quarta-feira, outubro 10, 2012

Menina com tranças e laços>Portinari e cultura afro/brasileira>Cor da amizade> 10/10/12


OBRA: MENINA SENTADA OU MENINA DE TRANÇAS
Portinari


APRESENTAR A OBRA
1. Observar com os alunos o fundo e a figura dentro da obra.
 O fundo sugere que o artista quis mostrar uma cena diurna ou noturna?
O que sugere a figura da menina na obra?
 Qual o sentimento que a expressão da menina transmite?
2.Pedir que os alunos descrevam os tons que o artista usou para representar A FIGURA .
Há outras cores diferentes?
3. Observar a posição da assinatura no quadro. Com que finalidade o artista assina o quadro?
Sugestões:
1. Dividir a turma em pares. Explicar que eles irão brincar de "pintor e modelo".
Pedir que escolham qual o personagem que querem desempenhar e em seguida peça que os que decidiram ser os modelos coloquem-se em pose e os que decidiram ser os pintores, peguem seus materiais, observem bem seus modelos e comecem a desenhar ou pintar, de acordo com a sua própria interpretação.
Marcar o tempo que achar necessário para a atividade e quando o tempo estiver esgotado, pedir que os "pintores" venham em frente da turma para apresentarem os seus trabalhos.
Estimular os alunos a descrever e comentar os trabalhos em geral.
2. Mostrar o quadro , pedir que observem a figura da menina e em seguida desenhem sobre o que viram. Estabelecer um tempo para concluírem a atividade e apresentarem oralmente.




Sequência didática
A cor da amizade, da cidadania e da igualdade





1 - Realizar a dinâmica Boneca Bonita: Com os alunos sentados em um tapete, em círculo, distribuir diversas bonecas (entre elas uma de pano preto) e permitir que brinquem à vontade. Após, dialogar sobre qual boneca gostaram mais, qual mais bonita, mais feia...
2- Contar a história "Menina bonita do laço de fita" da autora Ana Maria Machado.
3- Realizar a Parte I do Trabalho Avaliativo ou Registro





Colorir a menina com lápis marrom e cobrir os cabelos com linha de lã preta.
4- Reconto oral da história pelos alunos e questionamentos orais;
Por que o coelho queria ser preto como a menina? Será que estava insatisfeito com sua cor?
Vocês gostam da cor de sua pele? Por quê?
Será que existe uma cor de pele mais bonita que a outra?
Comentar que todas as pessoas são têm muito valor, independentes de sua cor. Deus fez a todos para que vivam em amor, paz e igualdade, respeitando as diferenças.
5- Realizar a Parte II do Trabalho Avaliativo:







6- Brincar de Caçada aos copinhos de café: Espalhar pelo pátio da escola diversos copinhos de cafezinho e dizer aos alunos que foram esquecidos pelo Coelho Branco, solicitar que os procurem e recolham... Registrar as quantidades em uma tabela e realizar algumas situações matemáticas concretas.
7- Realizar uma releitura da obra "Menina com tranças e laços" do pintor Cândido Portinari, comparando com a menina da história. Registrar na Parte III do Trabalho Avaliativo






8- Visita da menina bonita do laço de fita (que recebeu o nome de Priscila).
9- Confraternização em homenagem ao aniversário de 7 anos da Priscila.
10- Conclusão do Trabalho Avaliativo (Parte IV):








Fonte:
Blog Alfabetização divertida
AQUI
Projeto/sugestão
AQUI
AQUI




Um comentário:

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.