segunda-feira, agosto 20, 2012

Dorotéia a centopéia> Ana Maria Machado>Animais de estimação>Produção de textos>20/08/12


Resultado de imagem para doroteia a centopeia ana maria machado atividades
Dorotéia a Centopéia

Num canteiro de jardim vivem muitos bichinhos:formigas, abelhas, besourinhos,grilos e uma centopéia,a Dorotéia.
De uns tempos para cá, Dorotéia anda muito triste e esquisita.
O que será que ela tem?
Será doença?
Seus amiguinhos chamaram o médico.
Veio o médico. O famoso doutor Caracol, aluno do doutor Caramujo, médico mais famoso ainda.
Quando ele chegou perto. Dorotéia botou a língua de fora e fez careta. Ele logo abriu a maleta:
- Obrigado, assim posso examinar melhor.
Ela ficou envergonhada e parou de ser malcriada.
Todos os amigos de Dorotéia estavam preocupados e queriam notícias dela. Doutor Caracol explicou:
- Topadas com os pés da frente dos dois lados. Unha encravada no pé número 18 do lado esquerdo e no 27 do lado direito. Calos nuns 35 pés do lado direito e nuns 42 do outro lado.
- Que horror! Coitadinha! E por quê?
- Sapatos apertados. Ela até hoje calça os sapatos que botou no dia em que aprendeu a andar. Já deixei com ela uma receita de sapatos novos. Bem, até logo.
01)Complete:
a- Título do texto:
b- Autora:
c- Número de parágrafos:
02) Marque as respostas corretas conforme o texto:
( ) Dorotéia tinha unha encravada no pé número 18 do lado direito.
( ) Dorotéia tinha calos nuns 77 pés.
( ) Topadas com o pés da frente dos dois lados.
( ) A receita era sapatos novos.
Responda com frases completas:
a- De quem o doutor Caracol é aluno?
b- Qual foi a mal criação de Dorotéia para o médico?
c- Quem estava preocupado com Dorotéia?
d- O que o doutor Caracol receitou para Dorotéia?
Atividades: AQUI
Ouvindo: AQUIAQUI



Sugestão de artes:
Confecciona com vários CDs usados a Centopéia e, cada um deles, com uma textura diferente, para as crianças passarem a mão e descobrirem as sensações do tato.
Ainda para brincar com Dorotéia, eles podem produzir centopéias de brinquedo com tampinhas de garrafa Pet. "Esta atividade além de ser um desafio, também ajuda a desenvolver a coordenação motora fina".
Trouxe daqui:
 
Animais de estimação:
escrevendo histórias de amor e de respeito à vida.

Autor :Fabiane de OLiveira Braga Felício  
O que o aluno poderá aprender com esta aula
A partir das aulas que serão propostas, espera-se que os alunos sejam capazes de:
1) Produzir textos individuais orais e escritos;
2) Identificar e criar rimas levando ao desenvolvimento gradativo da consciência fonológica;
3) Fazer revisões das produções ( auto-revisões e revisões recíprocas);
4) Desenvolver o espírito crítico em relação às produções dos colegas;
5) Estabelecer contato com pequenos animais, animais de zoológico e suas características;
6) Formular questões, diagnosticar e propor soluções para animais de rua e maus tratos;
7)Ter noções básicas de diferentes leituras e seus objetivos: leitura científica, leitura literária (dentro do nível de sua escolaridade);
8) Organizar e registrar informações por meio de figuras, quadros, esquemas, listas e textos;
9) Comunicar-se oralmente e através da escrita (levantamento de suposições e dados, relacionar informações e construir conclusões);
10) Problematizar e respeitar diferentes opiniões.
Duração das atividades
11 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Professor, para as atividades propostas, os alunos deverão apresentar habilidades cognitivas para:
- ter domínio, pelo menos básico, de recursos e tecnologias da escrita;
-  identificar informações explícitas;
-  produzir textos orais e escritos com elementos descritivos;
- saber organizar minimamente as informações segundo solicitações feitas;
- ter autonomia para manusear e organizar diferentes objetos.
Professor, esta aula pode ser realizada com crianças em fase de alfabetização,mas você deve ser cuidadoso para selecionar quais etapas e atividades são aplicáveis aos seus alunos.
Adapte as propostas quando julgar necessário.
Estratégias e recursos da aula
Preparação para a primeira aula.
Professor, descubra o que os alunos sabem sobre rimas, como identificá-las e quais os portadores de texto que comumente as encontramos.
Trabalharemos com uma música que fala sobre vários bichos.
 Nela, os alunos farão um reconhecimento dos animais que já viram, já tocaram, nunca viram, gostariam de ter em casa e etc.
Providencie cópias da música Bicho de Ivete Sangalo, um CD player e a música em estudo.
Nas cópias, o texto deverá estar cheio de lacunas para serem preenchidas pelos alunos no momento em que ouvirem a música.
Essa atividade ,Ditado Interativo (Estratégias do Ditado logo abaixo), dará uma oportunidade para trabalhar a grafia das palavras, rimas e etc.
Disponibilizo para você a letra da música de Ivete Sangalo.

