terça-feira, outubro 16, 2012

A Pituchinha>Estímulos literários> 16/10/12

A Pituchinha
Brinquedos ganham vida na loja 
ao anoitecer e aprontam....



Motivação:
Uma cartinha que o soldadinho de chumbo mandou, para convidá-los a lerem o livro:
Queridos amigos,
Eu sou o soldadinho de chumbo, eu moro em uma loja de brinquedos, e meu trabalho é cuidar da segurança da loja .
Um dia eu peguei no sono e de repente ... acordei com um barulho!
Fui logo verificar o que podia ser... mas todos os brinquedos pareciam estardormindo, principalmente aquelas bonecas danadas a Pituchinha, a Pom-Pom e a Polichinelo. Estranhamente o pote de doces estava caído no chão...
 O que teria acontecido?
Sabem o que eu resolvi fazer?
Querem saber?
Então vamos combinar uma coisa? Leiam o livro que vocês vão adorar descobrir o que foi o barulho, como o pote caiu no chão e o que eu fiz para ficar sossegado.


A Pituchinha 
Marieta Leite  
 Numa loja de brinquedos, moravam muitas bonecas e bonecos bem juntinhos nas prateleiras. Durante o dia, a loja ficava cheia de gente: mães, tias, avós e amigos procurando presentes para dar às crianças.
Quando a noite chegava, as luzes se apagavam, as portas se fechavam para só abrir novamente na manhã seguinte.
Todos os brinquedos deviam ficar bem quietinhos para não fazer bagunça na loja.
O problema é que nem todos conseguiam.. .
- Olá! Eu sou a Pituchinha, uma boneca muito levadinha, que vive se metendo em confusão.
Hoje queria ficar bem quietinha na noite, mas vi quando chegou aquele maravilhoso doce de leite, que foi guardado lá na cozinha... Mmmm, que fome! O que fazer?
Olhei para um lado e para outro da prateleira onde estava, e logo achei meus melhores amigos: Pompom e Polichinelo.
- Vamos dar um passeio na cozinha para comer só um pouquinho de doce de leite?
- Eu quero, disse Pompom.- Eu também, disse Polichinelo.
Mas como vamos enganar o guarda?
 É verdade: os brinquedos eram proibidos de sair da estante, e durante toda a noite o guarda tomava conta da loja. A tudo ele vigiava e, quando dormia, era com um olho aberto e o outro fechado.
 Depois trocava: um olho aberto e o outro fechado...
Não parava nunca, nem deixava de ver nadinha!
- Já sei! Vamos bem de mansinho, andando só quando ele fechar um dos olhos, depois paramos todos juntos.
E assim foram bem devagarinho: pé cá, pé lá... pé cá, pé lá ... pé cá, pé lá ...
E chegaram à cozinha escura.
 O guarda não viu nada.Todos procuraram pelo pote de doce de leite, mas acabaram descobrindo que ele foi guardado lá no alto, dentro do armário.
Pompom esticou bem seus bracinhos, mas suas mãos não alcançavam a porta de cima do armário da cozinha.
Polichinelo também tentou, se esticando todo, mas não conseguiu chegar perto.
A Pituchinha então disse: - Cada um de nós sozinho nunca vai provar aquele delicioso doce de leite que está lá em cima.
Meu plano é subirmos uns nos ombros dos outros para alcançá-lo, e então...
Todos gostaram da idéia, e foram logo fazendo.
Primeiro foi Polichinelo, que era o mais forte.
Depois Pompom subiu em seus ombros, e por último subiu a Pituchinha, que esticou bem os bracinhos e abriu a porta de cima do armário.
O pote de doce de leite estava lá no fundo, e sua mãozinha estava quase conseguindo agarrá-lo.
 Deu mais uma esticadinha, tentou uma puxadinha e então...
O pote de doce de leite escorregou, voou na parede e ...Bum!
Espalhou doce para todo lado. E o pior, com o barulhão, na certa o guarda iria pegá-los...
E pegou. Ficou muito zangado com aquela bagunça toda, que ele não queria limpar.
Foi então que teve uma idéia: guardou cada bonequinho em sua caixinha, bem preso por uma fita, para só se soltar na casa da criança que ganhar aquele brinquedo.
Desse dia em diante, as lojas de brinquedo passaram a guardar seus bonecos bem fechadinhos em caixinhas - para que não façam bagunça na loja de noite.
Já reparou como eles vêm bem embaladinhos?

História aqui também:

O livro todo aqui:

O Encanto das Histórias Infantis
Adaptação: Peça Teatral “ A Pituchinha”
Objetivos:
Desenvolvimento da oralidade;
Interesse pela leitura;
Valores e Atitudes;
Expressão Corporal;
Componentes Curriculares:
Língua Portuguesa, Artes, Literatura, Ensino Religioso.
Conteúdo:
Prática de Leitura e Escrita.
Ano/Série
Ano: 1º e 2º.
Duração das atividades
Uma semana.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conversa informal com os alunos sobre a história que seria apresentada;
Estratégias e recursos da aula
1ª etapa:
Estudo coletivo de material de leitura
1. Alunos organizados em duplas.
2. Cada dupla receberá um exemplar do livro “A Pituchinha”.
3. Os alunos deverão manusear os livros recebidos, fazendo uma exploração geral do mesmo.
Em seguida, a classe deverá responder perguntas sobre os seguintes aspectos:
a. Que tipo de livro é este (de contos, poemas, lendas, )?
Como você descobriu (Pelo título? Figura da capa? Conhecimento do autor?)?
b. Quem é o autor (brasileiro, estrangeiro)? Onde você encontrou essa informação?
Mostre para todos os colegas!
c. Há algum outro lugar no livro que apresente informações sobre o autor (Oriente para que procurem dentro do livro, na orelha, na quarta-capa)?
Que tipo de coisa o autor costuma escrever, considerando estas novas informações?
Você já leu alguma obra dele? Qual?
 Gostou? Por que?
Leria outra? Por que?
d. Qual é o título do livro?
Como você descobriu?
e. Qual é a editora do livro? Onde se encontra essa informação?
Você já conhece essa editora? Leu algum livro publicado por ela?
Observação: a cada resposta dada, os alunos deverão responder como foi possível descobrir aquela informação, mostrar como fizeram para encontrá-la, a fim de possibilitar o compartilhamento de procedimentos de manuseio do portador.
f. Considerando o título do livro, a ilustração da capa, quem o escreveu, como você acha que será a história que ele conta?
g. Observando as ilustrações, dentro do livro: o que você acha que vai encontrar na história?
Por que?
4. Depois dessa exploração geral, os alunos deverão responder se escolheriam esse livro para ler e por quê.
Durante o processo, será feita uma problematização das respostas, considerando os dados da exploração feita.
2ª etapa
Estudo do material de leitura:
1. Os alunos deverão levar o livro para casa e ler, sabendo que na Roda de Leitores, comentarão a leitura feita, explicando se gostaram mesmo e por quê.
3ª etapa
Roda de leitores
1. Organizados em círculo, cada um contará como foi a leitura do livro: se a escolha foi bem feita ou não e por quê.
Os alunos poderão, inclusive, ler trechinhos do livro para ilustrar o que falam ou para mostrar do que gostaram.
2. Ao final, cada aluno mesmo aqueles que, porventura não tenham apresentado a leitura - escreverão um recadinho para colocar no mural Compartilhando Leituras, para os colegas, comentando, rapidamente se gostaram ou não do livro e por quê, indicando se recomendam ou não a leitura do material.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.