Eva Furnari
Permutas e trocas de todo o tipo sempre existiram entre as pessoas.
Em geral, ao trocar uma coisa por outra, estamos abrindo mão de algo, mas demonstrando preferência por outra que nos parece ter maior valor.
Quem troca um gato contente por um pato com dente?
Qual você vai preferir?
Um gato contente deve ser melhor que um gato lamuriante.
Um pato com dente não será uma coisa sensacional, algo raro, inusitado, a galinha dos ovos de ouro? Você conhece algum pato com dente?
E um espião com preguiça por um ladrão de salsichas? Aí o negócio é mais complicado...
Essas são as divertidas transações do mercado para lá de informal das brincadeiras propostas no livro.
E aí, você troca?
Com seu traço gaiato e divertido, Eva Furnari propõe as mais exóticas e hilariantes trocas, brincando com as palavras na tradição dos trocadilhos e também com a reputação de clássicos personagens (como o lobinho delicado e o chapeuzinho malvado).
O texto resulta extremamente expressivo, ainda que simples, muito adequado aos que se iniciam na leitura, pois a cada duas páginas a criança tem um texto completo que, enriquecido pelas ilustrações, diverte e satisfaz sua expectativa de leitor.
Não há uma narrativa, uma trama a ser seguida, apenas quadros que estimulam a criatividade dos pequenos. Qual deles não gostará de propor sua troca também?
Proposta de trabalho: AQUI,
VOCÊ TROCA?
Você troca um gato contente
Por um pato com dente?
Você troca um canguru de pijama
por um urubu na cama?
Você troca um coelho de chinelo
Por um joelho de cogumelo?
Você troca um leão sem dente
Por um dragão obediente?
Você troca um ratinho de camisola
Por um passarinho na gaiola?
Você troca uma taturana molhada
Por uma banana descascada?
Você troca um espião com preguiça
Por um ladrão de salsicha?
Você troca um tutu de feijão
Por um tatu de calção?
Você troca um rato assustado
Por um gato amarrado?
Você troca um lobinho delicado
Por um Chapéuzinho malvado?
Você troca um pinguim fantasiado
Por um patim alucinado?
Você troca um mamão bichado
Por um bichão mimado?
Você troca um gato de bota
Por um sapo boboca?
Você troca um varal de feiticeira
Por um final de brincadeira?
http://encantamentosdaliteratura.blogspot.com.br/2010/04/voce-troca-eva-furnari.html
Atividade:Hora da Leitura pela Professora
1-Inicialmente questionei se alguém já tinha conhecimeno dos textos da autora.
2-Destaquei a capa, biografia da autora e li para os alunos.É uma biografia que faz a criança viajar no mundo da imaginação, da sua própria identidade, da rotina e da relação que faz com consigo mesma.
3- Comentários da obra (acima)
Áreas envolvidas: Língua Portuguesa, Educação Artística
Temas Transversais: Pluralidade cultural
Público-alvo: Leitor iniciante
Pós Leitura:
1. Observem juntos que as trocas têm por base palavras que retomam sílabas ou sons de outras. Releiam cada troca fazendo um levantamento das repetições. Uma sugestão é fazer na lousa um quadro a ser completado no curso da leitura, por exemplo:
GATO CONTENTE PATO COM DENTE
CANGURU DE PIJAMA URUBU NA CAMA
LEÃO SEM DENTE DRAGÃO OBEDIENTE
E assim por diante.
2.Observem juntos cada ilustração, o que elas e a moldura dizem.
A seguir faremos sugestões apenas para alguns dos quadros, mas todos eles merecem um trabalho de observação e discussão.
3. Na primeira troca (“o gato contente” / “pato com dente”), observem juntos o que as ilustrações dizem e discuta com os alunos:
por que é que o gato está contente?
O que é que ele está fazendo?
Quem é que entrou “de bicão” na vida do gato?
O que o Sol parece estar sentindo?
E o pato? Pato tem dente mesmo?
O queas molduras desenharam para o pato?
4. Proponha que imaginem e depois desenhem ou escrevam: como seria um cachorro contente?
E uma galinha contente?
(Sugestão: querendo estender este assunto, apresente-lhes depois o livro O sanduíche da Maricota, de Avelino Guedes, Editora Moderna, que traz com muita graça os hábitos alimentares dos bichos.)
5. Pergunte-lhes: Vocês trocariam um “leão sem dente” por um “dragão obediente”?
Qual deles vocês prefeririam como animal de estimação?
6. E o “Chapeuzinho malvado”? Como será ela?
Pergunte se gostariam de trocar a história tradicional do Chapeuzinho delicado e o lobo malvado por essa outra.
Como ficaria essa história? Proponha que criem um texto coletivo imaginando essa nova trama.
Importante: o registro pode ser feito por você ou revezando os“escribas” na lousa.
É aconselhável que criem primeiro o texto oralmente, para evitar repetições ou incoerências.
7. E o “gato de bota”? Será que ele só tem uma bota?
Onde foi parar a outra?
Verifique se eles conhecem a história do Gato de Botas.
Leia-a para eles ou peça que a contem, cada um um trecho. Será que um gato só com um único pé de bota consegue realizar as proezas do gato que calçava os dois pés? E esse “sapo boboca”?
Será “o cururu da beira do rio” ou algum príncipe desencantado?
8.Veja se perceberam que a troca “um final de brincadeira por um varal de feiticeira” é adequada para o final da brincadeira, isto é, do livro.
Proponha que desenhem outros varais.
Como seria um varal de palhaços? E o de um super-herói?
9. Proponha que inventem uma troca para a ilustração da página de introdução.
Observem que essa maçã já apareceu na capa tentando abocanhar a minhoca. Esperem: mas não houve uma troca?
Quem corre atrás da maçã não é a minhoca?
A frase poderia ficar assim: Uma maçã devorada por uma minhoca apavorada.
10. Organize-os em duplas e proponha que um invente uma troca e o outro a ilustre.
Depois, já que estamos brincando de trocas, trocam-se os papeis.
11. Proponha que troquem as palavras das trocas, compondo outras trocas absurdas.
Algumas podem ficar bem engraçadas, por exemplo:
Um ratinho na gaiola por um passarinho de camisola
Um tutu no calção por um tatu no feijão
Um mamão mimado por um bichão bichado e assim por diante.
Não esqueça de pedir que ilustrem as novas trocas.
12. Aproveite essa época de “trocas” e traga para a classe alguns classificados de jornais ou revistas anunciando trocas. Analisem juntos a estrutura desse tipo de texto.
Depois organizem uma feira de trocas.
um deve trazer de casa um objeto (um brinquedo, um livro, etc.) que queira trocar e escrever seu anúncio dizendo também com o que gostaria de trocar.
No dia da feira, afixem os anúncios num mural e exponham os objetos.
LEIA MAIS...
1. DA MESMA AUTORA
• O amigo da bruxinha — Editora Moderna, São Paulo
• Travadinhas — Editora Moderna, São Paulo
• Filó e Marieta — Edições Paulinas, São Paulo
• Violeta e Roxo — Quinteto Editorial, São Paulo
2. SOBRE O MESMO GÊNERO
• Não confunda — Eva Furnari, Editora Moderna, São Paulo
Fonte: http://literatura.moderna.com.br
Trouxe daqui:http://rosangelaprendizagem.blogspot.com.br/2012/02/realizei-atividade-de-leitura-e-de.html
VOCÊ TROCA?
UMA PROPOSTA DE ESCRITA
A PARTIR DE UM TEXTO LITERÁRIO
Autor: Simone de Alencastre Rodrigues
■Produzir textos de forma lúdica.
■Conhecer o livro " Quem troca" da escritora Eva Furnari.?.
■Apropriar-se do código escrito.
■Escrever textos com uma característica específica.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Ser leitor e escritor iniciante.
Estratégias e recursos da aula
RECURSOS:
*Livro: "Você troca" , da escritora Eva Furnari
*Cartaz destacando as rimas contidas no livro
*Jornal com classificados
*Revistas com classificados
*Quadro com mural para colocação de produções dos alunos
ESTRATÉGIAS:
Organizados em roda, leia para as crianças o livro " Você troca" da escritora Eva Furnari.
Para outras informações, consultar o link abaixo:
Explorar a capa, o título, as ilustrações e o posicionamento das informações sobre o escritor, ilustrador e editora são procedimentos muito enriquecedores para os leitores iniciantes. Perguntar: Quais são os itens que estão em todas as capas de todos os livros?
E qual é o título do livro?
Vocês conhecem outros livros dessa autora?
Também apresentar a contracapa e a folha de rosto, suas funções e características.
Fazer indagações sobre a imagem que ilustra a capa do livro, provocando o interesse e a curiosidade.
Perguntar: Qual "pista" essa ilustração da capa nos dá sobre o assunto do livro?
O que vocês veem nessa imagem?
Vocês conhecem esse ilustrador?
As perguntas são estratégia de leitura, porque o aluno vai ficará atento para confirmar as hipóteses que fez.
Após a leitura, perguntar as opiniões das crianças sobre o livro e recordando as trocas ocorridas na história, e se foram trocas positivas e negativas no entendimento individual dos alunos. Encaminhar a conversa para que compreendam que o critério de trocas da escritora está baseado na possibilidade de sonoridade, de rima entre elas.
Pode-se, posteriormente, organizar no quadro, ou em forma de cartaz, as trocas ocorridas dando ênfase nas terminações, por exemplo:
GATO CONTENTE
PATO COM DENTE
CANGURU DE PIJAMA
URUBU NA CAMA
LEÃO SEM DENTE
DRAGÃO OBEDIENTE
Provocá-los a pensar em outras trocas possíveis, respeitando o critério das rimas, sendo você, professor, o escriba que deverá registrar as ideias possíveis no quadro e problematizar as sugestões que não estejam de acordo com a rima proposta.
Mostre aos alunos o caderno de classificados de um jornal, indagando se eles sabem qual é a função daquela seção do jornal.
Após levantamento do conhecimento prévio, diga-lhes que há alguns adultos que fazem trocas de objetos através de anúncios, nesta área específica do jornal.
Perguntar se os alunos conhecem o que é e para que serve, além de trocar, um classificado de jornal.
Ajude-os a construir as características do gênero textual, sua função e o suporte.
Apresente alguns classificados de jornal e revista.
É interessante perguntar sobre as diferenças de objetivo da história contada e dos classificados, definindo as características dos gêneros textuais
Em seguida proponha a mistura dos gêneros, construindo na sala, um mural de classificados:
"o Mural do Troca-Troca".
A proposta será que os alunos individualmente, produzam um anúncio propondo uma troca, nos moldes dos apresentados no livro, para afixar no mural.
Entregue pedaços de papel sulfite, cortados igualmente, a fim de dar a impressão de um classificado de jornal, para cada aluno.
Lembre-os que, tratando-se de um texto a ser exposto no mural e que será lido por muitas pessoas, deverá ser escrito com letra bastão, de forma clara e respeitando as normas ortográficas.
Para que os objetivos sejam atingidos cabe ao professor fazer as reflexões sobre a correspondência grafofônica, circulando entre as mesas, auxiliando e mediando a produção textual.
A possibilidade de reescrita das produções deve ser considerada e poderá ser um momento muito rico para reflexões e ordenação de conhecimento.
Ao final, as produções devem ser socializadas para o grupo.
O produtor do classificado deve ler para a turma a sua produção e afixar no mural, e o papel destinado pra a escrita do classificado, a ilustração pode contribuir para deixar o trabalho mais lúdico.
Recursos Complementares
Para o professor conhecer um pouco mais dos pressupostos teórico desta aula, sugiro o vídeo abaixo do Programa de alfabetização ( PROFA)
Avaliação
A avaliação ocorrerá durante toda a aula, observando a participação dos alunos, e nos momentos de produção escrita, o professor poderá observar o quanto os alunos estão avançando nas suas hipóteses de escrita.
muito legal!!!queria que tivesse tipo aquelas receitas para por exempl0o a alegria e em forma de rimas!!!!!!! por favor atendam meu pedido!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirAnônimo entusiasmado: Que legal estar gostando das sugestões didáticas. pesquise no toque sguia:
ResponderExcluirleitura instrucional e genero instrucional. O que eu encontrar mais vou postando.Será um prazer atendê - lo