Bicho
Ivete Sangalo
Composição: Ivete Sangalo/Saulo Fernandes
E aí
Meu amigo bicho?
Beleza?
Como andam as coisas?
A centopéia
Que o diga
Queria ser leão
Pra ter aquela juba
Queria ser baleia
Daquelas barrigudas
Queria ser formiga
Minhoca, besouro
Quem sabe
Uma lagartixa?
Queria
Ser um urso
Dormir o dia inteiro
Queria ser macaco
Pulando bem ligeiro
Queria ser
Golfinho, peixinho
Cavalo marinho
Quem sabe um tubarão
Nadar lá no fundão?
Só pra ser mais leve
Pensei num passarinho
Só pra ser mais leve
Pensando bem
Cágado anda devagarinho
Imagine a borboleta
De asinhas coloridas
Pensei em ser cachorro
De orelhas bem compridas
Queria ser uma gata
Um sapo, um rato
Quem sabe um dragão?
Ah, aí vai pegar fogo
Eu queria ser leão
Pra ter aquela juba
Queria ser baleia
Daquelas barrigudas
Queria ser formiga
Minhoca, besouro
Quem sabe
Uma lagartixa?
Daquelas chics de salto,bolsa da moda
Pensei em
Ser um urso
Dormir o dia inteiro
Queria ser maca co
Pulando bem li geiro
Queria ser
Golfinho, peixinho
Cavalo marinho
Quem sabe um tubarão ?
Só pra ser mais leve
Pensei num passarinho
Só pra ser mais leve
Pensando bem
Cágado anda devagarinho
Imagine a borboleta
De asinhas coloridas
Pensei em ser cachorro
De orelhas bem compridas
Queria ser uma gata
Um sapo, um rato
Quem sabe um dragão?
E dragão existe, eh?
Dragão existe não
1ª aula: 03 horários de 50 minutos (2 horas e 30 minutos)
Entregue para os alunos a folha com a letra da música.
SUGESTÃO DA LETRA DA MÚSICA PARA SER REPRODUZIDA PARA OS ALUNOS PARA O DITADO INTERATIVO.
(Aqui foram retirados os nomes dos animais, pela temática da aula )

E aí
Meu amigo bicho?
Belez a?
Como andam a s coisas?
A _ ______________
Qu e o diga
Queria ser ______ _______Pra t er aquela juba
Queria ser _____________
Daquelas barrigudas
Queria ser _______________
_____ _______, _____________
Quem sabe
U ma _____________?
QueriaSer um __________Dor mir o dia inteiroQueria ser ________ _____Pulando bem ligeiro
Queria ser
_______________, __ _____________
_ _________________
Quem sabe um ______ _________
Nadar lá no fundão?
Só pra ser mais lev e
Pensei num ____ _____________
Só pra ser mais leve
Pensando bem______________ and a devagarinho
Imagine a __________________
De asi nhas coloridas
Pe nsei em ser _________________
De or elhas bem compridas
Queria ser uma ____________
____________________
Quem sabe u m ______________?
Ah, aí vai pegar fogo

(Video da música de Ivete Sangalo)
Ditado Interativo:
Professor, você deverá passar a música e quando chegar na palavra que eles deverão preencher, você deverá pausar a música e falar a palavra a ser preenchida.
Faça isso, como todas as palavras.
Depois, passe novamente a música para ser tocada sem pausas.
Passe mais uma vez para que possam conferir.
 Leia a música com eles perguntando o nome do animal de cada lacuna e escreva-os no quadro.
Durante a escrita na lousa, foque a ortografia das palavras.
Prepare para a próxima atividade, várias fichinhas com o nome de todos os animais que estão na música.
Vide modelo abaixo:
1 centopéia
2 leão
3 baleia
4 formiga
5 minhoca
6 besouro
7 lagartixa
8 urso
9 macaco
10 golfinho
11 peixinho
12 cavalo marinho
13 tubarão
14 passarinho
15 cágado
16 borboleta
17 cachorro
18 gata
19 rato
20 dragão
2ª aula: 02 aulas de 50 minutos (1hora e 40 minutos)
A seguir, peça que os alunos sentem-se em duplas, divida as fichinhas de acordo com a quantidade de duplas formadas e entregue- as para os alunos.
Solicite que os alunos discutam com o colega sobre os nomes de animais que possuem nas fichas e classifique-os, segundo a concepção deles, quais deles são considerados bichos de estimação.
 Determine um prazo com os alunos para realizar esta tarefa.
Pergunte a cada dupla o nome dos animais que eles têm em mãos classificando-os como animal de estimação ou não
.O professor deverá anotar o nome do animal que os alunos falarão abaixo do cartaz no quadro. Faça isso com todas as duplas.
A seguir, pergunte aos colegas se todos concordam com a classificação feita e altere o que for necessário concluindo com eles quais características deve apresentar um animal para que possa ser considerado um bicho de estimação.
Peça aos alunos que anotem no caderno os nomes dos animais de estimação.
 Vá, professor, acompanhando a escritura dos alunos.
Leia, em voz alta, cada um dos nomes anotados no quadro, peça que os alunos repitam em coro o nome lido.
Selecione alguns alunos ou pergunte quem se oferece para ler os nomes sozinho e em voz alta para toda a turma.
Trabalhe as regras de discussão em grupo:
* Esperar sua vez para dar opinião e o por quê;
* Falar apenas o nome do animal que está escrito em sua fichinha;
* Se você não concorda r com o colega, respeite a opinião dele nesse momento até que o professor coloque em discussão o que foi dito.
3ª aula: 2 aulas de 50 minutos (1 hora e 40 minutos)
Volte ao texto com os alunos, dessa vez para detectarem as rimas existentes .
Dica: De  acordo com a sondagem feita nos Conhecimentos Prévios, veja a necessidade ou não de introduzir o conceito de rima.
Trabalhe algumas atividades com as rimas do texto.
Sugestões
a) Pergunte aos alunos as palavras que estão rimando no texto e anote-as na lousa;
b) Peça que façam outras rimas a partir do nome dos animais do texto;
c) Proponha uma brincadeira:
Divida os alunos em grupos e entregue fichas com palavras para que possam cri ar o maior número de palavras que rimam com ela. Ganha o grupo que obtiver o maior número de rimas.
Preparação para a próxima aula:
Peça aos alunos que levem para a sala de aula, fotografias de seu animal de estimação e para quem não tem peça que leve a gravura do animal que gostaria de ter.
Solicite também uma pesquisa sobre o seu animal, levando as suas características principais, o
que gostam de comer, seu  hábitos, nome científico e etc.
4ª aula: 02 aulas de 50 minutos (1 hora e 40 minutos)
Faça um círculo e investigue as espécies animais que os alunos levaram para a sala e depois agrupe-os de acordo com essa familiaridade animal.
Peça que os alunos observem quais características se assemelham ou se diferem.
Esse momento será de grande importância para os alunos que não possuem um animal de estimação.
Individualmente, cada aluno produzirá um texto sobre a foto ou gravura que levou do animal.
Peça-os que escrevam o nome do animal, como o adquiriu, suas características, seus hábitos, suas travessuras e tudo aquilo que julgar interessante que o colega e seus familiares leiam sobre o animal.
Informe aos alunos que, ao final, os textos produzidos serão encadernados para a confecção de um livro da classe.
Após a escrita dos textos, recolha os mesmos para que você possa fazer as considerações necessárias.
5ª aula: 01 aula de 50 minutos
Devolva os textos aos alunos, solicite que eles façam a leitura crítica das observações feitas e façam a reescrita em uma folha pautada e nela colem a fotografia ou a gravura do animal.
Cada aluno deve rá assinar e datar sua produção de texto.
Observação: Professor, entregue para todos os alunos uma folha pautada e do mesmo tamanho para a posterior confecção do livro.
6ª aula: 01 aula de 50 minutos
Faça juntamente com os alunos a confecção do livro.
Escolha com eles o título, o sumário, a ordem em que estarão colocadas as produções e a capa.
Elabore com os alunos um calendário para que todos possam levar o livro para casa.
Estabeleça as regras para essa circulação do livro, pois é importante que não ocorram atrasos na devolução, não danifiquem o livro e respeitem as opiniões dos colegas nos textos.
DICAS:
1) Após a leitura de todos da classe, o livro poderá ser doado à biblioteca da escola ou para a biblioteca de sala.
 2) O livro pode ser digitalizado e publicado no blog da sala, no site da escola, ser gravado em CD/DVD para que todos tenham um exemplar para lembrança.
Professor, veja qual a melhor forma, de acordo com a sua realidade e interesses, para socializar a produção do livro.
Recursos Complementares
Sugestões de atividades que poderão enriquecer as aulas propostas:
1) Leitura de livros
Sobre rimas:
FURNAI, Eva. Você troca? São Paulo, SP: Editora Moderna, 1991.
Sobre animais:
MELLO, Thiago de. Amazonas: água, pássaros, seres e milagres. São Paulo, SP: Editora Salamandra,1998.
MAIA, Pedro; WEISS, Luise. ABC do Zôo. São Paulo, SP: Editora Moderna, 1998.
SIMARD, Rémy. Meu cachorro é um elefante (Trad.Ana Maria Machado). São Paulo, SP: Editora Moderna, 1998.
2) Música do cantor e escritor,Rubinho do Vale, A fauna e a flora:
3) Entrevista a um veterinário
4) Visita a um zoológico;
5) Deixar os alunos levarem seus animais de estimação para a aula, observando a viabilidade de levar cada animal.
6) Texto sobre rimas para ser utilizado no 1º ou 2º ano do ensino fundamental:
7) Se possível, mostre aos alunos o site abaixo e trabalhe com eles a importância de cuidar dos animais. Esse site se refere à uma ONG que cuida de animais de rua na cidade de Belo Horizonte/MG:
http://www.projetoanimaisderuabh.com/
Avaliação
Professor, avalie nas produções de textos , a ortografia, as características dos textos narrativos/descritivos levando em consideração os destinatários especificados por você previamente, o vocabulário utilizado, existência de palavras repetidas, a utilização de sinônimos e o uso de recursos coesivos.
Observe se alunos que solicitavam sua ajuda constantemente para produzirem textos apresentaram avanço de autonomia na produção textual ou a um domínio específico: ortografia, pontuação...
Durante as atividades de produção oral, avalie se algum aluno teve interesse em aprofundar nas pesquisas, através das contribuições (relevantes) sobre o assunto em estudo e elogie-o(s), despertando nele(s) e nos outros colegas a iniciativa de buscarem informações adicionais para as atividades propostas pelo professor.
É importante que os alunos sintam confiança e possam expressar o que sabem e o que gostariam ainda de aprender.
Desde cedo, a sala de aula deve ser o espaço da interlocução, onde sujeitos de saberes (com)partilham experiências velhas e novas.

4 comentários:

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.