quinta-feira, agosto 31, 2017

Lagarta na primavera>Bebês>Primavera>Aulas>Desenho animado>31/08/2017


Abra este livro e conheça uma lagarta muito simpática. 
A cada página virada, ela se mexe e remexe, mostrando o que faz durante a primavera. 
Um dia, a lagarta cai num sono profundo... quando acorda, no verão, está bem diferente. 
Tem asas, pode voar... e o livro também traz uma bela surpresa, para encantar a todos!
Obs: A sugestão abaixo,coincidentemente tem o nome desta obra. Fica a dica !
Tema:Lagarta na primavera,borboleta no verão
Berçário
Pensando pelo lado do desenvolvimento das crianças, percebemos grandes avanços na parte físico motora das mesmas, agora neste período boa parte da sala esta descobrindo o movimento de se arrastar de bruços, que é o primeiro passo para engatinhar e enfim andar. 
Por este motivo desenvolveremos um projeto que almeje diretamente este movimento, estimulando o mesmo e fazendo assim as crianças cada vez mais descobrirem o movimento de se arrastar de bruços para mais adiante poder engatinhar e andar. 
Igual as borboletas também passamos por intensas metamorfoses pela vida, na infância, principalmente os bebes, sofrem grandes transformações positivas para o seu desenvolvimento.
OBJETIVO GERAL:
Proporcionar para nossas crianças momentos de estimulação para o desenvolvimento físico motor;
PROCEDIMENTOS:
·         Bola gigante, utilizar a mesma para diversas atividades que envolvam estimulação;
·         Objetos que chamem bastante a atenção das crianças colocados a uma certa distância dos mesmos para alcançarem o objeto curioso;
·         Túnel de colchonete, estimular os mesmos a passarem pelo túnel, despertando a curiosidade entorno da brincadeira;
·         Borboleta confeccionada com as mãozinhas das crianças;
·         Móbile baixo confeccionado com bambolê;
·         Borboleta de verdade para a observação das crianças;
·         Músicas cantadas e gesticuladas envolvendo borboletas;
·         Almofadas amontoadas para estimular o movimento de subir nelas;
·         História que envolvam borboletas e lagartas.

Mais: AQUI


A primavera da lagarta


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A primavera chegou
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A abelhinha zangona
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Atravessar a rua>Fusquinha atrapalhado>Semana do trânsito e afins>31/08/2017



Pra lá e pra cá
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Atravessar a rua
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O que é trânsito?





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Trânsito
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Gincana da Pátria>Hino da Independência>Atividades comemorativas>31/08/2017




Gincana da Pátria
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Dia da bandeira

Hino da Independência

Mais atividades

Estados brasileiros
Você está preparado para esta incrível viagem pelo Brasil?
 Nosso país é um território incrível cheio de aventuras e paisagens de tirar o fôlego.
Como estamos no hemisfério sul temos em grande parte um clima tropical e quente. 
Mas para quem quer sentir um friozinho é só dar pulinho na região Sul durante o inverno, às vezes tem até neve por lá.
Para quem gosta de praias maravilhosas não pode deixar de ir ao Nordeste, muito sol com águas quentes… hum que delícia! Agora para curtir um samba de primeira só no Rio de Janeiro, lá o carnaval é considerado o maior espetáculo de rua do Planeta! 
Muita cultura, museus, teatros e shows magníficos é a cara de São Paulo, a cidade mais rica do país.
Neste guia maravilhoso que preparamos para você, além de listarmos as informações básicas de cada estado como: região, população e área, têm também dicas de passeio, os pontos mais badalados, o que não pode faltar na sua mala, lugares que você não pode deixar de ir e muito mais.
Escolha o seu destino e divirta-se com a turma da Smartkids! Boa Viagem!
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Cantando a história do Brasil


O grito do Ipiranga


A chegada da família real ao Brasil



quarta-feira, agosto 30, 2017

Em busca de paz>Estímulos edificantes>Dia internacional da paz>30/08/2017

Imagem relacionada
Autor: Fernando Carraro 
Ilustrador: Ana Terra 


"Existem muitos motivos para a guerra: a posse de recursos naturais, como petróleo e outros minerais; a ampliação de territórios; a rivalidade entre grupos étnicos". Essa frase não parava de martelar na cabeça de Rafael. Ele pensava que não deveria ser assim, que as pessoas nasceram para ser felizes e cuidar umas das outras.Tomou uma decisão e conversou com seus amigos, pois era chegada a hora de acabar com as guerras e dar uma chance à paz.



Temas abordados: guerra, conflitos, solidariedade, valores, cidadania, paz, bullying, violência, exclusão/inclusão


Transversalidade: ética, pluralidade cultural
Interdisciplinaridade: História
Atividades
Promovendo a paz na escola
Sugestões de atividades que harmonizam as relações pessoais na escola
A escola deve promover atividades e projetos que visem estruturar as relações humanas entre a comunidade que atende, criando uma relação vincular positiva com todos os funcionários da escola. Seguem algumas sugestões para isso:
Aproveitando o gancho do fato ocorrido, acolher os pais na volta às aulas oferecendo uma palestra sobre violência é um bom caminho para se iniciar o projeto.
Apresentar o regimento interno da instituição também é uma forma dos pais tomarem ciência das atitudes que são aceitas ou não dentro da escola, dos direitos e deveres de cada um no processo educativo, preparando-os para o direcionamento das orientações a serem dadas aos alunos.
Após a explanação do tema, propor algumas dinâmicas a fim de aproximar os participantes da reunião. 
Sugere-se que as mesmas envolvam casos de violência nas escolas, que podem acontecer tanto com professores como com os alunos, destacando que a prioridade é desenvolver um trabalho voltado para a pluralidade cultural, com o respeito sendo colocado como o principal instrumento entre as pessoas.
 Podem ser apresentadas através de teatro, paródias, mímicas, dentre outras.
É importante que a equipe de professores, os auxiliares, a coordenação e a direção estejam engajadas, participando ativamente do projeto, a fim de dar maior consistência ao mesmo, numa demonstração de preocupação com os problemas enfrentados na atualidade, e que envolvem limites.
A solidariedade é um valor relativo da não violência, que deve ser desenvolvida no âmbito escolar e aparecer nas mais simples formas, nos diálogos desde as classes de educação infantil até as turmas mais adiantadas e ensino médio, se a escola trabalhar com esse nível de educação.
Através da solidariedade o sujeito percebe que pode trocar experiência com o outro, aprende a respeitar as limitações dos seus companheiros bem como as suas próprias dificuldades, mas também identifica que pode contar com o apoio de alguém, caso necessite.
Outra forma de mobilizar a comunidade escolar é propondo uma caminhada pela paz. 
Organize um grupo de pais para ajudar na elaboração e confecção de faixas, cartazes, panfletos e frases a serem cantadas durante a passeata.
 Aceitar as ideias dos pais é mostrar o quanto são importantes na educação dos filhos, além de melhorar as relações de confiança dos mesmos com a escola.
As aulas de artes podem ser aproveitadas para a confecção de flores de papel crepom, que poderão ser distribuídas no dia 21 de setembro – Dia internacional da paz.
 A intenção da criação da data foi para que as pessoas não pensassem na paz, mas que lançassem alguma atitude para originar a paz.
O espírito da Paz e da Solidariedade deve estar presente durante a execução do projeto. 
Para isso, alguns itens devem ser considerados nas relações sociais da comunidade escolar, que poderão ser sugeridos através de cartazes afixados no pátio da escola, portão de acesso, banheiros, a fim de lembrar os principais conceitos que estão sendo trabalhados.
São eles: 
Colocar-se no lugar do outro; 
Promover o diálogo e a amizade;
Valorizar o que cada pessoa tem de positivo;administrar os problemas com atitudes de respeito e gentileza; 
Não se calar diante da injustiça; 
Não responder a violência com violência; 
Interessar-se pela comunidade;
Ajudar ao próximo; 
Cultivar a esperança; 
Exercitar o perdão; etc.
Fazer lanches rápidos ao final das aulas também é uma forma de tornar o ambiente escolar mais saudável, abrindo espaço para a integração das famílias. 
A escola não precisa arcar com toda a despesa, mas pode solicitar que cada aluno leve um prato de salgado, doces, sucos, chás, café e refrigerantes. 
Com isso, o volume dos mesmos torna-se suficiente para agradar as famílias. 
O lanche comunitário pode ser feito a cada quinze dias ou uma vez por mês, atendendo as expectativas de todos.
Um vídeo veiculado num site famoso pode ser exibido durante a realização dos eventos. 
O mesmo pode ser localizado através do nome de “Where is the Love?” e faz uma abordagem da violência no mundo, da guerra, de crianças sofrendo, soldados chorando, etc. 
É uma linda demonstração de amor ao próximo, onde os cantores questionam sobre a existência do amor, através de um rap.
Esse tipo de trabalho é importante, afinal, a paz não deve estar presente somente no âmbito escolar, mas sendo praticada por todos, ao longo da vida. É assim que se constrói um mundo melhor!
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia

Um mundinho de paz

Sequência didática
Retratar a paz
Símbolo da paz

Teatro

Qual é a cor do amor?





Uma professora muito maluquinha>Estímulos audiovisuais e literários>30/08/2017


Uma Professora Muito Maluquinha: A arte de ser diferente

Numa roda de conversa sempre sai uma história interessante. Quando tentamos recontar essa mesma história para outras pessoas, colocamos outros detalhes ou damos uma diferente entonação – nada que altere o seu contexto, mas que nos permite ver o mesmo fato de diferentes ângulos. É isso que acontece com Uma Professora Muito MaluquinhaÉ uma mesma história, mas que no livro é tratada de um ângulo e no filme de outro. Como em ambos os modos em que é contada (livro e filme) ela tem o mesmo contador – o brilhante Ziraldo – as duas formas acabam se tornando complementares, dando detalhes diferentes de um mesmo fato.  Mais  AQUI
A história se desenrola nos anos 40, onde a proposta pedagógica da protagonista está apoiada numa filosofia muito simples: através da leitura, seus alunos poderiam conhecer o mundo e aprender muito mais que com aulas monótonas e repetitivas.
Anos 40 e ou século 21: Leitura sempre!

O valor do afeto na relação professor-aluno
Aula
Sequência didática/Projeto/Livro e filme/Muitas atividades


Aula e filme




Atividades







terça-feira, agosto 29, 2017

O gato e a árvore>Imagens>Músicas/árvore>Atividades>29/08/2017


Natureza e sociedade
Árvore
Objetivos
Conhecer as partes da árvore: caule, raiz, folhas/ flores.
Conscientizar sobre a importância de preservar e cuidar do meio ambiente que vivemos.
 Metodologia
  • Roda de conversa sobre o meio ambiente, exemplificando através de atitudes diárias a importância de cuidar dos locais que vivemos e os preservar.
  • Levar para a sala de aula um cartaz com a imagem (impressa ou desenhada) de uma árvore contendo suas divisões. Explicar como ela é dividida: raiz, caule folhas e frutos.  E em seguida colocar a música “Dona árvore” da Bia Bedran (sugestão) pedindo que façam os movimentos de árvore.
  • Passeio pela escola observando as árvores, folhas e suas texturas. Pedir que recolham as folhas que encontrarem caídas no chão para a próxima  atividade.
  • Finalizando, peça que escolham uma das folha encontradas durante o passeio e a coloque no meio de uma folha sulfite. Em seguida, sobreponha uma outra folha de papel e os instrua a passar com giz de cera deitado sobre ambas e que observem o desenho modelado da folha.
Após a atividade, montar um cantinho para exposição.
Projeto Dona árvore
AQUI
AQUI
AQUI
Aula/As partes da planta+ música Bia Bedran
AQUI
As árvores balançam

História
A árvore que não queria morrer

Rogério Coelho
Nesta criativa e envolvente história, o personagem principal é um gato que planta uma árvore e que, depois, cuida dela pacientemente.
 Num certo dia, seu amigo corvinho o chama para ver como essa árvore cresceu e ficou enorme. Ao subir nela, o gato acaba vivendo uma surpreendente aventura. 
Graciosa, esta narrativa visual exige a observação atenta das crianças e lhes proporciona uma rica e prazerosa leitura.


Proposta de trabalho

Atividades/artes


Vejam mais: AQUI

Plano de Aula para educação Infantil - Meio ambiente
Árvore Querida!

Objetivos:
  • Comemorar o Dia da Árvore, aproveitando para despertar a consciência ecológica nos alunos
  • Mostrar a importância das árvores para o planeta
  • Sensibilizar as crianças para os benefícios da árvore no dia a dia de todos os seres vivos
  • Promover o cuidado com o meio ambiente.
Mais  aulas
Sequência didática
AQUI



segunda-feira, agosto 28, 2017

Linguagem artística>Aula: A criança e a arte>Projeto dobradura>Rosa dos ventos>28/08/2017




Objetivos de aprendizagem em linguagem artística
Artes visuais

Plano de aula linguagem artística

A CRIANÇA E A ARTE



Orientadora Acadêmica: Claudia Regina Armani
União do Sul – MT,

2009.

Justificativa 

A presença da arte na educação infantil, ao longo da historia,tem demonstrado um descompasso entre os caminhos apontados pela produção teórica e a pratica pedagógica existente. O trabalho com a arte na educação infantil requer profunda atenção no que se refere ao respeito das peculiaridades e esquemas de conhecimento próprio a cada faixa etária e nível de desenvolvimento. Isso significa que o pensamento, a sensibilidade, a imaginação, a percepção, a intuição e a cognição da criança devem ser trabalhadas de forma integrada, visando oferecer o desenvolvimento da capacidades criativas das crianças.
No processo de aprendizagem de artes a criança traça um percurso de criação e construção individual que envolve escolhas, experiências pessoais, aprendizagens, relação com a natureza, motivação interna e\ou externa.
O percurso individual da criança pode ser significativamente enriquecido pela ação educativa intencional; porém, a criação artística é um ato exclusivo da criança. É no prazer artístico e no contato com os objetos de artes que parte significativa do conhecimento em arte acontece. No decorrer desse processo, o prazer e o domínio do gesto e da visualidade evoluem para o prazer e o domínio do próprio fazer artístico, e a leitura de imagens.
Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil,

“É por meio do desenho que a criança cria recria individualmente formas expressivas, integrando percepções, imaginação, reflexão e sensibilidade, que podem então ser apropriadas pelas leituras simbólicas de outras crianças e adultos.”

Essa é uma das formas importantes da expressão humana, o que por si só justifica sua presença no contexto da educação, de um modo geral, na educação infantil. Sendo assim considero importante trabalhar a linguagem verbal e não verbal através da arte com a criança, porque através dos movimentos as crianças irão despertar a sensibilidade e estimular a imaginação, concentração, coordenação, atenção.
Objetivo geral
Possibilitar as crianças diversas maneiras de desenvolver a expressão corporal, os sentimentos e os pensamentos através dos elementos da arte
Objetivo específico
· Estimular a atenção, o raciocínio artístico.
Desenvolver a sensibilidade, concentração, coordenação, imaginação através da arte com a criança.
· Constatar a importância do fazer artístico no processo de socialização.
· Estimular a participação durante as atividades, e promover novas situações para o bom aprendizado.

Materiais usados

· Cola
· Tesoura
· Folha sulfite
· Tinta guache colorida
· Lápis grafite
· Lápis de cor
· Giz cera
· Massa de modelar
· Pincel
· Grampeador
· Pano velho
· Copos com água
· Papel craft
· Borracha
· Papelão
Metodologia
As atividades a serem desenvolvidas serão na área artes, para isso vou usar uma vários materiais de apoio e algumas atividades que concretizem o objetivo assim como desenvolver algumas habilidades dos alunos, como coordenação, atenção, concentração, agilidade entre outras. A mesma foi escolhida para melhor atingir o objetivo e a idade em questão, o desenvolver da atividade ocorrerá na sala de aula, será aplicada durante três dias consecutivos, com os alunos de cinco anos de idade da pré-escola da escola Matilde Altenhofem, no período matutino. Os alunos deverão desenvolver as atividades propostas pelo professor no decorrer do trabalho. As aulas serão avaliadas diariamente, analisadas uma a uma, a cada uma delas serão feitas anotações para melhor desenvolvimento.
1º DIA-Concluir o desenho imaginário
A professora chega, cumprimenta os alunos, se apresenta, desenvolve algumas atividades do cotidiano. O primeiro trabalho a ser desenvolvido será a conclusão do desenho, ou seja, a professora fará previamente um pequeno risco em uma folha sulfite ( uma para cada aluno), ao apresentar a atividade aos alunos, irá mostrando a eles e perguntando o que é? Ou em que aquele risco pode ser transformado? O professor deve deixar e estimular a imaginação dos alunos assim como dar sugestões de desenhos a partir daquele risco, feito todo o processo de dialogo entre alunos, professor e riscos-imagens, o professor pede aos alunos que nesse momento desenhem e imaginem em que pode ser transformado o risco que recebeu do professor na folha sulfite, logo o professor distribui lápis grafite, lápis de cor, borracha, giz de cera para auxiliar na construção da imagem a ser construída por cada criança, após a conclusão da atividade sugerir que cada um vá a frente da classe e exponha através da fala o que desenhou, e porque o fez dessa forma. Esse processo desenvolverá vários aspectos assim como criatividade, concentração, coordenação, espontaneidade entre vários outros.
2º DIA-Maquete com massa de modelar.
Logo no segundo dia a professora desenvolve as atividades do dia-a-dia, após feito isso passa a desenvolver o segundo trabalho, ao qual consiste em uma maquete de massa de modelar. Essa massa deve ser preparada antecipadamente pela professora, pois deve descansar por um tempo antes de ser usada pelos alunos. Feito isso o professor distribui uma parte de massa para cada aluno construir o que achar melhor, o professor pode se achar necessário fazer intervenções, como por exemplo, se o aluno pedir como faz uma flor, uma arvore, a função do professor nesse tipo de trabalho é o de fazer intervenções cabíveis a cada situação, ou seja, levar o aluno a construir, reconstruir, quantas vezes for necessário sem desanimar ou desistir o processo de manuseio da massa de modelar desenvolve a coordenação motora fina, a sensibilidade, a concentração e a imaginação, por isso a necessidades dos estímulos feitos através do professor. Na seqüência do trabalho o professor deixa expostos sobre uma mesa vários materiais para colorir como lápis décor, giz de cera, tinta guache colorida, então sugere a construção de uma fazenda onde cada aluno confeccionará e colorirá um determinado elemento da fazenda, uns constroem a cerca, outros a casa, o gado, o cachorro, o gato, as galinhas e vários outros animais sugeridos por eles, sendo assim com a ajuda e colaboração de todos confeccionarão uma linda maquete de uma fazenda fixa sobre um bloco de papelão, que ficará exposta na sala de aula por algum tempo.
3º DIA – Jardim de dobradura.
Após desenvolver as atividades diárias, apresenta a todos a atividade do dia, dobradura, a professora leva uma tulipa (flor) já dobrada para usar de modelo, em conversa com os alunos a professora faz a demonstração da confecção da flor, mostra as partes a serem recortadas, dobradas, coladas e pintadas para a construção do jardim de dobradura a ser grampeado sobre papel craft e logo exposto em área coberta para a visualização de todos os demais colegas. Feita a demonstração da dobradura, inicia-se a primeira etapa o recorte, o professor entrega uma folha sulfite em branco para cada aluno, e com tesouras cada um irá recortar um quadrado, desse, junte as duas pontas e forme um triangulo, para melhor manuseio do papel, peça aos alunos que colem com cola branca as pontas já dobradas, logo então pegue o triangulo na parte mais extensa e faça uma leve dobradura de suas duas pontas para dentro e para cima, sem encostar uma na outra, essa parte não pode colar pois a tulipa deve ficar aberta. Com a parte do sulfite que sobrou no recorte fazer um canudo que servirá de caule para a flor. Após todos terem feito isso o professor deixa o material para colorir em exposição e acessível a todos para que cada um pinte sua tulipa da forma que achar mais bonito. Então o professor recorta um pedaço de papel craft que servirá de apoio para a construção do jardim, e enquanto os alunos pintam suas flores, ele pode fazer um fundo com nuvens, sol, chão e o achar necessário num jardim, depois um a um trás sua flor e o professor grampeia no cartaz, construindo o jardim, terminado todos juntos escolhem o melhor lugar para expor o trabalho realizado pela turma. 


