Ziraldo
Como era todo sorriso
- vê que bobagem tamanha! -
o Luiz sorria e achava
que estava com a vida ganha."
Ele ria para milhões e não ria para ninguém.
Certo dia, percebeu que sorria para todos, mas ninguém sorria para ele.
Luiz refletiu e descobriu que podia receber o sorriso carinhoso das pessoas se mudasse a própria forma de sorrir.
ATIVIDADE:
Cada aluno monta uma história em quadrinhos em seis quadros , apresentando o seu sorriso.
Contando como é, do que gosta, do que não gosta,etc
Bela sugestão de atividade:
Releitura do texto de Ziraldo - Um sorriso chamado Luiz em homenagem a Diretora da escola
Era uma vez um sorriso que se chamava ROSELIII
Vejam tudo AQUI
Estratégias de Leitura
Autor Maria Núbia Pessoa
Conhecer as estratégias que as crianças usam para ler;
■Identificar as preferências das crianças pelos livros e revistas;
■Ler e interpretar textos e imagens;
■Identificar informações na capa do livro;
■Elaborar desenhos.
Duração das atividades
3 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Leitura e escrita.
Estratégias e recursos da aula
1º MOMENTO:
O professor organiza uma roda de leitura expondo alguns livros infantis de diferentes gêneros para as crianças folhearem, observarem as imagens e lerem
exploração dos livros possibilita as crianças usarem seus conhecimentos prévios, antecipando informações relacionadas ao texto/história. Para isso, o professor deverá questionar:
■Qual a história que esse livro conta?
■Quais os personagens dessa história?
■O que será que irá acontecer?
Enquanto as crianças exploram os livros o professor deverá observar e anotar as estratégias que elas usam para ler; os livros pelos quais elas demonstram ter preferências.
O professor poderá ler uma história ou solicitar que uma criança leia/conte a história para os colegas.
O Professor explora a capa do livro com as crianças, orientando-as a buscar informações na capa do livro escolhido, por exemplo:
O que costuma ter na capa de um livro?
Quais as imagens que aparecem na capa?
Qual o nome do autor?
Qual o título dessa história?
Depois o professor anota as respostas dos alunos e solicita o desenho de uma das histórias lidas.
2º MOMENTO:
O professor escolhe a letra de uma música para trabalhar com as crinças, faz a leitura da música, conversa sobre a música levantando algumas questões como:
Alguém conhece esta música?
De que a música fala? Quem sabe cantar?
Em seguida, o professor sugere que as crianças façam a leitura (pseudoleitura) da letra da música.
Para isso, as crianças recebem uma cópia da letra da música e acompanha a leitura do professor. Logo depois, o professor coloca o cd de aúdio para tocar possibilitando a escuta da música a todos.
Desse modo, as crianças irão lendo o texto que têm em mãos, repetir trechos que sabem de cor. Depois o professor poderá desenvolver uma atividade em que as crianças poderão fazer uso de estratégias de leitura .
Por exemplo, as crianças irão realizar uma atividade escrita, completar as frases com as palavras da música, podendo utilizar o banco de dados que se encontra no final da tarefa impressa.
3º MOMENTO:
Em um outro momento o professor levará as crianças à biblioteca sugerindo a leitura/manuseio de algumas obras do escritor, sugerimos obras do escritor Ziraldo.
É de fundamental importância que o professor crie encaminhamentos para que as crianças possam sentir-se leitoras das obras citadas, apresentando os elementos necessários para que façamos a leitura de algo escrito, no caso, livros.
Como por exemplo: nome do autor, ilustração, título e imagem que define a capa.
A oportunidade de ler diferentes portadores de textos permite que a criança crie suas próprias estratégias de leitura.
Desse modo, numa atividade de leitura de livros a criança faz uso das seguintes estratégias: antecipação (quando ao ver a capa/título ela já condições de dizer do que trata o livro); inferência (quando a criança consegue retirar sentido/significado que não está direta no texto/imagem); decodificação (quando a criança consegue realizar a leitura de algumas palavras/textos); interpretação (quando a criança consegue atribuir sentido e significado àquilo que ler).
Como forma de síntese desta aula, sugerimos a realização da seguinte atividade:
4º MOMENTO:
O professor continuará a aula propondo um caça ao tesouro, no qual as crianças irão seguir as pistas indicadas no mapa do tesouro, construído previamente pelo grupo de crianças e professor. O mapa conduzirá o grupo de crianças a encontrar um baú de livros/com obras do escritor Ziraldo. As pistas deverão fazer referência aos livros lidos.
Recursos Complementares
Sugestões de textos e vídeos para o professor.
Sugerimos que o professor possa consultar obras de Ziraldo, como:
■Dez amigos;
■O joelho juvenal;
■Pelegrino e Petrônio;
■Rolim;
■Sorriso chamado Luiz;
■Dodó;
■Flicts.
Sugerimos também visitar o site oficial do Ziraldo, no link abaixo:
Avaliação
Avaliação acontecerá durantea realização da aula, o professor irá observar e registrar a participação e envolvimento das crianças durante as atividades propostas.
MEU DENTE CAIU
Autor(es): Vivina de Assis Viana
Ilustrador(es): Miriam R. Costa Araújo
Chuim, brincando na escola, percebeu que seu dente estava mole. Logo gritou por Lola, sua colega, para mostrar o que tinha acontecido.
Lola foi logo dizendo que, quando o dente caísse, tinha que jogar em cima do telhado, senão não nasceria outro.
Um dia, o dente caiu e Chuim não o encontrou.
Ele ficou assustado, com medo de não nascer outro dente. Mas para sua surpresa...
ATIVIDADES SUGERIDAS
- Conversar sobre os diálogos entre as crianças da história.
- Debater:
- A queda de dentes de leite: um fato natural;
- Crenças populares sobre a queda dos dentes de leite;
- Os cuidados que devemos ter com os dentes para mantê-los sadios e seu papel na alimentação.
- Produção de texto: criar quadras que comecem assim:
- Enterrei meu lindo dente/debaixo de uma roseira...
- Joguei meu dente de leite/lá em cima do telhado...
Sequência didática: AQUI
Você sabe o que é Higiene Bucal?
A higiene bucal é a melhor forma de prevenir cáries, gengivite, mau hálito e outros problemas na boca.
A higiene bucal ajuda a deixar os dentes saudáveis.
Dentes saudáveis têm menos cáries, são limpos e ajudam a falar bem e mastigar corretamente os alimentos. Confira os três principais orientações para a Saúde Bucal:
Higiêne Bucal
Vamos fazer um mural!
Para esse Especial de Higiene Bucal, a dica é montar um mural com a turma e interagir no laboratório de informática!
Com a colaboração da turma, monte o mural divertido e colorido com imagens e frases sobre higiene bucal. Não esqueça de incluir as 3 principais orientações:
- Escove o dente 3 vezes ao dia
- Use fio dental
- Visite o dentista regularmente
No laboratório de informática, a idéia é jogar e aprender com os quizes.
Divida a turma em 2 grupos.
Um deles responderá ao Quiz 1 e o outro o Quiz 2.
Quem fizer mais pontos ganha!
No final da aula vale a pena que todos assistam ao multimídia do Menino Bactéria!
Alguns vídeos sobre o assunto, que podem ser trabalhados em sala de aula, nas aulas de informática:
Fafá conta Um sorriso chamado Luiz: AQUI
AMEI SEU BLOG,PARABENS,VAMOS NOS DEDICAR A EDUCAÇÃO SEMEANDO CONHECIMENTOS,ESSA NOSSA MISSÃO.
ResponderExcluir