Vivina A.Viana
EU SOU ISSO?
Autor(es): Vivina de Assis Viana
Ilustrador(es): Ana Raquel
Fazendo pesquisa escolar em casa, sobre o corpo humano, um menino chega a uma descoberta surpreendente durante o banho. Ele olha para seu corpo e grita para sua mãe: - Eu sou corpo humano?
Ouvindo: AQUI
ATIVIDADES SUGERIDAS
-Conversar sobre:
-Descoberta e conhecimento do próprio corpo;
-Cuidados com o corpo -noções de higiene.
-Fazer um estudo sobre as partes do corpo humano.
-Propor montagens do corpo humano com recortes, massa de modelar, sucata, etc.
-Pedir comentários sobre a capa do livro.
-Produção de texto: "Meu corpo: que máquina legal!"
Cuidando do corpo
As crianças das séries iniciais são muito curiosas, principalmente, quando se trata do seu corpo e da sua vida. Ela gosta de explorar o mundo a sua volta e de questionar sobre tudo.
Um dos conteúdos que merece bastante atenção e importância nesta faixa etária é O Corpo Humano.
O cuidado com esse corpo também é fundamental, porque o ser humano para se desenvolver com saúde precisa ter corpo, espaço e mente bem cuidados.
Quando trabalhamos com este conteúdo queremos atingir esses objetivos:
Reconhecer e identificar as partes do seu corpo;
Perceber cada parte do seu corpo e quais são as funções de cada uma;
Despertar na criança o interesse em cuidar do seu corpo;
Informar a importância e a necessidade de se ter uma boa higiene;
Reconhecer a importância dos hábitos de higiene para a preservação da saúde;
Aprender algumas normas de higiene que vão propiciar a eles uma vida saudável;
Levar as crianças a adquirir noções de higiene fundamentais para a nossa vida;
Desenvolver de forma lúdica atividades que demonstram a necessidade de se cuidar do corpo e do ambiente.
Ao iniciar o trabalho sobre o corpo com as crianças pequenas podemos iniciar com uma história muito bonita de Vivina Assis Viana onde uma criança descobre que ele possui um corpo humano.
Dicas Considerando-se que a respiração é como ato importante na emissão de fonemas é necessário que se ensine o aluno a respirar bem.
E atividades usando o corpo e em forma de brincadeira auxiliam o aluno neste sentido.
Exercícios que facilitam obter fonemas:
- abrir e fechar a boca rápido e fortemente;
- abrir fortemente e fechá-la vagarosamente;
- abrir lentamente e fechar fortemente;
- projetar a mandíbula para a direita e esquerda; vibrar os lábios;
- dar beijos barulhentos;
- encher a boca de ar e bater com as mãos fechadas no rosto;
- acumular ar nos lábios;
- jogo de futebol - colocar um pauzinho nos lábios e empurrar uma bolinha com o pau, em cima da mesa;
-prender um palito entre o lábio superior e o nariz. Vai aumentando o tamanho do pauzinho;
-projetar os lábios para a frente e movê-los da esquerda para direita;
-pronunciar marcadamente: i, u, ui, com os dentes presos;
-pronunciar marcadamente: a, o, u, é, ê, i cantando;
-estalar a língua - a ponta, o dorso, total;
-tocar o canto dos lábio com a ponta da língua;
-escovar a língua dos lados e em seguida no meio;
-imitar gato ou cachorro bebendo leite;
-esticar a língua para fora da boca;
-fazer um canudo com a língua;
-colocar a ponta da língua entre os dentes inferiores e projetá-la para fora da boca;
-passar açúcar nos lábios e mandar a criança lamber;
-guerra de línguas, colocar a língua na ponta da caneta e empurrá-la para a frente;
-tossir;
-escarrar;
-gargarejar;
-coçar a garganta;
-bocejar;
-roncar;
-barulho de serra.
Estes exercícios continuarão a serem dados em classe enquanto se estiver fazendo a fixação dos fonemas, principalmente, se algum aluno tiver problema de dicção.
Trabalhar também com as onomatopéias, que são as vozes dos animais e os barulhos dos objetos.
O Professor poderá criar com os alunos o Livro das onomatopéias.
PROJETO CORPO HUMANO
OBJETIVO GERAL: Desenvolver as diferentes funções do corpo humano estimulando através de atividades físicas e motoras a atenção, percepção, a linguagem oral e a escrita, a coordenação, a lateralidade, criatividade, etc.
Vejam aqui:
BERNARDO, CORPO PEQUENO COM QUATRO ANOS SÓ, CHEGA EM CASA E FALA, UMA FALA QUE QUASE SÓ A MÃE ENTENDE: A PROFESSORA MANDOU FAZER UMA PESQUISA SOBRE O CORPO HUMANO.
A MÃE PERGUNTA SE ELE SABE O QUE É ISSO.
