Pezinho Espalhado conheceu uma menina que pintou os pezinhos da bruxinha para despistar o tamanho.
Quando Pezinho Espalhado voltou para sua casa, todas as amigas bruxas adoraram seus pezinhos.
Com esta história, os alunos poderão fazer uma tatuagem bem legal nos seus pés.
O LIVRO DO PÉ
Autor(es): Angelo Machado
Ilustrador(es): Flávio Fargas
Enquanto dançava com os bichos a cantiga de roda “oi bota aqui, oi bota aqui o seu pezinho”, Juninho descobriu em cada bicho um pé diferente: para andar, nadar, cavar buraco, segurar coquinhos e até bichos sem pé.
Daí surgiu a ideia de eternizar esses pés num livro, contornando cada um com lápis numa folha de papel, que, reunidos, foram levados ao avô para duplicar.
Quando chegou o Natal, cada bicho surpreendeu-se com um lindo presente: o livro e um par de sapatos, bem interessantes...
ATIVIDADES SUGERIDAS
- Debater sobre a questão das diferenças, partindo do formato dos pés dos animais.
- Usando máscaras e/ou adereços representativos dos bichos, apresentar a dança citada no livro, “Pezinho”, uma das mais conhecidas cantigas do folclore gaúcho.
- Musicar os poemas: O livro do pé do Juninho, utilizando melodias de cantigas de roda ou outras à escolha.
- Listar com a turma expressões da língua portuguesa formadas pelo vocábulo “pé” e comentar seu significado.
- Produção de texto: criar uma história, substituindo a chegada do menino (p. 8) pela chegada de um caçador, mantendo o tom amigável ou não.
livro
Como é bonito o pé do Igor
Sonia Rosa/Luna
Igor nasceu. E todos foram ver como era bonito o pé do Igor.
Ele ficava quietinho.
O que estaria sonhando?
“Lua, vento, chuva, Sol, tempo. Acordar, brincar, dormir e crescer...” E Igor transformou-se num rapagão.
As ilustrações, feitas com massa de modelar, levam o pequeno leitor pelo mundo da imaginação do menino.
SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES: COMO É BONITO O PÉ DO...
Leitura do livro: "Como é bonito o pé do Igor" (Sonia Rosa)
ATIVIDADE: Carimbagem dos pés das crianças com o tema: “Como é bonito o pé...”
OBJETIVOS:
· Perceber os pés como parte integrante do corpo.
· Possibilitar estímulo tátil e visual
Etapas:
Carimbagem dos pés das crianças com tinta. Escreva no cabeçalho da atividade:
"Como é bonito o pé do __________" (neste espaço coloque o nome de cada criança).
Digitei estes quadros para colar na atividade da criança (clique na imagem para ampliar):
A atividade fica mais ou menos assim
Exponha as atividades para os pais visualizarem.
Você também pode fotografar o processo, o pé da criança "sujo" de tinta, a carimbagem... mas já aviso que precisará de ajuda, pois a atividade é feita com uma criança de cada vez e depois de carimbar o pé, alguém precisa levar a criança para lavar os pés e não pintar todo o chão da sala.
http://tudoparaeducadores.blogspot.com.br/p/atividades.html
Atividades silábicas ( P )
Ouvindo: AQUI, AQUI, AQUI
PROPOSTAS COM MASSINHA DE MODELAR NA ESCOLA
Ela permite aguçar os sentidos como o tato e o olfato. Através desta brincadeira é possível descobrir novas formas, cores, combinações, possibilidades, diferentes texturas e movimentos.
A modelagem também possibilita o desenvolvimento da coordenação motora fina, da criatividade e da observação.
criança ao brincar de massinha geralmente se comunica, pergunta, imagina, formula hipóteses, testa suas idéias, busca aperfeiçoar suas criações.
Também se expressa e desenvolve a imaginação criadora; estabelece relações indo além da sua realidade imediata, ou seja, cria jogos simbólicos onde a massinha passa a ser um bolo, um sorvete, um carrinho, uma pessoa, etc. o que logo faz acontecer uma festa, uma corrida, um convite para almoçar.
Vejam tudo aqui:
http://diaadiadaeducacao.blogspot.com.br/2011/01/propostas-com-massinha-de-modelar-na.html
CONSTRUINDO A IDENTIDADE
1. IDENTIFICAÇÃO
TEMA: Construindo a identidade
2. JUSTIFICATIVA
Trabalhar a identidade das crianças é uma ótima maneira de iniciar as atividades pedagógicas, pois ajuda os alunos a perceber que tem uma história de vida e são parte atuante do mundo em que vivem. Desenvolver a identidade das crianças também é importante para nos professores porque é através dela que conseguimos obter informações importantes a respeito dos alunos.
Este projeto será desenvolvido por meio de atividades que enfatizam o lúdico, respaldado em valores necessários à construção da identidade, proporcionando também a exploração significativa da imagem corporal, suas potencialidades e necessidades.
3. OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL
Criar situações que favoreçam a construção da identidade das crianças, valorizando-as bem como identificar as diferenças entre elas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
-Promover o conhecimento de si próprio;
-Construção do eu e do outro;
-Identificar suas preferências;
- Apropriar-se da imagem corporal.
4. CONTEÚDOS
-Meu corpo;
-Interação com os outros e o meio;
-Imagem corporal;
-Cantigas de roda;
-Expressões corporais;
5. PRÁTICA SOCIAL INICIAL
O QUE AS CRIANÇAS JÁ SABEM?
- Cada um tem um nome;
-Um é diferente do outro;
- Cada pessoa tem um corpo diferente;
6. PROBLEMATIZAÇÃO
Como desenvolver a construção da identidade com as crianças de maneira lúdica respeitando a especificidade de cada criança?
7. INSTRUMENTALIZAÇÃO
- Atividades na frente do espelho;
-Contação da história “Como é bonito o pé do Igor”;
-Carimbo do pé com tinta;
-Música cantada “Casinha”;
-Pintura do nome com tinta e construção de painel;
- Cantiga “A canou virou”;
- Cantiga “sapo”;
- Cantiga “Se eu fosse um peixinho”;
- Desenho do peixinho na mão;
- Cantiga “Meu nome”;
8. AVALIAÇÃO
A avaliação se dará num processo continuo respeitando o desenvolvimento da criança observando os seguintes aspectos: utiliza gestos e expressões para comunicar-se, demonstra respeito com o seu corpo e com o corpo do outro e expressa pensamentos e sentimentos a partir da face e do corpo.
9. PRÁTICA SOCIAL FINAL
A partir do projeto as crianças desenvolveram o processo de construção da sua identidade, conhecendo suas características e preferências manifestando-as nas mais diversas situações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.