domingo, setembro 16, 2012

Griselma> Bruxinha>Cidadania>Ética e afins> 16/09/12



Griselma
Marciano Vasques
Ilustrações Márcia Széliga

Em busca de aventuras, ela chega ao início do século XXI e se depara com uma estranha realidade, sentindo-se insegura e solitária.
Griselma nos conquistará com essa história original voltada para a infância, e sua jornada será acompanhada com interesse pelos leitores de todas as idades e que se preocupam com o nosso futuro.
Assunto: o modo de vida contemporâneo e a poluição ambiental.
Interdisciplinaridade: História, Estudos Sociais e Sociologia, Filosofia, Geografia, Arte, Língua Portuguesa e Literatura e Ciências da Natureza.
Transversalidade: ética, cidadania, meio ambiente, trabalho e consumo.
Propostas: coleta de lixo abandonado em torno da escola; seleção de material de sucata no ambiente familiar, para posteriormente fazer a classificação em redução, reaproveitamento e reciclagem de lixo.
Indicações:
- Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental


Griselma
Uma bruxinha impetuosa
É uma bruxinha que deseja conhecer outras época se acaba vindo para o séc. XXI.
No lugar de assustar fica assustada com tudo o que vê.
Em 1676, Griselma, uma bruxinha entediada com seus afazeres e rotina, convoca uma conferência para ter autorização para viajar no tempo.
Concedido o pedido ela acaba por chegar no séc.XXI, mais precisamente em 2010.
Ela fica muito assustada com tudo que vê e decide voltar.
Griselma apesar da vida divertida que leva está entediada e convoca uma reunião do conselho.
 Na  reunião do conselho todos querem saber oque a bruxinha mascote deseja pedir de tão especial.
Um burburinho só. Vergulina, a líder das bruxas, pede silêncio e indaga a Griselma o que ela deseja afinal.
A bruxinha confessa estar entediada de seus afazeres e diz que deseja viver em um mundo diferente onde tudo seja novidade para ela.
Ela afirma que deseja ir para o séc. XXI.V2 .
 Vergulina pede para que a bruxinha aguarde um pouco enquanto o conselho se reúne.
Todos falam ao mesmo tempo, demonstrando preocupação com o pedido, acham muito arriscado a bruxinha viajar no tempo. Vergulina pede novamente silêncio para comunicar a decisão do conselho. Antes porém,pergunta a Griselma se ela tem certeza do que está pedindo.
A bruxinha muito impetuosa afirma que sim,que lá irá assustar a todos com suas bruxarias. Vergulina afirma que o pedido foi aceito e quea bruxinha deveria estar ciente de que não poderia retornar. Era uma condição prevista no Tratado Internacional das Bruxas. Mesmo assim a bruxinha decide ir.
O planeta Terra gira veloz no sentido horário e Griselma ao chegar cai em um latão enorme de lixo. Os gatos que estavam por perto miam e saem assustados.
Griselma procura pelos castelos e não os vê e resolve dar uma volta para conhecer o lugar.Um menino que segurava a mão da mãe quando a viu perguntou onde era o baile a fantasia.
 As bruxas tem o dom de entender todas as línguas e por isso para não arrumar encrenca logode cara fingiu não se importar. Griselma tenta atravessar uma rua.
Um motoqueiro vem a toda e buzina, chama-ade louca e sai em disparada.
Assustada a bruxinha corre para a calçada.Ainda aturdida ela repara um grupo de crianças abandonadas em uma praça. E pensa a bruxa deve estar solta por aqui.
Um ladrão foge de uma joalheria, a polícia liga a sirene e sai atirando, em perseguição ao bandido.
Griselma totalmente apavorada chega em um viaduto.
 Uma família inteira estava abrigada para passar a noite inclusive com um bebê que chorava. Griselma então pensa que nem nas suaspiores malvadezas pensaria em ver uma cena dessas.
 Já falando sozinha, o que é meio comum ver aqui em São Paulo, a bruxinha diz que achava queno futuro tudo era divertido mas não tudo é assustador.
 Griselma então decide voar em sua vassoura.
Griselma vê um menino jogando videogame e quase  adormece. Ela não entende como um garoto pode preferir ficar ali parado jogando. No seu tempo as crianças brincavam ao ar livre e uma com as outras.
Numa vitrine de uma loja uma televisão estava ligada.A bruxinha tenta entender o que é aquela caixa mágica. Finalmente depois de tanto susto e estranheza a bruxinha pensa que não poderá viver nestemundo. Mas o que fazer?
Vergulina observa todos os percalços da bruxinha pela rocha espelhada.
E convoca novamente o conselho.
Vergulina mostra para as outras bruxas os apuros de Griselma e propõe que o tratado sejaalterado. Todas falam ao mesmo tempo e ficam horrorizadas com o que viam. Vergulina propõe a votação quem desejasse que o tratado fosse modificado levantasse a mão direita.
Uma bruxa do conselho pergunta qual seria a mudança.Vergulina afirma que o tratado deveria permitir que as bruxas fossem e voltassem no tempo quando desejassem.Novo burburinho...
Vergulina pede uma definição. Uma conselheira afirma que foi deliberado favoravelmente.
Cansada e com fome a bruxinha chega numa estação de metrô.
O metrô está cheio e os ocupantes estão sisudos, cansados e quietos. Griselma não entende como podem viajar juntos e não falarem uns com os outros, que tristeza. Griselma decide procurar alguma floresta  para ver  se  escapava daquela confusão da cidade.
Griselma está desacorçoada, pensou então emir para a praia.
Pegou sua vassoura e voou novamente.
 Na praia havia um navio que ao atracar acabou derramando óleo na água, formando uma enorme mancha.
 Os peixes agonizavam .Cansada e sem saber o que fazer ela retorna para a cidade e fica sentada em um banco da rodoviária.Um jardineiro alheio a todas essas confusões rega tranquilamente seu jardim, em frente a rodoviária. As flores estão bonitas e muitos passarinhos o rodeiam buscando um pouco de água para se banhar.
Griselma nem mesmo acredita no que vê.Ficou impressionada com a dedicação deste homem. /
Qual seria o mistério desta situação?
Embalada pelos seus  pensamentos e pela cena gratificante que vira a bruxinha acaba adormecendo ali mesmo.
Vergulina após a decisão do conselho decide buscar a bruxinha assustada. Ela pega a sua vassoura e rompe a lua cheia no céu voando o mais rápido que conseguia. Onde estaria a bruxinha...
Vergulina procura identificar o lugar que vira na rocha espelhada. Acha Griselma e a sacode. Vergulina e Griselma se abraçam.Griselma pergunta o que Vergulina faz ali.
Vergulina conta sobre a nova decisão do conselho e chama Griselma para irem embora.
Griselma antes pega uma flor daquele jardim bem cuidado para lembra-se de que o amor ainda existe no séc.XXI.E sobre a cidade adormecida dois vultos desaparecem ao luar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.