segunda-feira, novembro 19, 2012

Caixinha mágica> Roseana Murray>Estímulos poéticos>Fábrica de poesia>19/11/12


Fábrica de poesias
Roseana Murray


Num caderno de poesia, é possível fabricar qualquer coisa - uma bolha de sabão que vá para um novo planeta, uma caixa mágica para guardar o que não cabe em lugar nenhum, um dia inteiro de paz, uma máquina do tempo para colar pensamentos...

TRANSFORMAÇÃO

Fabrico uma árvore
com uma simples semente,
terra escura e quieta,
umas gotas de água.
Pouco a pouco,
de lua em lua,
de folha em folha,
enquanto o tempo
desenha arabescos
em meu rosto,
minha árvore se transforma
em poema vivo,
suas letras são flores,
são frutos, são música.

 

Imagine se você tivesse uma caixinha mágica...
Em que você pudesse guardar coisas que não cabem em lugar algum: Alegrias, emoções, sentimentos, sorrisos, surpresas, memórias...
Assim é a CAIXINHA MÁGICA, inspirada na poesia de Roseana Murray

Fabrico uma caixa mágica
para guardar o que não cabe
em nenhum lugar:
a minha sombra
em dias de muito sol,
o amarelo que sobra
do girassol,
um suspiro de beija-flor,
invisíveis lágrimas de amor..Fabrico a caixa com vento,
palavras e desequilíbrio,
e para fechá-la
com tudo o que leva dentro,
basta uma gota de tempo..
O que é que você quer
esconder na minha caixa?



Cada aluno tem a oportunidade de colocar dentro dela algo muito especial, para compartilhar com as demais crianças da turma...
E você? O que colocaria nessa caixinha mágica?
"Nova Rotação"
Em meu caderno de poesia
fabrico o dia inteiro
de paz.
A guerra jaz
no baú de idéias mortas,
e a Terra toda
ondula em dança lenta
mais leve e azul,
inaugura uma nova rotação
como um botão de uma flor
desconhecida.
Todos saem às ruas
com suas sombrinhas
salpicadas
de arco-íris
e embrulham seus pães
com a palavra amor

A Lua
A lua pinta a rua de prata
e na mata a lua parece
um biscoito de nata.
Quem será que esqueceu
a lua acesa no céu?

Beija-flor
Beija-flor pequenininho
que beija a flor com carinho
me dá um pouco de amor,
que hoje estou tão sozinho...
Beija-flor pequenininho,
é certo que não sou flor,
mas eu quero um beijinho
que hoje estou tão sozinho...
♥♥♥

Os Anjos
~~~~~~~~~~
Os anjos
criaturas de encantamento
habitam meus pensamentos.
O que podem os anjos,
de mãos azuis,
fazer por nós,
simples humanos?
O que podem,
com seu hálito de estrelas,
o céu nos olhos
e uma enorme compreensão
para com nossos corações fatigados?
Que um anjo durma
sempre ao meu lado
e faça com seu silêncio
o tecido dos meus sonhos.

♥♥♥
Surpresas
~~~~~~~~~~~~
Este menino tem sempre
Cinquenta surpresas nos bolsos:
Uma pedrinha encardida que,
Diz ele, dá sorte na vida.
Uma bala amassada
Que para alguma emergência
Ele traz guardada.
Uma viagem de volta ao mundo
Em um segundo
E uma entrada (permanente)
Para o circo que fica montado
Dentro de seu pensamento.

