processo de ensino-aprendizagem 
da leitura e da escrita,

Mais sugestões:  AQUI
Mais atividade
AQUI
Atividades PDF: AQUIAQUIAQUIAQUIAQUI
Aula/You tube: 2º ano: AQUI
Aula: Formação de palavras: AQUI
Alfabeto: AQUI
Tutorial: A casa e seu dono: AQUI
Moradia: AQUI
A casa do seu Damião: AQUI
Utilizando  recursos pedagógicos: 
A casa e seu dono: AQUI , AQUIAQUIAQUI   Dobradura: AQUI
5 atividades: AQUI





Link para essa postagem


5 comentários:

  1. FOI MUITO BOM VER UMA DAS MINHAS ATIVIDADES POSTADAS AQUI. APRECIO, SOBREMANEIRA, O SEU CUIDADO EM COLOCAR OS CRÉDITOS E A FORMA COMO ORGANIZA AS POSTAGENS.
    QUE O SEU RESTO DE SEMANA SEJA ABENÇOADO!
    AH, E FIQUE À VONTADE PARA COMPARTILHAR MAIS ATIVIDADES INTERESSANTES LÁ DO CANTINHO. UM ABRAÇO, EDNA.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns!!Um blog sobre educação é tudo que nós educadores precisamos...Essa troca de idéias.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, gostaria desse plano de aula, para o 2 ano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lidiana, eu fiz uma renovação neste post. Espero que encontre o que procura.

      Excluir

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios