BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

VejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil

LINGUAGEM FOI SELECIONADO EM JANEIRO/2011.
OBRIGADA!

Daisypath Anniversary tickers

Daisypath Anniversary tickers

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
11 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS

sexta-feira, outubro 19, 2012

Os problemas da família Gorgonzola>Problemateca>Desafios matemáticos> Projeto de leitura>19/10/12

Eva Furnari

Toda família tem seus problemas, mas essa família...
“Os problemas da família Gorgonzola” é um livro interativo, cheio de desafios e muito, muito divertido.
Eva Furnari foi, mais uma vez, genial ao escrever esse livro, pois ensina e estimula o raciocínio, mostrando que brincando também é possível aprender Matemática.
A família Gorgonzola é formada por 5 membros, Seu Oto, Dona Bárbara, os três filhos: Garrancho, Picles e Grudi, seus parentes e bichos de estimação muito estranhos.
Ah! O livro também traz um teste para saber que tipo de cérebro tem dentro da nossa cabeça.
Um ótimo livro para fazer quem não gosta de Matemática mudar de idéia!
Leia a reportagem “Literatura traz mais sentido à Matemática” no site abaixo e veja que trabalho interessante a professora Liz desenvolveu com seus alunos:

Título: Os problemas da família Gorgonzola
Autora: Eva Furnari
Editora: Global
Andréa Cristina Sória Prieto
Karen Tatiana Ribeiro de Andrade

Embora a palavra “problemas” possa sugerir uma atmosfera negativa, no caso da brilhante idéia de Eva Furnari, os problemas se tornaram desafios matemáticos, agradáveis de serem resolvidos, principalmente porque contam com as participações especiais dos membros dessa família tão interessante, os Gorgonzola - seu Oto, Dona Bárbara, Garrancho, Picles, Grudi, tio Zonho e Espinafre - e de alguns de seus amigos e parentes.
O livro, com certeza, convida a criança leitora a perceber que a matemática, ao contrário do que muitos pensam, pode se mostrar uma grande companheira, que nos ajuda a resolver situações do dia-a-dia. Eva Furnari, logo na apresentação da proposta do livro, tranquiliza o leitor que, por acaso, não consiga sucesso testando a sua inteligência pra matemática.
Afinal, há muitas outras que lhe permitirão chegar ao sucesso.
Seja qual for seu tipo de cérebro, não se preocupe, este teste mede só a inteligência para a matemática.
Com esse livro interativo, a autora aponta novas possibilidades para o processo de aprendizagem.

Livro :  AQUI,  AQUI
A professora fez diferente, confiram:AQUI
Fonte
Aprendendo matemática:  AQUI
Plano de Aula - A Família Gorgonzola

Objetivos:
Compreender e interpretar o que diz o texto de cada problema.
Investigar e descobrir o que se quer saber e destacar os dados relevantes para então realizar um cálculo adequado.
Socializar e discutir as estratégias usadas pelos colegas possibilitando efletir sobre maneiras mais simples e econômicas de operar.
Queridos alunos...
Toda família tem seus problemas, mas essa família...
“Os problemas da família Gorgonzola” é um livro interativo, cheio de desafios e muito, muito divertido.
Eva Furnari foi, mais uma vez, genial ao escrever esse livro, pois ensina e estimula o raciocínio, mostrando que brincando também é possível aprender Matemática.
A família Gorgonzola é formada por 5 membros, Seu Oto, Dona Bárbara, os três filhos: Garrancho, Picles e Grudi, seus parentes e bichos de estimação muito estranhos.
Ah! O livro também traz um teste para saber que tipo de cérebro tem dentro da nossa cabeça.
Um ótimo livro para fazer quem não gosta de Matemática mudar de idéia!
Vamos ao trabalho???
Agora a professora vai mostrar o livro para vocês e nós iremos conhecer um pouco sobre a autora do livro, Eva Furnari.
1) Vamos acessar o site abaixo para conhecermos mais sobre a autora Eva Furnari...
 a)Vídeos sobre as tirinhas da Bruxinha, sobre literatura e criatividade http://www.youtube.com/watch?v=UVeTS1Cbx04