♥♥♥

Falando de livros
~~~~~~~~~~~~~~~~
O livro é a casa
onde se descansa
do mundo
O livro é a casa
do tempo
é a casa de tudo
Mar e rio
no mesmo fio
água doce e salgada
O livro é onde
a gente se esconde
em gruta encantada.
♥♥♥
Classificados poéticos
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Procura-se um equiibrista
que saiba caminhar na linha
que divide a noite do dia
que saiba carregar nas mãos
um fino pote cheio de fantasia
que saiba escalar nuvens arredias
que saiba construir ilhas de poesia
na vida simples de todo dia.

♥♥♥
Receita de espantar a tristeza
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Faça uma careta
e mande a tristeza
pra longe pro outro lado
do mar ou da lua
vá para o meio da rua
e plante bananeira
faça alguma besteira
depois estique os braços
apanhe a primeira estrela
e procure o melhor amigo
para um longo e apertado abraço.
♥♥♥
Receita de olhar
~~~~~~~~~~~~~~~~~
Nas primeiras horas da manhã
desamarre o olhar
deixe que se derrame
sobre todas as coisas belas
o mundo é sempre novo
e a terra dança e acorda
em acordes de sol
faça do seu olhar imensa caravela.
♥♥♥
O poeta
~~~~~~~~~~
O poeta vai tirando da vida
os seus poemas
pássaros desobedientes
e amestrados
A palavra é o seu castelo
sua árvore encantada,
abracadabra construindo o universo.

♥♥♥
Palavra exata
~~~~~~~~~~~~~
Para buscar a palavra
exata,
a palavra-mapa,
a que me nomeia,
abstrata, precária.
O vento me envolve
e sopra música
em meus ossos:
talvez eu seja
essa canção
invertebrada,
esse sopro.

Trabalhando delicadezas:
Vida e obra de Roseana Murray e seus poemas.




■Interpretar poemas de Roseana Murray;

■pesquisar a respeito da vida e obra da autora;

■analisar poemas;

■observar a presença das figuras de linguagem: comparação e metáfora nos poemas de Roseana Murray.

Duração das atividades

05 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

■Características de um poema.

■Linguagem figurada.

■Metáfora

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1

O professor organizará a turma em círculos e entregará a cada aluno uma folha de papel em branco.
Eles ouvirão dois poemas de Roseana Murray e tentarão representá-lo por meio de desenho.
Os poemas estão disponíveis em:

http://www.roseanamurray.com/poemafalado/
O professor terá a opção de fazer download dos poemas e salvá-los em uma mídia, ou ainda usar a Internet na sala de aula.
Sugerimos para esta atividade os poemas "Rosto" e "Amor Oculto".

Depois de prontos os desenhos, o professor solicitará a alguns alunos que apresentem para os colegas as imagens que criaram e que expliquem a relação que há entre elas e os poemas escutados.
O aluno poderá escolher um dos poemas para representar ou fazer o desenho sobre os dois.
Feito isso, o professor apresentará, por escrito, os poemas ouvidos (cópias):



Amor oculto



Na multidão busco meu amor

ainda anônimo

seu rosto que não conheço

entre tantos rostos

a voz que acenderá estrelas

e que ainda é uma voz qualquer

busco meu amor oculto

como em segredo entre as folhagens

e meu coração dispara

a cada indício do seu rastro

busco meu amor como a chave

de um castelo

esquecida há milênio

em algum lugar obscuro

do mundo

busco meu amor desconhecido

como quem busca algodão

num campo imenso

para se forrar por dentro.

Roseana Murray



O rosto



O tempo escreve no rosto

ventos, luares, estrelas

com um pincel incansável

Letra por letra desenha nosso mapa feito de labirintos, cavernas e estradas

por onde galopam unicórnios e sonhos.

No rosto de cada um o universo

e as suas pegadas.

http://www.roseanamurray.com/poemafalado/

Na sequência, o professor então dividirá a turma em seis grupos, sendo que três analisarão o primeiro poema e os outros três analisarão o segundo poema.
Divididos os grupos, cada um deles receberá uma ficha (xerox) com perguntas sobre o poema.
Eles deverão discuti-las e depois registrar as respostas em seus cadernos.

Ficha de perguntas - Poema Amor Oculto

1 - Qual é a temática do poema?

2 - Relacione o título "Amor oculto" à temática do poema.

3 - Explique a metáfora do verso "a voz que acenderá estrelas"

4 - O que você entende por "se forrar por dentro"?

Ficha de perguntas - Poema "Rosto"

1 - Qual é a temática do poema?

2 - Sabemos que não se escreve no rosto "estrelas, luares, ventos".
O que se pode entender dessa metáfora?

3 - Selecione outra metáfora do poema e explique-a.

4 - Em sua opinião, de acordo com a interpretação do poema, por que nosso mapa é feito de labirintos, cavernas e estradas?

Depois disso, o professor pedirá aos grupos que respondam às perguntas oralmente, promovendo uma discussão na sala de aula.

