domingo, agosto 26, 2012

O grito do Ipiranga> Obra de arte> Pintores e afins>Turma da Mônica> 26/08/12

O 7 de setembro, os símbolos pátrios
 e o projeto de construção de uma
identidade nacional brasileira



Observação do Linguagem:
Trata-se de aula mais elaborada,destinada ao ensino fundamental final.
Porém o estudo da obra pode ser adaptado para os pequenos do ensino infantil.
A linguagem mais coloquial pode ser substituída ,por você, colega.
Boa aula!
 
Autor :Leide Divina Alvarenga Turini
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Analisar fatores estruturais da sociedade brasileira, os quais fundamentam a ausência da idéia de nação e de uma identidade nacional entre os brasileiros até a independência do Brasil.
Identificar e analisar iniciativas de construção de um projeto de formação da identidade nacional brasileira, a partir da independência.
Refletir sobre os conceitos de pátria e nação presentes no projeto de formação da identidade nacional brasileira, a partir da interpretação de fontes iconográficas e escritas.
Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Mudanças ocorridas na sociedade colonial brasileira, a partir de 1808, com a chegada da família real portuguesa ao Brasil.
O processo de independência do Brasil.
Estratégias e recursos da aula
I- A ausência da idéia de nação e de uma identidade nacional entre os brasileiros
Atividade com Texto: O projeto de formação de uma identidade nacional brasileira a partir da independência
Em 7 de setembro de 1822 o Brasil deixou de ser uma colônia e tornou-se um Estado Nacional independente de Portugal. Entretanto, a idéia de nação como unidade não apenas territorial e lingüística, mas também como elemento de identificação social e política reconhecida por costumes, tradições, crenças e símbolos comuns, não existia entre os brasileiros.
Para a filósofa Marilena Chauí, a construção da idéia de nação no sentido acima colocado ocorreu no momento em que o “Estado precisava de algo mais que a passividade de seus cidadãos: precisava mobilizá-los e influenciá-los a seu favor.
Precisava de uma ‘religião cívica’, o patriotismo”.
A necessidade de construção da “idéia nacional” pelo Estado ocorreu, segundo a autora, apenas no século XIX, “no momento em que a divisão social e econômica das classes apareceu com toda a clareza e ameaçou o capitalismo". (Turini, Leide Alvarenga. mimeo, 2007).
O texto, na íntegra, pode ser acessado em: http://gephiseseba.blogspot.com
Atividades para o estudo do texto:
1) Ler atentamente o texto, interpretando as suas idéias centrais com a orientação do professor.
2) Responder, por escrito as seguintes questões:
a) Por que podemos afirmar que até o século XIX não existia a idéia de nação, ou melhor, não existia uma identidade nacional entre os brasileiros?
b) Explique a afirmativa: O Projeto de Nação defendido pelos grupos sociais dominantes após a independência passou a ser construído a partir da “idéia de unidade, de harmonia e de comunhão de interesses, procurando eliminar os conflitos e as diversas concepções de liberdade”.
II-Os símbolos pátrios e o projeto de construção de uma identidade nacional brasileira no Brasil Imperial
1- O quadro de Pedro Américo e o "Grito do Ipiranga"





A cena representada é uma reprodução da tela feita pelo pintor Pedro Américo (1843-1905), em 1888 (portanto 66 anos após a independência política do Brasil).
A tela intitulada “Independência ou Morte” e mais conhecida como "O grito do Ipiranga", encontra-se atualmente no Museu Paulista.
Nesta interpretação oficial, D. Pedro I, rodeado por soldados vestidos em seus uniformes de gala, aparece como o príncipe regente que rompeu com a dominação de Portugal, erguendo sua espada às margens do Rio Ipiranga e decretando a independência do Brasil a partir daquela data (7 de setembro de 1822).
Dizemos que esta imagem é a interpretação oficial porque foi construída para ser aceita e difundida como o marco histórico da separação da colônia brasileira em relação à metrópole portuguesa.
O primeiro governante a difundir esta imagem acerca da proclamação da independência do Brasil foi D. Pedro II, que governou o Brasil no período de 1840 a 1889.
A tela de Pedro Américo foi feita por encomenda do Imperador em parceria com o governo de São Paulo.
Orientações para a interpretação da atividade:
a- Pedir aos alunos que, após observarem atentamente a tela, descrevam o que veem na cena representada.
b- A partir do que conseguiram interpretar sobre a cena, explicar, por escrito, a idéia central da mesma.
c- Discutir com os/as colegas e com o professor as respostas e anotar, em seguida, as conclusões a que chegaram.
d- Sugerir aos alunos que confiram no endereço
 o texto "Independência ou morte!
A representação idealizada de um fato histórico", de Antonio Carlos Olivieri.
Os esplendores da imortalidade JOSÉ MURILO DE CARVALHO http://www1.folha.uol.com.br/fol/brasil500/dc_6_2.htm
 II- O hino da Independência do Brasil
Recursos Complementares
 Avaliação
Tendo como princípio que a ação avaliativa deve permear toda a prática pedagógica do professor dando-lhe constantemente elementos que lhe possibilitem auxiliar o estudante no seu desenvolvimento, o professor poderá avaliar os alunos por meio das atividades de compreensão, interpretação e debate das idéias centrais do tema da aula, a partir dos recursos utilizados: textos, vídeos, pinturas.
 Também poderá avaliar os alunos a partir das conclusões registradas no caderno e da sistematização das idéias centrais discutidas na aula.