Referencial Teórico
A arte da criança, desde cedo, sofre influencia da cultura, seja por meio de materiais e suportes com que faz seus trabalhos, seja pelas imagens e atos de produção artística que observa na TV, em revistas, em gibis, rótulos, estampas, obras de arte, trabalhos artísticos de outras crianças etc.

Embora seja possível identificar espontaneidade e autonomia na exploração e no fazer artístico das crianças, seus trabalhos revelam: o local e a época em que vivem; suas oportunidades de aprendizagem; suas idéias ou representações sobre o trabalho artístico que realiza e sobre a produção de arte à qual tem acesso, assim como o potencial para refletir sobre ela.
As artes expressam, comunicam e atribuem sentidos e sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por meio da organização de linhas, formas, pontos, tanto bidimensional como tridimensional, alem do volume, espaço, cor e luz na pintura, no desenho, na escultura, na gravura na arquitetura, nos brinquedos, bordados, entalhes etc. O movimento, o equilíbrio, o ritmo, a harmonia, o contraste, a continuidade, a proximidade e a semelhança são atributos da criação artística. A integração entre os aspectos sensíveis, afetivos. Intuitivos, estéticos e cognitivos, assim como a promoção de interação e comunicação social, conferem caráter significativo para as artes.
As artes estão presentes no cotidiano da vida infantil. Ao rabiscar e desenhar no chão, na areia e nos muros, ao utilizar materiais encontrados por acaso (gravetos, pedras, carvão...), ao pintar os objetos e ate mesmo o seu próprio corpo, a criança pode utilizar-se das artes para expressar experiências sensíveis. 
As crianças têm suas próprias impressões, idéias e interpretações sobre a produção de arte e o fazer artístico. Tais construções são elaboradas a partir de suas experiências ao longo da vida, que envolvem a relação com a produção de arte, com o mundo dos objetos e com seu próprio fazer. As crianças exploram, sentem, agem, refletem e elaboram sentidos de suas experiências. A partir daí constroem significações sobre como se faz, o que é, para que serve e sobre outros conhecimentos a respeito da arte. Nesse sentido, as artes devem ser concebidas como uma linguagem que tem estrutura e características próprias, cuja aprendizagem, no âmbito prático e reflexivo se da por meio da articulação.

Avaliação

Fazer observação do desenvolvimento de cada um nas atividades
Observar a praticidade ou a dificuldade individual e coletiva. 
Mediar a construção de alguns trabalhos e perceber se a ou não a aceitação por parte dos alunos.
Analisar a participação dos alunos durante as atividades e no relacionamento com os colegas.
Registrar qualquer eventualidade que possa servir de estratégia para um próximo trabalho. 
Constatar se a organização e exploração dos materiais oferecidos.
Bibliografia

Referencial Curricular Nacional para a educação Infantil- 1998
Linguagens na Educação Infantil IV, Linguagens Artísticas, fascículo 4.


Maluf, Ângela Cristina Munhoz: Atividades lúdicas para educação infantil; conceitos, orientações e praticas. 2007.
Sugestões de artes

Projeto dobraduras



Rosa dos ventos