ATIVIDADE 2

Para a realização desta atividade, o professor levará os alunos ao laboratório de informática.
Eles deverão acessar a página de Roseana Murray e entrar na guia "Biografia":







O professor solicitará aos alunos que leiam a biografia com bastante atenção e que anotem o que julgarem importante.
Depois da leitura, o professor projetará uma atividade de V ou F sobre a biografia da autora. Para realizá-la o professor dividirá a turma nos mesmos grupos da primeira atividade.
Cada um responderá de acordo com o que leu e anotou. Feito isso, o professor fará a correção e verificará qual grupo acertou mais.

Sugestão de V ou F

1.( ) Roseana Murray é paulista.

2.( ) O primeiro livro infantil da autora foi publicado em 19080.

3.( ) Nenhuma de suas obras foi traduzida para outro idioma.

4.( ) O livro Fruta no Ponto já recebeu o prêmio de "Melhor Poesia da FNLIJ"

5.( ) Publicou um livro em parceria com Mário Quintana.

6.( ) Já recebeu um prêmio na Espanha.

Depois disso, o professor projetará o poema "O Rosto", que já foi trabalhado na primeira atividade, e o poema "Retrato", de Cecília Meireles.



O rosto

O tempo escreve no rosto

ventos, luares, estrelas

com um pincel incansável

Letra por letra desenha nosso mapa feito de labirintos, cavernas e estradas

por onde galopam unicórnios e sonhos.

No rosto de cada um o universo

e as suas pegadas.

Roseana Murray



Retrato

Eu não tinha este rosto de hoje,

assim calmo, assim triste, assim magro,

nem estes olhos tão vazios,

nem o lábio amargo.

Eu não tinha estas mãos sem força,

tão paradas e frias e mortas;

eu não tinha este coração

que nem se mostra.

Eu não dei por esta mudança,

tão simples, tão certa, tão fácil:

- Em que espelho ficou perdida

a minha face?

Cecília Meireles

Ainda em grupos, os alunos deverão ler os poemas e discutir os seguintes aspect
os. O professor deverá passar no quadro os aspectos abaixo:

■Temática dos poemas.

■Características dos rostos apresentados.

■Em qual dos poemas há mais descrição física? Justificar.

■Relacionar os versos "O tempo escreve no rosto ventos, luares, estrelas" e "Eu não tinha este rosto de hoje, assim calmo, assim triste, assim magro".

■Exemplos de metáforas.

Depois de discutidas as perguntas em grupos, o professor fará a correção oralmente e cada grupo deverá expor o que foi debatido entre os colegas.

ATIVIDADE 3

O professor deverá levar os alunos ao laboratório de informática para que eles façam a leitura do e-book de Roseana Murray "Variações sobre silêncio e corda
http://www.roseanamurray.com/ebook/

Ainda com a mesma formação dos grupos, cada um escolherá um dos poemas do livro para apresentá-lo à turma.
 O professor deverá orientá-los de acordo com os seguintes itens:

1.Escolher o poema.

2.Ler com muita atenção.

3.Verificar os aspectos sonoros do poema. Há rimas? O que sugerem?

4.Verificar a escolha do vocabulário do poema. O que sugere?

5.Selecionar metáforas apresentadas no poema e explicá-las.

Cada grupo apresentará o poema selecionado para toda a turma.

Variação da atividade:
O professor, juntamente com o professor de Artes, poderá criar uma exposição dos poemas apresentados no e-book "Variações sobre silêncio e corda" e algum trabalho feito com corda.

Depois de apresentado o trabalho, os alunos poderão escrever uma mensagem à autora na guia "Contato", em seu site oficial, partilhando a experiência que tiveram ao trabalhar com os poemas da autora.

http://www.roseanamurray.com/contato.asp

A autora é bastante receptiva e procura sempre responder aos seus leitores.

