sábado, julho 16, 2011

Leitura através da arte e poesia> 16/07/11


O estímulo à leitura vai além do simples
ato de abrir o livro e ler uma história.
Principalmente quando o leitor é uma criança.
Um livro é a porta de entrada para o universo imaginário de cada um de nós e para os alunos do Ensino Fundamental não poderia ser diferente.
Para estimular a leitura de uma forma diferenciada os alunos participaram ativamente de uma sequência de atividades integradas que exploram uma ampla diversidade de temas e situações inusitadas.
Vejam os exemplos desta escola onde alunos  trabalharam o livro “Brincriar”, de Dilan Camargo.
 A iniciativa reuniu atividades relacionadas com a coletânea de brincadeiras que o livro oferece, utilizando a poesia como gênero textual.
Pizza na cozinha experimental e estudo das diversas espécies de ovos no Núcleo Ambiental foram apenas algumas das atividades que ampliaram o universo da obra.


Sobre o livro:
DICAS PARA ATIVIDADE

Para Pensar
Misturando as letras B-R-I-N-C-R-I-A-R, que palavras podemos formar?
De que gostam mais: de brincar de algo que já existe ou de inventar uma brincadeira nova? por quê?
Para Fazer
Trazer material para aula para fazer cinco-marias;
Listar as brincadeiras que aparecem nos poemas, verificar se todos sabem as regras delas (retomar se for o caso): roda-cutia, cinco-marias, sapata, ovo choco, esconde-esconde, telefone sem fio, cabra-cega.
Combinar de organizar as brincadeiras no recreio: cada dupla ou trio coordena uma brincadeira e convida colegas de outras turmas para participar;
Listar as brincadeiras de roda que conhecem: cada aluno se encarrega de passar a limpo (manuscrito ou computador) uma brincadeira.
Essa será a primeira parte do livro da turma.
De tarefa para casa, cada um terá que trazer uma brincadeira de roda diferente das que já conheciam (pesquisar de preferência com a família).
Poderá haver coincidência das brincadeiras novas que trarão de casa, mas deverão contrapor as versões para observar as possíveis variações.
Essa será a segunda parte do livro da turma.
Ilustrar o livro e promover algumas sessões especiais durante o recreio com outras turmas para ensinar as novas brincadeiras. (Variação: brincadeiras com bola)
-recriar versos inspirados no poema Ado, ado, ado.
Para Descobrir
Como as brincadeiras infantis foram “inventadas”?
Quais os primeiros brinquedos para crianças inventados?
Existe um Museu do Brinquedo?
Como era a infância dos pais e avós, de que brincavam?


Trabalhos dos alunos
Leitura

Artes

Brincadeira












Receita de pizza





Fonte:

2 comentários:

  1. Olá linda:-)
    Tem Selinho para você
    no meu Blog...
    Esse Blog me deixa nas"Nuvens"
    espero que goste!

    Uma excelente semana para você
    beijoss fica com Deus!

    ResponderExcluir
  2. Olá! vim, te oferecer o selinho do dia do amigo e dizer que sua amizade é muito importante pra mim
    com o meu carinho
    san

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.