sexta-feira, setembro 18, 2009

Produção de textos - como fazer uma intervenção - 17/09/09


INTERVENÇÃO DO PROFESSOR EM UMA PRODUÇÃO

Colegas,
Pesquisando sobre linguagem, reli este procedimento da Coleção ALP, autoria de Maria Fernandes Cócco e Marco Antonio Hailler, Editora FTD, nova edição.
Repasso aqui, “passo a passo”, para as colegas que buscam alternativas mais eficazes com relação à produção textual de seus alunos.
Vale lembrar que o exemplo dado é de uma aluna do primeiro ano do Ensino Básico.
Não sei a realidade de vocês professores de escolas públicas, de 6º a 9º anos, aqui em Minas Gerais, a maioria de nossos alunos chegam ao 6º ano despreparados , não dominam a leitura de maneira que gostaríamos e nem tão pouco produzem textos com facilidade, então, o modelo a seguir pode ser tranquilamente adaptado.
Sugestão válida para turmas com defasagem de aprendizagem e também para alunos do Tempo Integral.
Professoras do 5º ano:
Atentem para esta realidade.
Em minha cidade , as escolas municipais atendem do 1º até o 5ºano.
Depois estes alunos vão para as escolas estaduais de 6º ao 9º ano e posteriormente ao Ensino Médio.
Creio que não vale à pena preocupar-se com conteúdos, gramática e verbos se os alunos mal sabem ler, interpretar e produzir textos.
Ainda sou a favor de que o enfoque na Língua Portuguesa seja leitura e não solicitar aos alunos que decorem verbos, saibam pronomes na ponta da língua,etc...
A gramática deve acontecer espontaneamente entre as mais diversas formas da literatura (linguagem e afins).
Passo a passo:
No exemplo a professora envolveu:
Autocorreção (ortografia);
Codificação (pontuação) ;
Refacção (estrutura textual).

1-No primeiro momento a professora solicitou que os alunos escrevessem uma história a partir de um trecho do livro Lúcia-já-vou-indo de Maria Heloísa Penteado.
A professora recebeu o texto da aluna e preparou a correção ortográfica, isto é, escreveu acima de cada palavra incorreta a forma correta, como se vê na figura 1.
2-O texto foi entregue à aluna, com a seguinte recomendação: “Observe como você escreveu; olhe como se escreve corretamente; veja o que há de diferente; apague só o que estiver diferente e corrija.”
3-Depois que a aluna corrigiu ortograficamente, a professora pegou o texto novamente e fez a seguinte preparação:
Colocou a codificação correta, com os símbolos previamente combinados com a turma: ponto final (triângulo); parágrafo ( retângulo).
4- Devolveu para aluna solicitando que ela codificasse corretamente, como mostra a figura 2:
Figura 1
A aluna substituiu os códigos pelos parágrafos e pontos finais, conforme indicado, o que permitiu uma forma mais próxima de correção gramatical.
5-A fim de melhorar as idéias e as estruturas textuais, novamente a produção foi retomada e a professora preparou a refacção: fez algumas perguntas ou intervenções para a criança reelaborar a história. Figura 3:

Figura 2


6- A aluna, então, reescreveu sua produção, incorporando as intervenções feitas pela professora. Figura 3:

Comparando a primeira produção com a última, pode-se verificar que houve a conquista de uma melhor coordenação entre a macroestrutura, a microestrutura e superestrutura esquemática do texto.
Vale ressaltar aqui que a autocorreção e a codificação podem ser feitas na maioria dos textos produzidos por todos os alunos, mas a refacção ou reconstrução deve ser uma atividade coletiva, para a qual escolhe-se o texto de um aluno, escreve-se na lousa ou tira-se xerox e discute com toda a classe sobre as modificações a serem feitas.

Figura 3

2 comentários:

  1. Bom dia minha lindaa!!! Vim deixar meu carinho, regar nossa amizade com ternura e desejar que seus dias sejam de muita alegria!!! Deus a abençõe!!!
    Bjssssssss

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.