BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

segunda-feira, março 27, 2017

Douglas quer um abraço>Estímulos e ternuras>Projeto afetividade>Atividades PDF>27/03/2017

David Melling
 Esse livro conta a história de um urso que se chamava Douglas e que só queria um abraço, mas ao longo da história ele teve grandes surpresas e viveu grandes aventuras até encontrar o abraço que tanto queria.
Promover a socialização da turma;
Trabalhar os diferentes abraços com ênfase nas diferenças.
Estimular o gosto pela literatura infantil;
Trabalhar a dramatização da história através do reconto com os alunos;
Conversação sobre sentimentos relacionados a um abraço.
Por que abraçamos as pessoas?
Quando as pessoas nos abraçam?
O que sentimos quando somos abraçados?
Os abraços são todos iguais?
E você, já abraçou alguém hoje?

Um dia, o urso Douglas acordou e  sentiu que  precisava de um abraço.
 Então, resolveu  sair para  procurar alguém que pudesse fazer  isto. 
Por  querer tanto ser abraçado, ele  toma a iniciativa e sai 
 abraçando uma pedra enorme, uma árvore, um  arbusto,  
vários  animais... Depois de  testar  diversas  formas  de 
abraçar,  Douglas  começa a  reparar  nas  características 
que  identificam os melhores abraços.
 O que será que o urso Douglas descobriu sobre o abraço?

Atividades PDF: AQUI
Dança do abraço: Bandinha encantar: AQUI

Dinâmica: Abraços de urso
Livro
Atividades


AQUI
Ouvindo a história
Música

Projeto Afetividade com Romero Britto
O artista Romero Britto tem uma vasta obra, com pinturas que agradam crianças e adulto, sendo assim escolhi algumas dessas obras para montar esse projeto com foco no tema da amizade titulado “Afetividade com Romero Britto”.
Um projeto que pode ser trabalhado desde o maternal até o ensino fundamental, basta fazer as adaptações necessárias. A disciplina/habilidade principal do projeto é a artística construindo pontes com diversas outras.

Educação Infantil: Planos de trabalho para adaptação de bebês alinhados com a BNCC

Plano 1
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:  O eu o outro e o Nós
SABERES E CONHECIMENTOS: Profissionais e espaços da instituição
OBJETIVOS: (EI01EO03) Interagir com crianças da mesma faixa etária e adultos ao explorar espaços, materiais, objetos, brinquedos.
- Interagir com as professoras, funcionários e outras crianças estabelecendo vínculos afetivos;
DESENVOLVIMENTO
Acolheremos as crianças com sorrisos e abraços, os chamando pelo nome e indicando as possibilidades de brinquedos dispostos em sala.
Após momento de rotina (café da manhã e higiene) nos encaminharemos até a sala e apresentaremos a música:
"Bom dia como vai você?
Meu amigo como é bom te ver...
Palma, palma, mão com mão..
Agora um abraço do coração.."
          (Thelma Chan)

Demonstraremos como se realiza os gestos da música e incentivaremos que as crianças também os realizem.
Todos iremos nos abraçar e nos direcionaremos até as outras turmas e funcionárias da instituição para abraçar e acolher as crianças que estão sendo inseridas no CMEI.
AVALIAÇÃO: Se dará mediante a observação da interação das crianças em adaptação com o grupo que está sendo inserido.
RECURSOS: Rádio, cd, brinquedos

Música Bom dia... Como vai você? AQUI

Plano 2

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:  Escuta, fala, pensamento e imaginação
SABERES E CONHECIMENTOS: Linguagem oral
OBJETIVOS: (EI02EF04) Formular e responder perguntas sobre fatos
DESENVOLVIMENTO
Acolheremos as crianças dando muita atenção e carinho, nestes momentos de adaptação, conversando, cantando, acalentando transmitindo assim segurança.
Após momentos de rotina (higiene e café da manhã) nos organizaremos na colcha roda de conversa e apresentaremos a história: "Douglas quer um abraço" de David Melling. Em seguida, dialogaremos com o grupo à respeito das regras de convivência e do repeito ao grupo e colegas reforçando assim vínculos afetivos e evitando conflitos na disputa de brinquedos, por exemplo. Também conversaremos com as crianças sobre respeitar a vontade do amigo, fazendo somente o que ele permitir, (abraço por exemplo).
Disponibilizaremos em uma caixa de sapato, a qual estará trançada com barbantes (caixa cama de gato) um urso, faremos suspense do que está lá dentro e oportunizaremos que as crianças tentem achar o brinquedo que estará lá dentro.
Instigaremos as crianças a nomearem o brinquedo relacionando o mesmo com a história apresentada e realizando as mesmas ações que o urso abraços, os quais serão de diferentes modalidades.
AVALIAÇÃO: Durante os momentos de diálogos após a contação da história observar se as crianças identificam o personagem, suas ações e se assimilam algumas regras de convivência.
Plano 3

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:  Traços, sons e formas
SABERES E CONHECIMENTOS: *Percepção auditiva
                                                        * Sons do corpo, dos objetos e da natureza.

OBJETIVOS: (EI01TS01) Explorar sons produzidos com o próprio corpo e com objetos do ambiente.
                   *Explorar possibilidades vocais, como produzir sons: agudos e graves, fortes e fracos, longos e curtos 
DESENVOLVIMENTO

Acolheremos as crianças com sorrisos e abraços, conversando e cantando transmitindo afeto e segurança.
Após momentos de rotina (higiene e café da manhã) iremos nos organizar em círculo e escutaremos a música "Ursinho Pimpão".
Em seguida dialogaremos com o grupo sobre o som que o animal emite, instigaremos as crianças para que realizem tentativas de imitá-lo. Primeiramente deverão reproduzir o som de maneira Alto (urso bravo), em seguida o som deverá ser baixo (de um urso com sono), após emitirão o som grave (urso macho) então o som deverá ser agudo (de um urso bebê) e etc
AVALIAÇÃO: Durante o momento de brincadeira envolvendo os sons, observar se a crianças identifica e associa o som ao animal. RECURSOS: rádio, pen-drive
Música "Ursinho Pimpão"
Plano 4
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:  O eu, o outro e o nós
SABERES E CONHECIMENTOS: Brincadeiras de cooperação, solidariedade e repeito
OBJETIVOS: (EI02EO07) Resolver conflitos nas interações e brincadeiras, com a orientação de um adulto;
                      * Vivenciar situação de compartilhamento de objetos com a mediação do professor.
DESENVOLVIMENTO

Acolheremos as crianças com sorrisos, demonstrando afetividade e indicando os brinquedos dispostos na sala.
Após os momentos de rotina (higiene, café da manhã) nos organizaremos na colcha roda de conversa e apresentaremos a ficha da caixa didática "Brinquedos" com a imagem de ursos de pelúcia e dialogaremos sobre o mesmo, nomeando-os. À altura dos olhos das crianças iremos expor a ficha e disponibilizaremos então diversos ursos de pelúcia de diferentes tamanhos, realizaremos correspondência termo a termo entregando um brinquedo para cada, então solicitaremos que realizem trocas entre eles, aprendendo assim a compartilhar.
Brincaremos de abraçar, sentir a textura, ninar e acalentar os ursinhos ao som da música apresentada anteriormente;
AVALIAÇÃO: Observar se o grupo apresenta facilidade em compartilhar brinquedos.RECURSOS: ursos de pelúcia, caixa didática, rádio, pen-drive, colcha 
Plano de trabalho elaborado por Marcela de Lima Correa       
Fonte

Neste link abaixo : várias sugestões literárias com os pequenos,incluindo o Douglas
AQUI







Link para essa postagem


2 comentários:

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios