sexta-feira, setembro 07, 2012

Direitos> Deveres> Literatura>Eleições> O que fazer? Liliana Iacocca> 07/09/12


A escola e sua função
O papel formador da escola
Convivência


Autor :Luciana Soares Muniz
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Com as aulas propostas o aluno poderá valorizar o papel formador da escola, perceber a importância da escola na sociedade, bem como desenvolver atitudes de respeito perante os diferentes sujeitos da escola.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – três (3) atividades de 60 minutos cada uma
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para a realização desta aula é necessário que o professor já tenha trabalhado com o aluno a história da escola, a função e a importância de cada sujeito da escola.
Estratégias e recursos da aula
Atividade 1: aproximadamente 60 minutos
Professor você poderá consultar nossas aulas postadas no Portal: "Conhecendo nossa escola" e "Aprendendo com todos da escola", você vai encontrar atividades interessantes para subsidiar seu trabalho.
Para esta atividade, organize a turma para ouvir a história sugerida abaixo, com o objetivo de buscar valorizar o papel formador da escola.



Sítio:Turma da Mônica na Escola
Após ouvirem a história “A turma na escola” solicite que cada aluno escreva o que a escola significa para ele.
Depois, socialize as respostas dos alunos com a turma.
Cada aluno poderá fazer um desenho de como percebe a escola em sua vida, sua organização e função.
Atividade 2: aproximadamente 60 minutos
Professor disponibilize uma cópia do trecho adaptado do livro da autora Liliana Iacocca para cada aluno, com o objetivo de trabalhar a importância da escola na vida da criança.


É bom tomar sorvete?
É bom também:
Estudar e aprender muito bem as coisas de que a gente mais gosta.
Respeitar o gosto de cada um.
Defender a própria opinião.
Ajudar quem precisa.
Cuidar das próprias coisas.
Falar a verdade.
Ouvir.
Ler.
Inventar.
Ter amigos.
Enfim...
É muito bom imaginar uma sala de aula onde todos convivam de uma forma muito gostosa!!!
Fonte: Adaptado de Liliana Iacocca e Michele Iacocca. O que fazer? – Falando de convivência, Ática.
Professor após a leitura do trecho acima, organize a turma em grupos de quatro ou cinco alunos.
Cada grupo terá um tempo de aproximadamente 15 minutos para organizar uma dramatização, em que deverá buscar retratar uma sala de aula como a descrita pela autora Liliana Iacocca.
Depois cada grupo fará apresentação da sua dramatização.
Professor você poderá filmar este momento e depois assistir com a turma.
Busque dialogar com os grupos, sobre a importância da escola e seu papel com relação à convivência.
Atividade 3: aproximadamente 60 minutos
Professor converse com a turma sobre a importância de uma boa convivência entre os diferentes sujeitos da escola.
Depois, organize a sala em duplas.
Cada uma deverá fazer um cartaz propaganda, com escrita e desenho, demonstrando a importância do respeito a todos da escola.
 Os cartazes poderão ser afixados nos murais da escola, a fim de comunicar o que foi aprendido.
Recursos Complementares
Para outras informações sobre a temática proposta acesse o sítio: A organização do espaço e do tempo na Escola
Avaliação
A avaliação poderá ser feita em todos os momentos propostos, por meio da observação dos momentos vivenciados e registros individuais de cada aluno.
 É imprescindível perceber a compreensão da turma sobre a importância da escola na vida de cada um.



Vejam mais aqui sobre esta obra


O que fazer?
LIliana Iacocca
Michele Iacoca
Falando de convivência
Editora Ática














Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.