 
Mais sobre o artista e sua obra
Obra  " O Grito do Ipiranga"
O quadro feito em 1888, atualmente no salão nobre do Museu Paulista da USP, é a principal obra do museu e a mais divulgada de Pedro Américo.
O nome original dessa tela é "Independência ou Morte" mas ficou conhecida como "O Grito do Ipiranga".
A tela mede 7,60 x 4,15 m, tratando-se de uma tela retangular que representa a cena de Dom Pedro I proclamando a independência do Brasil. Na tela também aparecem:
-à direita e à frente do grupo principal, em semicírculo, estão os cavaleiros da comitiva;
-à esquerda, e em oposição aos cavaleiros, está um longo carro de boi guiado por um homem do campo que olha a cena curiosamente.
-Essa obra foi encomendada pelo governo imperial e pela comissão de construção do monumento do Ipiranga, antes que o Museu do Ipiranga existisse, e foi completado em Florença em 1888.
O artista se preocupava em estudar todos os detalhes de seus quadros, como roupas, armas e os tipo físicos das pessoas. Para a produção deste quadro, ele se dirigia freqüentemente ao bairro do Ipiranga para conhecer-lhe a luz, a topografia e outros aspectos.
Biografia
Pedro Américo de Figueiredo e Melo tinha apenas 10 anos quando foi escolhido como desenhista da missão científica do naturalista francês Louis Jacques Brunet, para estudar a flora e da fauna do Nordeste do Brasil.
Depois de se formar em Belas Artes no Rio de Janeiro, Pedro Américo obteve uma bolsa de estudos dada pelo imperador Pedro 2o e foi para a Escola de Belas Artes em Paris, na França, onde aperfeiçoou seu estilo com os pintores Jean-Auguste-Dominique Ingres e Horace Vernet.
Na capital francesa, cursou filosofia e literatura na Universidade Sorbonne, além de iniciar o estudo da física no Instituto Ganot.
Também escreveu poemas, estudos e romances.
Seu ensaio sobre a "Refutação da Vida de Jesus por Renan" valeu-lhe a comenda papal da Ordem do Santo Sepulcro. Entre suas obras literárias e filosóficas, destacam-se "A Reforma da Academia de Belas Artes de Paris", "Discursos sobre a Estética e Ciência e os Sistemas".
Obteve o doutorado em ciências físicas em Bruxelas, na Bélgica. Antes de voltar ao Brasil, passou por Lisboa, onde se casou com a filha do Conde de Porto Alegre.
No Rio, tornou-se professor de desenho da Academia Imperial de Belas Artes.
A seguir, ganhou a cátedra de história da arte, estética e arqueologia - esta última uma paixão do imperador Pedro 2o.
Américo foi um entusiasta da pintura histórica. Tinha 43 anos quando assinou um contrato com o governo do estado de São Paulo, em 14 de julho de 1886, para pintar a "Proclamação da Independência". Devia entregar a obra pronta em 1889, mas terminou um ano antes.
O trabalho foi todo feito em Florença, onde foi exposto, em abril de 1888, antes de ser entregue ao governo paulista, em 14 de julho daquele ano - é a tela conhecida como "Grito do Ipiranga".
Pintou seu auto-retrato a pedido do governo italiano, para ser colocado na sala de pintores célebres da Galleria Nazzionale degli Uffizzi, em Florença, a cidade italiana conhecida como berço da arte. Isso equivaleu a uma consagração.
Seus quadros mais conhecidos são "Batalha do Avaí", "Grito do Ipiranga", "Judith e Holofernes", "Rabequista Árabe, "Tiradentes esquartejado".
 A "Batalha do Avaí", segundo Cardoso de Oliveira, seu biógrafo, é considerada uma das mais notáveis obras-primas da arte mundial.
Com 48 metros quadrados, a pintura representa a batalha da guerra do Paraguai.
Os personagens de maior destaque na cena são o duque de Caxias e o general Osório, este no momento em que é atingido por um tiro na boca.
Eleito deputado na Assembléia Constituinte de 1890, apresentou projetos de interesse cultural. Em 1900, em Florença, pintou "Paz e Concórdia", a grande tela alegórica que foi seu último trabalho e está exposta no Palácio do Itamarati, em Brasília.
Américo foi um dos mais famosos artistas de sua época e é um dos principais nomes da pintura histórica brasileira.
Morreu em Florença, aos 62 anos, e foi enterrado na Paraíba, a pedido do governo do estado.
http://educacao.uol.com.br/biografias/pedro-americo.jhtm

O grito do Ipiranga Turma da Mônica



Sugestão sobre o quadro de Pedro Américo:
Como trabalhar
★ Com a imagem em mãos, peça que as crianças descrevam o que veem em detalhes: a quantidade de pessoas e animais, os uniformes, a pose emocionada de D. Pedro, o caráter heroico da cena.
★ Conte que o quadro foi encomendado e que o pintor não estava presente na cena.
★ Distribua material de desenho e pintura e diga que elas também receberam uma encomenda. Depois do que aprenderam sobre a independência do Brasil, devem pintar um quadro - como fez Pedro Américo - reproduzindo como imaginam que aconteceu a declaração de independência.
★ Exponha os trabalhos na classe e discuta a diferença entre eles para evidenciar como o registro e o documento histórico são frutos do olhar de uma pessoa e de sua época.
★Proponha que os alunos confeccionem, com variados materiais como sucata, alguns dos elementos do quadro "O Grito do Ipiranga". Aqui temos algumas sugestões:



Vejam estas sugestões no blog Gente miúda

cavalinho feito com sucata
cavalinho com cabo de vassoura
cavalinho com cabo de vassoura 2
cavalinho feito com garrafa pet
espada e chapeú com dobradura de jornal





Um comentário:

  1. Olá..
    Adorei seu blog, achei muito interessante.
    Se não for pedir muito, você poderia me seguir, no meu blog?
    Já estou te seguindo
    Desde de já agradeço =)
    Teh mais!!
    tutorialphots.blogspot.com

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