sexta-feira, agosto 17, 2012

Parece mais não é>Adivinhas> Homônimos> Parônimos> 17/08/12

Parece, mas não é!



Uma série de adivinhações engraçadas, todas ilustradas, é a forma encontrada por Ana Maria para ensinar os homônimos e parônimos.
Aos poucos, a criança vai percebendo que uma mesma palavra pode ter vários significados, como a manga da camisa e a manga fruta.
Aprender fica mais divertido aqui.


Resultado de imagem para livro manos malucos

Manos Malucos I




O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Identificar palavras com a mesma grafia, mas com significados diferentes.
- Criar adivinhas usando palavras de mesma grafia, mas com significados diferentes.
Duração das atividades
1 aula de 60 minutos Estratégias e recursos da aula
- Livro: Manos Malucos 1 e 2 – Ana Maria Machado - Salamandra Editora
- Folhas de papel A3
- Material para colorir (guache, giz de cera, hidrocor, etc.)
Sinopse do livro Manos Malucos 1 e 2
Uma série de adivinhações que estimulam a fantasia das crianças, incentivando o interesse pelos homônimos e parônimos. Diverte enquanto ensina.




Prepare a turma para brincar de adivinhação, para isso peça que sentem próximos do professor, e escutem as pistas para descobrirem a resposta das adivinhas.
A cada adivinha descoberta, o professor mostra a ilustração, caso ninguém descubra a palavra, mostre as gravuras para que possam ter mais uma pista e consigam adivinhar.
Esta divertida brincadeira serve para estimular os alunos a conhecerem palavras de mesma grafia e pronúncia, mas com significados diferentes.
Exemplo:
“Uma irmã é bem docinha,
Puxa-puxa, gosto forte,
Bem melada ou azedinha,
Ser querida é sua sorte.
A outra dá frio na espinha,
Dispara, traz a morte.”
Resposta: Bala
(p.7, Manos Malucos 2 – Ana Maria Machado)
Após a brincadeira, é a vez dos alunos criarem adivinhas com palavras que não foram apresentadas no livro. Lembre que as palavras devem ser semelhantes na grafia e pronúncia, mas diferentes no sentido.
Seria interessante se os alunos formulassem adivinhas conforme observaram anteriormente: escrita de versos rimados, uso de palavras conhecidas por todos, comparar uma palavra com a outra...
Por último, a turma ilustraria suas criações e cada criança faria a leitura para que os colegas tentassem adivinhar.
O professor poderia criar um livro de adivinhas e compartilhar com outras turmas ou elaborar um jogo de tabuleiro ou de baralho.
Recursos Complementares
Sugestões de livros:
- O que é? — Ana Maria Machado e Claudius, Editora
Salamandra, São Paulo
- ABC Doido — Angela Lago, Editora Melhoramentos, São Paulo
- Armazém do folclore — Ricardo Azevedo, Editora Ática,São Paulo
- A princesa que tudo sabia… menos uma coisa — Rosane Pamplona,
Editora Brinque-Book, São Paulo
- Sua Alteza a Divinha — Angela Lago, RHJ, Belo Horizonte
- Adivinhe se puder – Eva Furnari,Editora Moderna, São Paulo
Sites para pesquisa:






Avaliação
O professor irá avaliar, junto com a turma, a adivinha criada por cada aluno.
Seria interessante combinar com o grupo os pontos a serem observados.
- Se a escrita estava legível.
- Se os versos escritos foram entendidos por todos.
- Se as palavras usadas tinham a mesma grafia e pronúncia.
- Se a ilustração ajudou na interpretação do texto.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13751

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.