quarta-feira, outubro 31, 2012

Pezinho - Espalhado> O livro do pé >Como é bonito o pé do Igor e Afins> 31/10/12

Nina, escovando os dentes, encontrou uma bruxinha cujos pés cresciam toda vez que dizia uma palavra mágica. Nina, por sua vez, tinha orelhas de abano...

É a  história de uma bruxinha que ficou muito triste porque suas amigas bruxas riam do tamanho de seus pés.
Pezinho Espalhado conheceu uma menina que pintou os pezinhos da bruxinha para despistar o tamanho.
Quando Pezinho Espalhado voltou para sua casa, todas as amigas bruxas adoraram seus pezinhos.
Com esta história, os alunos poderão fazer uma tatuagem bem legal nos seus pés.

 

 

livro-pe.jpg

O LIVRO DO PÉ
Autor(es): Angelo Machado
Ilustrador(es): Flávio Fargas
Enquanto dançava com os bichos a cantiga de roda “oi bota aqui, oi bota aqui o seu pezinho”, Juninho descobriu em cada bicho um pé diferente: para andar, nadar, cavar buraco, segurar coquinhos e até bichos sem pé.
Daí surgiu a ideia de eternizar esses pés num livro, contornando cada um com lápis numa folha de papel, que, reunidos, foram levados ao avô para duplicar.
 Quando chegou o Natal, cada bicho surpreendeu-se com um lindo presente: o livro e um par de sapatos, bem interessantes...


ATIVIDADES SUGERIDAS

- Debater sobre a questão das diferenças, partindo do formato dos pés dos animais.
- Usando máscaras e/ou adereços representativos dos bichos, apresentar a dança citada no livro, “Pezinho”, uma das mais conhecidas cantigas do folclore gaúcho.
- Musicar os poemas: O livro do pé do Juninho, utilizando melodias de cantigas de roda ou outras à escolha.
- Listar com a turma expressões da língua portuguesa formadas pelo vocábulo “pé” e comentar seu significado.
- Produção de texto: criar uma história, substituindo a chegada do menino (p. 8) pela chegada de um caçador, mantendo o tom amigável ou não.

O livro do pezinho
livro

 
Como é bonito  o pé do Igor

 
Sonia Rosa/Luna

 
Igor nasceu. E todos foram ver como era bonito o pé do Igor.
Ele ficava quietinho.
O que estaria sonhando?
 “Lua, vento, chuva, Sol, tempo. Acordar, brincar, dormir e crescer...” E Igor transformou-se num rapagão.
As ilustrações, feitas com massa de modelar, levam o pequeno leitor pelo mundo da imaginação do menino.
SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES: COMO É BONITO O PÉ DO...
Leitura do livro: "Como é bonito o pé do Igor" (Sonia Rosa)
ATIVIDADE: Carimbagem dos pés das crianças com o tema: “Como é bonito o pé...”
OBJETIVOS:
· Perceber os pés como parte integrante do corpo.
· Possibilitar estímulo tátil e visual
Etapas:
Carimbagem dos pés das crianças com tinta. Escreva no cabeçalho da atividade:
"Como é bonito o pé do __________" (neste espaço coloque o nome de cada criança).
Digitei estes quadros para colar na atividade da criança (clique na imagem para ampliar):




A atividade fica mais ou menos assim
 

 
Exponha as atividades para os pais visualizarem.

Você também pode fotografar o processo, o pé da criança "sujo" de tinta, a carimbagem... mas já aviso que precisará de ajuda, pois a atividade é feita com uma criança de cada vez e depois de carimbar o pé, alguém precisa levar a criança para lavar os pés e não pintar todo o chão da sala.

http://tudoparaeducadores.blogspot.com.br/p/atividades.html
 
Atividades silábicas ( P )
Ouvindo: AQUIAQUIAQUI
 
PROPOSTAS COM MASSINHA DE MODELAR NA ESCOLA
Ela permite aguçar os sentidos como o tato e o olfato. Através desta brincadeira é possível descobrir novas formas, cores, combinações, possibilidades, diferentes texturas e movimentos.
A modelagem também possibilita o desenvolvimento da coordenação motora fina, da criatividade e da observação.
criança ao brincar de massinha geralmente se comunica, pergunta, imagina, formula hipóteses, testa suas idéias, busca aperfeiçoar suas criações.
Também se expressa e desenvolve a imaginação criadora; estabelece relações indo além da sua realidade imediata, ou seja, cria jogos simbólicos onde a massinha passa a ser um bolo, um sorvete, um carrinho, uma pessoa, etc. o que logo faz acontecer uma festa, uma corrida, um convite para almoçar.

Vejam tudo aqui:

http://diaadiadaeducacao.blogspot.com.br/2011/01/propostas-com-massinha-de-modelar-na.html
 
CONSTRUINDO A IDENTIDADE

1. IDENTIFICAÇÃO
TEMA: Construindo a identidade
2. JUSTIFICATIVA
Trabalhar a identidade das crianças é uma ótima maneira de iniciar as atividades pedagógicas, pois ajuda os alunos a perceber que tem uma história de vida e são parte atuante do mundo em que vivem. Desenvolver a identidade das crianças também é importante para nos professores porque é através dela que conseguimos obter informações importantes a respeito dos alunos.
Este projeto será desenvolvido por meio de atividades que enfatizam o lúdico, respaldado em valores necessários à construção da identidade, proporcionando também a exploração significativa da imagem corporal, suas potencialidades e necessidades.
3. OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL
Criar situações que favoreçam a construção da identidade das crianças, valorizando-as bem como identificar as diferenças entre elas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
-Promover o conhecimento de si próprio;
-Construção do eu e do outro;
-Identificar suas preferências;
- Apropriar-se da imagem corporal.
4. CONTEÚDOS
-Meu corpo;
-Interação com os outros e o meio;
-Imagem corporal;
-Cantigas de roda;
-Expressões corporais;
5. PRÁTICA SOCIAL INICIAL
O QUE AS CRIANÇAS JÁ SABEM?
- Cada um tem um nome;
-Um é diferente do outro;
- Cada pessoa tem um corpo diferente;
6. PROBLEMATIZAÇÃO
Como desenvolver a construção da identidade com as crianças de maneira lúdica respeitando a especificidade de cada criança?
7. INSTRUMENTALIZAÇÃO
- Atividades na frente do espelho;
-Contação da história “Como é bonito o pé do Igor”;
-Carimbo do pé com tinta;
-Música cantada “Casinha”;
-Pintura do nome com tinta e construção de painel;
- Cantiga “A canou virou”;
- Cantiga “sapo”;
- Cantiga “Se eu fosse um peixinho”;
- Desenho do peixinho na mão;
- Cantiga “Meu nome”;
8. AVALIAÇÃO
A avaliação se dará num processo continuo respeitando o desenvolvimento da criança observando os seguintes aspectos: utiliza gestos e expressões para comunicar-se, demonstra respeito com o seu corpo e com o corpo do outro e expressa pensamentos e sentimentos a partir da face e do corpo.
9. PRÁTICA SOCIAL FINAL
A partir do projeto as crianças desenvolveram o processo de construção da sua identidade, conhecendo suas características e preferências manifestando-as nas mais diversas situações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.