_____SEEEI, MÃE. É UM BRAÇO, O OUTRO BRAÇO, UMA PERNA, A OUTRA PERNA, UM PÉ, O OURO PÉ...
_____UMA CABEÇA, A OUTRA CABEÇA_____O PAI BRINCA.
_____NÃÃÃÃO, PAI, UMA CABEÇA SÓ.
ASSENTADO NO CHÃO, TESOURA DE PONTA REDONDA NA MÃO, REVISTAS COLORIDAS POR PERTO, ELE RECORTA UM PÉ, OUTRO PÉ, UM BRAÇO, OUTRO BRAÇO, E COLA TUDO NO PAPEL.
NO OUTRO DIA LEVA TUDO PRA ESCOLA E, QUANDO VOLTA, VAI TOMAR BANHO.
A MÃE DIZ:
_____OLHA, BÊ, VOCÊ JÁ TOMA BANHO SOZINHO, NÃO TOMA?
_____EU TOMO.
POIS É, ENTÃO VOCÊ VAI TOMAR. E VAI ME FALANDO QUANDO LAVAR A MÃO, AS COSTAS, A BARRIGA, TÁ LEGAL? VOU FICAR AQUI POR PERTO, TE OUVINDO E FAZENDO AS MINHAS COISAS, TÁ?
_____TÁ.
ELE ENTRA NA BANHEIRA E COMEÇA.
_____Ô MÃE, TOU LEVANDO UM BRAÇO, O OUTRO BRAÇO, UMA PERNA, A OURAPERNA, UM PÉ O OUTRO PÉ...MÃE!!!
A MÃE CORRE, O GRITO FOI ALTO DEMAIS. MAS FALA MENOS QUE O OLHAR DELE, DESCOBRINDO E INTERROGANDO:
_____MÃE, EU SOU CORPO HUMANO?
http://galeriadotextoinfantil.blogspot.com.br/2012/05/eu-sou-isso-viviana-de-assis-viana.html
1)A) HÁ PERSONAGEM NESTE TEXTO? QUEM?
B)A AUTORA TEVE UM OBJETIVO AO ESCREVER ESTE TEXTO. QUAL FOI?
C) QUAL O ASSUNTO DA CONVERSA DO BERNARDO COM OS PAIS?
D) POR QUE ELE ESTAVA CONVERSANDO COM OS PAIS SOBRE AS PARTES DO CORPO HUMANO?
E) O QUE A MÃE DO BERNARDO PEDIU QUE ELE FIZESSE?
f)E O QUE BERNARDO DESCOBRIU?
G) O QUE SIGNIFICA O TÍTULO DO TEXTO?
H) POR QUE O MENINO AO FAZER SUA TAREFA USOU UMA TESOURA SEM PONTA?
2) AGORA A PROFESSORA VAI LISTAR TODAS AS PARTES DO CORPO HUMANO NA LOUSA.
A) ORGANIZE A LISTA QU A PROFESSORA FEZ EM ORDEM ALFABÉTICA:
B) ORGANIZE AS PALAVRAS DA LISTA DENTRO DO QUADRO ABAIXO:
PARTE DA CABEÇA
PARTES DO TRONCO
PARTES DOS MEMBROS (BRAÇOS E PERNAS)
3) MARQUE UM X NAS PALAVRAS QUE NÃO FAZEM PARTE DO MESMO GRUPO:
( ) QUADRO ( )JOELHO ( ) FACA
( ) LÍNGUA ( ) BOCA ( ) MACACO
( ) MÃO ( ) CABEÇA ( )ESTOJO
4) USE AS PALAVRAS PARA FORMAR FRASES, COMO NO EXEMPLO:
VÍRGULAS (,) SEPARAM LISTAS DE DUAS OU MAIS PALAVRAS.
EXEMPLO:AVIÃO, CARRO, BICICLETA E JIPE SÃO MEIOS DE TRANSPORTES.
A) JOELHO COXA PÉ PERNA CALCANHAR.
B)OLHOS OUVIDOS BOCA NARIZ.
C)LÁPIS BORRACHA CANETA CADERNO.
5)RETIRE DO TEXTO :
A) UMA FRASE INTERROGATIVA
B) UMA FRASE EXCLAMATIVA
6) COLOQUE NOME EM CADA PARTE:TRONCO, MEMBRO E CABEÇA
Esta proposta de aula está completíssima! PA-RA-BÉNS. Deu até vontade de voltar a dar aulas pela inspiração que seu blog é. Vou consultar muito aqui para os estudos em casa do meu filho. Nós chamamos de "a escolinha da mamãe". Krika, eu sugeriria, dentro do possível, você talvez reduzir a quantidade de gifs, pois me pareceu que as páginas e postagens carregam um tanto devagar aqui no blog.Um grande abraço e parabéns pelo trabalho. Beatriz
ResponderExcluir