2) Aula de informática: Acessar o livro
3)Leitura do livroResolver os problemasVamos fazer a correção???????
4) Agora é a vez de produzirmos o 16º capítulo da história.
Vamos abrir o editor de textos e escrever uma parte da história.
Os personagens do capítulo que vocês irão escrever podem ser os que já encontramos na história original ou novos parentes, bichos de estimação e amigos da Família Gorgonzola.
Não esqueçam de inserir no capítulo um problema matemático,ok!?
5) Agora vamos descobrir mais sobre Eva Furnari?
O que é uma biografia? Vamos procurar a resposta no dicionário?
Acesse o link abaixo e digite a palavra BIOGRAFIA.
Vamos agora saber mais sobre a autora...
a) Vídeo de sua bibliografia:
http://www.youtube.com/watch?v=02n9qY5gk5M
6) Agora a proposta é a seguinte...
Vamos desenvolver um vídeo falando sobre Eva Furnari, fazendo propaganda de seus livros e divulgando o seu excelente trabalho?
Vamos discutir juntos...
a) O que já sabemos sobre a autora e suas obras?
b) O que queremos saber?
c) Como vamos desenvolver o vídeo? Quais os passos que devemos tomar?
d) O que mais temos para acrescentar?
7) Vamos abrir o arquivo do editor de textos, copiar a biografia da autor, inserir a fonte de pesquisa no documento, salvar e depois sublinhar as palavras chave.
Em seguida, vamos reescrever a biografia de Eva Furnari reformulando o texto e o vídeo que acessamos com as palavras que selecionamos.
Este será o primeiro vídeo que faremos...Mãos á obra!!!
Referências e outras dicas...


PLANO DE AULA INTERDISCIPLINAR DE GEOGRAFIA

Objetivo: Reconhecer-se como membro de uma família, identificar os graus de parentesco e diversas organizações familiares.
Tema da aula: Eu e minha família.
Conteúdos Conceituais:
Perceber as diversas formações, estruturas e composições do núcleo familiar.
Conteúdos Procedimentais:
Levantar questões sobre o que acontece no ambiente familiar;
Respeitar as diferenças;
Aprender a viver bem com a família, colegas e sociedade.
Conteúdos Atitudinais:
Roda de conversa sobre os momentos passados ao lado de seus familiares;
Fazer uma árvore genealógica com os nomes e fotos dos membros da família;
Desenhar a família dentro de uma casa feita com dobradura.
Metodologia: Roda de conversa;
Livro: Os problemas da família Gorgonzola;
Confecção da árvore genealógica.
Materiais: papel pardo;
Tesoura;
Cola;
Fotos com os membros da família;
Tinta;
Canetas hidrográficas;
Livro;
Sulfite;
Papel dobradura.
Avaliação:
Participação nas rodas de conversa;
Socialização com o grupo;
Desenvolvimento das atividades propostas;
Conscientizar a criança sobre a importância da família.
Bibliografia:
FURNARI, Eva. Os problemas da família Gorgonzola. São Paulo: Global Editora,

