BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

segunda-feira, julho 21, 2014

Pé de letra > A borboleta cinza > Estímulos alfabéticos> 21/07/2014

Resultado de imagem para livro pé de letra
As experiências de leitura.
Os encantos da literatura e do mundo das letras, e o afeto entre as gerações, fazem dessa narrativa um objeto de incentivo e valorização da leitura e da escrita. 
As Ilustrações coloridas e expressivas sugerem uma relação do passado e do presente, do real e do imaginário. Obra escrita e ilustrada para leitores iniciantes.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES:
•Escrever nomes de histórias conhecidas;
•Discutir sobre a relação dos pais no processo de alfabetização;

•Narrar a experiência vivida no processo de alfabetização.


Ao ler esta história pensei em recortes de letras, árvores....
Personagens nos galhos....
A história
O pai plantou uma letrinha no quarto do filho.
A
Todo dia ele regava até que apareceram as primeiras folhas.
A árvore foi crescendo e brotaram muitas letras.
O filho subia nos galhos para colher os frutos.
As letras não paravam de nascer, e a casa do menino ficou cheia de histórias.
E ele tinha lindos sonhos.
Por ali passavam as mais estranhas criaturas.
E as mais lindas também, como a Cinderela e a Bela Adormecida....
(...) Chegavam gente de todo canto....Curumim, Cobra Norato....Mágicos, malabaristas.....
Figuras de todo planeta....
(...) Assim o tempo foi passando.
O pai agora é avô, e no quarto do netinho,entre megabytes e super- heróis eletrônicos,
imagens e sons digitais, brotou uma nova letrinha... 
A
São muitas as opções literárias e histórias para estímulos afins.
Gostei desta sugestão abaixo envolvendo 
 outra obra de Mario Vale
A borboleta cinza

  Uma atividade em dupla:
João Carlos frequenta o segundo ano e Rayssa o terceiro ano regular - Cada um, dentro de seu potencial construirá seu conhecimento a partir da história comum aos dois:

            * Atividade proposta à dupla - Folhear o livrinho, observar as imagens. Rayssa ler a história,   contando ao colega João. João ouvir e observar.

            * João recontar o que entendeu. Rayssa recontar a história que leu.

            * Rayssa - Dividir a história em começo, meio e fim - A aluna narrando e a professora escrevendo. Após ler as três partes e ilustrar.

            * João - Observar a professora escrevendo o que ele relatou da história. Selecionar a cor CINZA. Pensar junto com a prof ª o que deverá desenhar embaixo.

            * Rayssa digitar o seu texto, utilizando o WORD - ( Letras aumentadas) Aprimorar a atenção, coordenação viso-motora, leitura e escrita, noções de digitação, espaço, parágrafos, pontuação, etc.

Perceber sua produção em ambiente on line.
            * João - Digitar com auxílio da profª as letras ditadas, formando a frase que produziu. Também perceber a ferramenta tecnológica que divulgará a sua fala.
Fonte:
Dramatização:
Este livro nos rendeu momentos de grandes reflexões em setembro. 
Quando planejamos o momento da história e construímos o mural achamos que seria uma história rápida e simples, para trabalharmos Primavera, formas circulares, recortes, colagens, montagens e estruturações de cenas...puro engano, foi muito mais que isso.
Vejam AQUI


Avaliação utilizando esta obra

AULA IMAGEM

- Desenvolver a criatividade e a imaginação através da interpretação e observação da imagem
- Emitir livremente sua opinião e a repeitar as opiniões diferentes das suas
- Criar um texto narrativo
- Saber as regras que esse tipo de texto dispõe
- Trabalhar o Novo Acordo Ortográfico
- O significado das palavras

Estratégias da aula:
1- Contar a história "A Borboleta Cinza" de Mário vale
NINGUÉM PRESTAVA ATENÇÃO NA BORBOLETA, PERDIDA NO MEIO DA POLUIÇÃO.
ELA NÃO TINHA GRAÇA, ERA DA COR DA FUMAÇA. AS PESSOAS SÓ OLHAVAM PARA A TELEVISÃO. 
A BORBOLETA ENTÃO FOI EMBORA PARA BEM LONGE. O LUGAR ERA CHEIO DE BICHINHOS COLORIDOS.
ELA SE ESCONDEU, COM VERGONHA DE SUA COR.CHOROU A NOITE TODA E TOMOU UM BANHO DE LÁGRIMAS.
DE MANHA BEM CEDINHO, NÃO AGUENTOU DE FRIO, FOI SE SECAR NO SOL.
QUANDO OS BICHINHOS VIRAM A BORBOLETA, GRITARAM:
- QUE LINDA!
E A BORBOLETA FELIZ VOOU, FAZENDO UM ARCO-ÍRIS NO CÉU.
2-Separar os alunos em grupos de 4 alunos e pedir para criarem um texto em cima do que a professora leu para eles a partir das imagens dadas.
3- Durante a produção do texto, a professor acompanha os grupos, fazendo intervenções se necessário ou sugestões, para avaliar como as crianças desenvolverão seus textos, como elas analisaram as imagens e como elas trabalharão em equipe, se respeitarão a opinião do outro, etc.
4- Corrigir os textos.
Recursos utilizados
Pesquisa no site Portal do Professor;
A história "A Borboleta Cinza";
E o computador para os alunos criarem a história.

Avaliação:
Observar a participação das crianças sob os seguintes aspectos:
  • Interesse
  • Coerência
  • Criatividade
  • Compreensão da estrutura textual ( título, parágrafo, pontuação)
  • Organização das ideias ( começo, meio e fim do texto)
Analisar a produção escrita, observando a ortografia, estrutura do texto, coerência da história pelo grupo, criatividade e outros aspectos.
Trouxe DAQUI




Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios