quarta-feira, agosto 29, 2012

O girassol solitário>Atividade primaveril>Sugestão de aula>29/08/12



O girassol solitário> Sandra Diniz Costa>Portal do professor
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Compreender a importância do girassol;
• Conhecer os diferentes tipos de girassóis;
• Aprender sobre modos de preparo da terra para plantio;
• Compreender noções de medidas e grandezas;
• Ampliar a linguagem oral e escrita;
• Desenvolver valores humanos de amizade e cuidado.

Estratégias e recursos da aula

Primeiro Momento:

O/a professor/a leva para a sala de aula a história infantil “ O Girassol Solitário” de Sandra Diniz Costa, que pode ser encontrado no http://mundinhodacrianca.blogspot.com/2009/09/historia-infantil-o-girassol-solitario.html. Nessa história Giraflor que é um girassol, está sozinho e triste e reclama com o sol. O sol lhe explica que é preciso conquistar amigos para não ficar sozinho mas Giraflor não sabe direito como é que se conquista amigos. Quando chegam amiguinhos perto dele não compreende que pode ajudá-los, por isso continua sozinho. Só depois de um diálogo com o sol é que Giraflor compreende o significado da amizade e passa então a compartilhar o que tem.
Depois de contar a história para as crianças, o/a professor/a conversa com elas sobre os valores trazidos pela história fazendo questionamentos do tipo. “Vocês têm amigos?” como é ter amigos? O que é importante fazer com os amigos para deixá-los felizes? O que deixam seus amigos tristes?” Dessa forma o professor vai problematizando com as crianças questões relacionadas ao convívio em sala de aula e levando-as a perceber o quanto é importante ter amigos.

 Segundo Momento:

O/a professor/a convida as crianças a fazerem uma homenagem a seus amigos, plantando sementes de girassol em um canteiro da escola. Cada criança escolhe o amigo que vai homenagear. Escreve o nome e desenha esse amigo.
Terceiro Momento: 
Com o auxílio do/a professor/a as crianças fazem uma pesquisa na biblioteca da escola sobre como preparar o solo para o plantio. Depois fazem uma entrevista com uma pessoa da área de ciências que vai explicar como deve ser esse processo. As questões da entrevista são previamente elaboradas pela turma e escritas em fichas de forma livre. No momento dessa escrita o/a professor/a vai passando de carteira em carteira e fazendo a reescrita com as crianças. Um trabalho interdisciplinar.

Quarto Momento:

Finalmente chega o dia do plantio, a terra é preparada por pequenos grupos que se intercalam com a ajuda do/a professor/a. Depois do plantio, as crianças visitam diariamente o canteiro para observar como está o crescimento dos girassóis. O/a professor prepara fichas de registro colocando a data do plantio e a data da observação feita pela criança, assim é possível construir uma linha do tempo. As crianças podem utilizar pranchetas como suporte todas as vezes que forem fazer o registro para possibilitar tal atividade perto do canteiro.

Quinto Momento: Os pés de girassóis crescem bastante ultrapassando o tamanho das crianças. Assim é importante medi-los e compará-los com o tamanho das crianças trabalhando dessa forma grandezas e medidas.

Sexto Momento:
Depois que os girassóis secarem surgirá o questionamento por parte das crianças sobre a morte dos girassóis uma vez que o tempo de vida deles é curto (em torno de 45 a 60 dias). Assim é possível abordar com a turma o ciclo da vida das plantas e animais. Para encerrar o projeto, divida com as crianças as sementes produzidas pelos girassóis que elas plantaram para que levem para casa.
Recursos Complementares

Livros, CDs, Dvds, livros de história, revistas com informações científicas sobre a vida dos girassóis.

Avaliação

O professor deve observar o conhecimento trazido pelas crianças, a criatividade no decorrer do trabalho. Como as crianças participaram do projeto. As crianças construíram noções de preservação do ambiente a sua volta? Cuidaram desse ambiente? Aproveitaram as atividades de registro? Evoluíram no desenho e na escrita? Cultivaram valores de amizade, respeito e cuidado com os colegas?


O girassol solitário: ouvindo: AQUI
A história: AQUI, PDF: AQUI
Projeto: Combatendo a violência: AQUI
A lenda do girassol
Atividade/Artes
Moldes da história
Avental
Música girassol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.