Azambrózia
Uma bruxinha atrapalhada
Receitas culinárias: reconhecendo o gênero
Reconhecer o gênero receitas culinárias, através de atividades relacionadas.
Ler e interpretar uma história a respeito de receitas culinárias.
Produzir uma receita culinária demonstrando dominar as especificidades desse gênero.
Duração das atividades
Aproximadamente 3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Será necessário que o aluno esteja inserido no processo de alfabetização e letramento e que já tenha sido apresentado ao gênero Receitas Culinárias.
Estratégias e recursos da aula
Momento 1
O professor apresentará a gravura abaixo para os alunos, informando-lhes que essa é a bruxinha atrapalhada Azambrózia e que eles irão conhecer a história dela.
Assim, o professor contará a seguinte história:
AZAMBRÓZIA - UMA BRUXINHA ATRAPALHADA
(Autoras: Angiolina Bragança e Isabela Carpaneda )
Azambrózia é uma bruxa pra lá de atrapalhada.
Não há bruxaria que com ela dê resultado.
Quem se animar a experimentar, coitado!Pode acabar...desmiolado.
Os pozinhos da bruxa Azambrózia mais parecem uma bomba.
É só misturá-los e... Bum!!!
É tanto barulho, tantas coisas indo para os ares, que até os vizinhos correm assustados.
E quem se arrisca a beber as misturas milagrosas de Azambrósia, pensando que vai ficar mais forte, mais bonito, mais encantador, mais tudo ... aí, então, que desilusão!
Sabe o que acontece?
Os cabelos arrepiam, os olhos esbugalham, o bigode cresce e a boca desaparece. Cruzes!!!
Que bruxinha atrapalhada!
E tudo dava errado porque as receitas de bondade e de maldade estavam na mesma gaveta. Azambrózia fazia uma confusão!
Até que um dia resolveu:
--- Vou separar tudo direitinho!
Momento 2
Os alunos realizarão atividades em duplas relativas à história acima apresentada.
Para realizar essa tarefa, eles receberão uma cópia do texto, disposto em partes embaralhadas, as quais os alunos ordenarão e comporão a história ouvida.
1) Responda de acordo com a história:
a) Quem é Azambrózia?
b) Com o que se parecem os pozinhos da bruxa?
c) O que acontece com as pessoas que bebem a mistura da bruxa?
d) Por que as receitas de Azambrózia dão errado?
2) Reescreva as frases substituindo a palavra grifada por outra de sentido contrário:
■Algumas pessoas querem ficar fortes.
■Outras pessoas querem ficar bonitas.
■Muita gente acha que a bruxa é má.
3) Marque as palavras que possuem o mesmo sentido:
a) Que bruxa atrapalhada!
( ) controlada
( ) confusa
( ) esperta.
b) Você pode acabar desmiolado.
( ) doido
( ) tranquilo
( ) aflito
4) Escreva V para frases verdadeiras e F para frases falsas.
( ) As receitas da bruxa ficavam separadas.
( ) A bruxa fazia muito barulho.
( ) Azambrózia criava magias atrapalhadas.
( ) Os vizinhos não ligavam para o barulho da bruxa.
5) Numere os acontecimentos da história:
( ) As magias de Azambrózia nunca davam certo.
( ) As receitas de Azambrózia ficavam misturadas numa gaveta.
( ) Toda vez que a bruxa misturava as coisas, ia tudo pelos ares.
( ) Azambrózia é uma bruxinha que fazia muitas magias.
6) Dê a sua opinião: o que Azambrózia pode fazer para que suas receitas não dêem errado?
Momento 3
O professor perguntará aos alunos:
■Vocês querem conhecer uma receita de Azambrózia que não deu certo?
Em um data-show a receita a seguir será projetada para os alunos:
Ensopado azedo de sapo seco
Ingredientes:
■15 sapos secos
■15 batatas podres.
■2 litros de caldo de morcego.
■1 xícara de ovos de sapo.
■1 pitada de unhas de dragão.
■1 copo de leite podre.
Modo de fazer:
Cozinhe os sapos e as batatas no caldo de morcego até ficarem macios.
Tempere com os ovos de sapo, junte a pitada de unhas de dragão e o leite podre.
Prove. Se não estiver bem azedo, acrescente mais um pouco de leite podre.
Rendimento:
1 caldeirão cheio.
(Receita retirada do livro: Português uma proposta para o letramento, autora Magda Soares, p.191)
Momento 4
Para trabalhar o gênero receita, o professor questionará aos alunos oralmente.
■Quais são as partes dessa receita?
■É possível uma receita não ter alguma dessas partes?
■O que contém na parte "ingredientes"?
■O que é o "modo de fazer"?
■O que é "Rendimento" de uma receita?
■Para que a bruxa precisava seguir uma receita?
■E vocês costumam utilizar receitas? Ou conhecem alguém que as utiliza?
Momento 5
O professor proporá aos alunos escreverem uma receita (uma POÇÃO MÁGICA) para Azambrózia coletivamente utilizando os ingredientes abaixo:
Momento 6
Após esse modelo de escrita de receita coletiva, os alunos poderão escrever uma receita de bruxa individual em uma folha, como a seguir:
As receitas dos alunos serão corrigidas pelo professor e poderão compor um livro de bruxarias.
Momento 7
O tema receitas de bruxa poderá ser trabalhado também nas aulas de Matemática.
O professor poderá utilizar a quantidade dos ingredientes para trabalhar números, problemas matemáticos e conceitos como dobro, triplo e dúzia.
Um exemplo de um problema matemático a partir desse tema é o seguinte:
■A Bruxa Azambrózia quer dobrar a receita de "Ensopado de sapo".
Anote os ingredientes que ela irá utilizar.
Recursos Complementares
Caso o professor queira ampliar essa aula para trabalhar com informática também, encontrará no site abaixo um jogo relacionado à poções mágicas.
Avaliação
O professor avaliará se os alunos responderam às questões de interpretação de texto com desenvoltura.
Observará se eles reconhecem a estrutura e a função do gênero receitas, através de suas respostas orais no momento 4.
Verificará se eles conseguem produzir receitas na escrita coletiva e individual desse gênero.
Aqui tam mais atividade:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.