Mais atividades
PARTE 1
PRÉ-LEITURA
Atividades anteriores à leitura
OBJETIVO: Ativação do conhecimento prévio
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
1. Todo mundo tem problemas.
A família Gorgonzola, seus parentes e seus amigos também.
Antes de conhecermos esses problemas, criados pela autora Eva Furnari, vamos levantar hipóteses a respeito dos personagens e tentar descobrir o nome próprio de cada um deles, sem olhar no livro.
Personagens:
Família Gorgonzola: pai, mãe e três filhos
Família Cascagrossa: pai e mãe (os três filhos não têm nomes próprios) amigos do tio (2)- amigo do amigo do tio (1) -primo do amigo do amigo do tio (1) sobrinho do primo do amigo do amigo (1)tio (1) -avô (1)- cachorros (2)- um casal de jacaré (2)
JONHO – JUVENAL – TOBIAS –BÁRBARA – ESPINAFRE – OTTO PÍFIO – GARRANCHO – PORFÍRIO – RAMELA – PICLES - GRUDI - LEO – ZÉ PEREBA – FRANZINO – CASCUDO – GILDO – GILDA
A partir dos nomes próprios o aluno tenta identificar quem é quem.
Depois de levantadas várias hipóteses, na leitura, conferem-se as hipóteses levantadas.
2. Colocar os nomes em ordem alfabética
3. Acrescentar aos nomes adjetivos
4. Elaborar outra lista com outros nomes próprios engraçados.
PARTE 2
LEITURA-DESCOBERTA
Atividades durante a leitura
OBJETIVOS:
* Construir o conceito de cada uma das quatro operações matemáticas .
* Trabalhar a resolução de problemas
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
1. Leitura do problema
Resolução individual
Apresentação oral ou por escrito do raciocínio feito
Discussão das estratégias usadas para chegar aos resultados
Investigação do tipo de operação trabalhada
Construção de conceitos matemáticos: as quatro operações, geometria, medidas de massa, tempo e comprimento, sistema monetário, frações .
Observação e registro dos conceitos matemáticos presentes no dia - a- dia da criança.
:: FONTE: SITE ED. GLOBAL    

MINHA FAMÍLIA, MINHA VIDA


a) Identificar e refletir sobre conflitos presentes na relação familiar.
b) Valorizar a sua própria família.
c) Argumentar com membros da família sobre a importância do respeito e de uma convivência harmônica em família.
d) Perceber que um bom vínculo entre pessoas da família colabora com o desenvolvimento e a aprendizagem
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Estratégias e recursos da aula
Comentários ao/a professor/a:
Professor/a, percebemos o quanto é comum que as instituições escolares assumam uma visão idealizada de que a “boa família” é aquela em que as pessoas vivem em harmonia, sem brigas, cooperando sempre com a escola e, efetivamente, acompanhando seu/sua filho/a.
Porém, essa expectativa na maioria das vezes se rompe à medida que os/as educadores/as se defrontam com pessoas reais e situações familiares conflituosas que repercutem no universo da sala de aula.
Entendemos que um dos papéis da escola, semelhante ao que se espera da família, é criar um contexto de aprendizagem entre seus membros onde possa haver interações construtivas que colaborem com o desenvolvimento do indivíduo.
Sabemos que a escola além de desempenhar o importante papel de propiciar aos alunos o contato com o conhecimento culturalmente acumulado, propicia interações favoráveis ao seu desenvolvimento afetivo, social e cultural.
Nesse sentido, tendo em vista que as crenças e ações dos educadores frente às famílias de seus/suas alunos/as podem repercutir de uma forma desfavorável ao desenvolvimento do/a educando/a, faz-se necessário criar espaços na sala de aula para que se conheça mais profundamente a realidade de cada aluno/a inserido/a naquele contexto.
Acreditamos que trabalhar questões relacionadas às famílias dos/as alunos/as pode também colaborar com os/as próprios/as crianças, uma vez que abre oportunidade para que essas/esses, ao expressarem os diferentes sentimentos vividos na relação familiar, encontrem elementos (recursos) que o ajudem a se fortalecer emocionalmente e a lidar com os conflitos presentes na convivência familiar.  Continua:  AQUI

Uma família parecida com a da gente: descobrindo os
 diferentes modelos de família da vida moderna
Autor :Vanessa de Cássia Dias
- promover a compreensão dos diferentes modelos de organização familiar;
- despertar o sentimento de pertencimento a partir da assimilação ao conteúdo da história;
- desenvolver o sentimento de respeito quanto ao diferente;
- estreitar laços afetivos com a família.  Continua:   AQUI

PPS desta história:  Uma família parecida com a da gente: AQUI

Uma família parecida com a da gente –
 Um resgate dos valores humanos


Autor: Thalita Carlos Moreno Tomé Peres
• Compreender a importância da família nas relações sociais;
• Trabalhar as diferenças entre as famílias;
• Compreender os diferentes valores transmitidos pela família;
Continua:  AQUI
Mais sobre esta obra:AQUI

   
Problemateca
AQUI

Projeto de leitura
Mais atividades



Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios