quinta-feira, abril 12, 2012

Kabá Darebu>Estímulos literários>Um dia na tribo> 12/04/12


ÍNDIO – UM DIA NA TRIBO


O que o aluno poderá aprender com esta aula
§ Valorizar a cultura indígena;
§ Respeitar a diversidade cultural;
§ Conhecer o cotidiano de uma tribo indígena;
§ Identificar semelhanças e diferenças entre o nosso cotidiano com o de uma tribo.



Duração das atividades
Cinco aulas com duração de 50 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecer diferentes culturas.



Estratégias e recursos da aula
1ª Atividade
A professora inicia a aula apresentando, em forma de cartaz, esse fragmento de texto do livro a ser lido em classe, escrito assim:
“Nossos pais nos ensinam a fazer silêncio
para ouvir os sons da natureza;
nos ensinam a olhar, conversar e ouvir
o que o rio tem para nos contar;
nos ensinam a olhar o vôo dos pássaros
para ouvir notícias do céu;
nos ensinam a contemplar a noite, a lua, as estrelas...”



Logo em seguida pergunta para a classe quem eles acham que escreveu esse texto.
Deixa as crianças falarem livremente até chegarem a conclusão de que foi um índio, caso fique difícil a professora dá pistas até eles chegarem a essa conclusão.
A professora diz que para eles conhecerem um pouco mais dessa cultura ela lerá o livro Kabá Darebu, de Daniel Munduruku e Marie Therese Kowalezy, Editora Brinque-Book





Livro: AQUI

2ª Atividade
Baseado no livro a professora faz com a turma uma listagem das brincadeiras indígenas:








Brincadeiras dos meninos indígenas



Arco e flecha,
Esconder na mata para serem procurados
Jogar futebol
Pega-pega dentro do rio,
Pescaria
Subir em árvores,
Imitar os adultos,



Brincadeiras das meninas indígenas



Fazer bonecas com espigas e folhas de milho;
Fazer comida;
Mexer com os meninos
Subir em árvores,
Cantar e dançar cantigas de roda,
Nadar no rio



Observando a listagem pergunta às crianças:



1 – Das brincadeiras citadas, quais vocês conhecem?
2 – Vocês já brincaram de alguma dessas brincadeiras?
3 – Vocês acham que as brincadeiras têm que ser separadas entre brincadeiras de meninos e de meninas? Por quê?
4 – Imagine que você está passando um dia nesta tribo, qual dessas brincadeiras você escolheria para brincar junto com as crianças indígenas? Por quê?



3ª Atividade:
A professora relê as páginas 4 e 5, onde estão localizadas as descrições da casa e da aldeia e distribui uma folha e pede para eles ilustrarem a casa e a aldeia, respeitando as características descritas no livro.







4ª Atividade:
A professora pede como tarefa de casa que os alunos tragam receitas feitas com mandioca, cará, batata-doce ou milho e com elas confeccionam um livro de receitas.
Os alunos irão desenvolver a capacidade da escrita, da organização em grupo, tomada de decisão e diagramação para a montagem do livro de receitas.



5ª Atividade:
A professora solicita que alguns pais compareçam a Escola para um momento de “Histórias Contadas”, onde esses possam contar aos alunos algumas histórias da tradição oral ouvidas quando ainda eram pequenos.



6ª Atividade:
A professora propõe que os alunos escrevam uma carta para Kabá Darebu contando um pouco sobre eles, como é a vida aqui na cidade e as descobertas feitas através da leitura do livro.



Recursos Complementares



■KABÁ DAREBU, de Daniel Munduruku e Marie Therese Kowalezy, Editora Brinque-Book ·



■COISAS DE ÍNDIO , de Daniel Munduruku, Callis Editora



■Revista Ciência Hoje das Crianças - 2010 – Edição 210



Avaliação
Observar no decorrer das atividades propostas o envolvimento das crianças com as atividades propostas.
Observar se o discurso se faz de forma respeitosa sobre o modo de vida relatado no livro.
Verificar se conseguem através do registro descreverem as peculiaridades dos indígenas.



 
 
 
 

Professor Sassá
nº21
Editora Minuano
 
 

Um comentário:

  1. Olá Krika,adorei seu blog...
    Te ofereço de coração o selo de aprovação (pegar no meu blog Educar é Viver na aba ofereço), vc merece!!
    http://orientarpedagogos.blogspot.com/

    para fazer parte do blog siga as regrinhas:

    Seja seguidora,do ducar é Viver e do Diversos Blogs Educacionais, como vc já trouxe o selo de qualidade,falta indicar blogs educacionais de qualidade!!!
    Seja bem vinda!
    http://diversosblogseducacionais.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.