domingo, outubro 28, 2012

Princesa Arabela > Produção de textos>Lit.Afro/brasileira>28/10/12


REFLEXÃO SOBRE CONSUMO
EXCESSO DE MIMOS
DIVERSIDADE



A pequena Arabela está acostumada a conseguir tudo o que quer.
Pobres dos pais, o rei e a rainha, que precisam
arrumar um elefante de presente para ela!
Só que depois que o bicho chega,
Arabela aprende uma lição e tanto!


O que dar de presente para uma princesinha mimada que tem muito mais do que precisa?
A rainha pergunta a Arabela o que ela quer ganhar de aniversário.
Ora, simplesmente um elefante de verdade!
Assim, os pais da pequena tirana movem mundos e fundos para atender tal capricho.
Mas, por fim, o próprio "bichinho" de estimação vai ensinar a Arabela que ela não é a única pessoa do mundo cheia de vontades...
Por meio de uma narrativa engraçada e levemente irônica, Mylo Freeman mostra ao pequeno leitor como o excesso de mimo e extravagâncias consumistas não são tão interessantes quanto podem parecer à primeira vista.

Livro aqui

Comentário sobre a obra
Inspirada na Alice, minha “princesa” de três anos, resolvi escrever nessa semana sobre o que fazer com esses seres, que andam por aí fantasiadas em seus enormes vestidos, mordem maças e desmaiam enquanto aguardam seus príncipes encantados, geralmente o papai.



Tudo bem que o apelo é grande demais. Para uma menininha, toda aquela purpurina é irresistível... Mas como sempre acho que nosso papel como pais é ir além, ampliar os horizontes e mostrar algo novo, penso que podemos apresentar-las a OUTRAS PRINCESAS!



Começando por “princesa Arabela, mimada que só ela!” (Mylo Freeman – Editora ática).
Essa adorável princesinha já tem tudo e assim seus pais não sabem como presenteá-la e ela se sente entediada.
Até o dia em que Arabela faz um pedido inusitado e com ele aprende uma lição!
De presente para nós, o livro tem belíssimas ilustrações inspiradas na África e a princesinha é negra. Maravilhosa oportunidade para mostrar a diversidade racial.



Seguindo na diversidade “Meu livro-pôster de Princesas” (editora Ciranda Cultural) é sem dúvida um dos livros mais belos que já vi. São dez princesas, de várias partes do mundo, retratadas em imagens incríveis e histórias cheias de sensibilidade. Para estimular as pequenas podemos perguntar “qual você gostou mais? Qual você gostaria de ser? Vamos desenhar esse vestido?”, e assim por diante.

E por fim, temos as clássicas princesas. Nem todos sabem mas nenhuma princesa foi criação da Disney. Branca de Neve,Cinderela, A Bela e a Fera, são todos contos de fadas antigos. Adaptados para serem mais comerciais, a Disney recheou-os com novos personagens e recriou as histórias. Os contos originais, porém, são belíssimos! E é muito rico contar para as crianças de onde surgiram esses contos e como eram as histórias no original. Para as menores podemos dizer: “essa é uma história muito antiga de um tempo onde não havia televisão...”
Existem muitas coletâneas com os contos de Grimm, mas recomendo a escrita por Tatiana Belinky da editora Paulos. A autora soube dar aos textos um certo frescor e proporcionar uma leitura bem acessível.
E para nós adultos pensarmos um pouco em tudo isso, e talvez criarmos um novo significado a essas histórias “bobinhas”, recomendo “A Psicanálise dos Contos de Fadas” de Bruno Bettlelheim (Editora Paz e Terra). Garanto que vocês nunca mais verão a Branca de Neve da mesma forma!


Atividades/Imprimir: AQUI
Projeto
Trabalhando as diferenças focando a cultura afro/brasileira através da literatura

Objetivo Geral:
 Abordar temas como a cultura, costumes e questões da diversidade racial, apontando os valores como respeito e as diferenças.
Objetivos:
Conhecer a si mesmo e seus colegas;
Perceber que todos nós somos diferentes uns dos outros;
Trabalhar socialização "valores";
Ampliar o conhecimento sobre a cultura negra;
Conhecer e valorizar a cor negra.
Técnicas:
Dialogada;
Expositiva;
Grupal;
Individual.
Ouvindo a história
AQUI
AQUI
Livro
AQUI
AQUI
Texto
AQUI
AQUI
Aula
AQUI
Vejam aqui algumas atividades extras sobre cultura afro/brasileira

http://rselianegmailcom.blogspot.com.br/2012/08/plano-de-aula-cultura-afro-brasileira.html

Sugestão do Linguagem:
Arabela, uma princesa acostumada a ter de tudo, recebia tudo que pedia dos pais. Em seu aniversário, pediu um elefante. Depois do susto da mamãe  rainha, o rei ordenou  que seus empregados fossem buscar um elefante... Na festa, Arabela recebe o lindo presente....
Só que ela queria que o elefante brincasse com ela... Começou a chorar, pedindo que ele brincasse e ele então resolve também chorar.... E como chorou! Pedia para voltar para sua casa.. Queria sua mamãe elefante...Arabela  decidi levá-lo... E para nossa surpresa, o elefantinho queria muito uma princesa de presente!
Que virada de história ,não?
Uma reflexão em torno de surpresas seria bem viável.
Questionamentos sobre valores, necessidades de obter todos os desejos  realizados, são alguns ítens bem interessantes para uma conversas com os alunos após a leiutra desta obra.
Se o enfoque for a diversidade, estamos diante de uma personagem da realeza negra. Bom momento para inserir o contexto identidade, valorização da raça negra,etc.
Como fechamento podem realizar uma produção de textos, onde se ressalte uma opinião pessoal sobre o acontecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.