Recursos Complementares

Professor, incentive seus alunos a acessarem os sites abaixo para complementarem o aprendizado.

http://www.roseanamurray.com/poemas.asp
Seleção de poemas de Roseana Murray.

http://www.roseanamurray.com/poemaanimado/
Poemas animados de Roseana Murray

Avaliação

Os alunos serão avaliados de acordo com a boa participação na execução das atividades.
É importante verificar se todos os alunos contribuíram no momento das discussões e se fizeram uma análise coerente do poema selecionado.
A observação atenta do professor é importante para que isso seja feito.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23682




" Alegrias"

- Ingredientes:

. 60 grs. de queijo flamengo

. 50 grs. de manteiga ou margarina

. 8 fatias de pão de forma

. 60 grs. de fiambre



Confecção:

Parece uma tosta mista

Mas confecionado de maneira diferente

Chamam-se " Alegrias"

E vão deliciar toda a gente



Cortar o queijo e o fiambre

Em finas fatias, como convém

Corta-las com o tamanho do pão

Pois os olhos comem tambem



Para aquecer a frigideira

Há que fazê-lo com cuidado

Pois o fiambre vai lá ser frito

Mas apenas para ficar alourado



Agora que tudo está preparado

Prontinho para usar

Coloquemos mãos á obra
Para a receita finalizar

Usam-se as fatias intercaladas

De queijo fiambre e queijo

Colocam-se em cada fatia de pão

E o conjunto vai para um tabuleiro com um desejo



A mantiga ou margarina

É necessária para finalizar

Como a cereja no topo do bolo

No topo das "Alegrias" é onde vai ficar



Para se poder degustar

Esta ligeira refeição

Ao forno bem quente se deve levar

Até ganhar alguma coloração



Bom apetite

A base desta receita foi retirada de um site com receitas gastronómicas tradicionais portuguesas.

Sueli Ferreira de Oliveira

Durex, batata chips

Caldo knor e Q- boa

Marcas são interessantes

E não existem à toa.

É bic, se for caneta.

É Omo, se for sabão.

É Tenaz, se cola for.

Pritt, se for bastão.

É baygon para as baratas

Pinho sol para o banheiro.

Sandálias são Havaianas

Aquelas que não têm cheiro.

Bom programa de domingo,

É passear com a caloi

Mas se cai e se machuca

Põe band – Aid no dodói.

Agora é lá na cozinha,

Como se fossem Bombril.

Que as marcas aparecem,

Acho que são mais de mil.

Em pudim de Leite Moça

Não se usa Pó Royal.

Nem tampouco Maisena,

Pra sobrar para o mingau.

Um pão e um bolo Pullmann

Para um lanche bem bacana.

Iogurte é Danone.

Margarina Doriana.

E até com a geladeira

Não pode ser diferente.

Se ela não gela direito
Não é aquela Brastemp.

Algumas marcas chegam

E logo conquistam a gente

Como será que essas marcas
Colam em nossas mentes



    Caça rimas  
Objetivos didáticos do jogo:

■compreender que as palavras são compostas por unidades sonoras;

■perceber que as palavras diferentes podem possuir partes sonoras iguais, no final;

■desenvolver a consciência fonológica, por meio da exploração de rimas;

■comparar palavras quanto às semelhanças sonoras.

Meta do jogo:

O jogo é finalizado quando todas as figuras do tabuleiro forem cobertas por fichas.
Deve-se assim, contar o número de fichas por cores e o jogador que as empregou com o maior número será o vencedor.

Componentes da atividade:

■3 ou 4 cartelas iguais com 20 figuras

■20 fichas pequenas com uma figura em cada (correspondente aos sons das figuras da cartela.

■fichas coloridas para os participantes sendo que cada um se aproprie de uma só cor.

Regras:

O caça-rimas é semelhante ao jogo do bingo, porém se diferencia em não ter que encontrar a peça “cantada” e sim, a figura correspondente com a rima.

Repertório de palavras utilizadas no jogo:

■avião – leão

■rato – gato

■faca – vaca

■jarro – carro

■mamadeira – cadeira

■chupeta – borboleta

■dinheiro – brigadeiro

■Garrafa – girafa

■ovelha – abelha

■Rainha – galinha

■Dente – presente

■Piscina – buzina

■vassoura – tesoura

■Mola – bola

■Tijolo – bolo

■Anel – pincel

■Barriga – formiga

■Roda – corda

■Laço – palhaço

■Luva – chuva

O resultado desta atividade foi muito positivo.
As crianças se divertiram e tenho certeza que aprenderam ainda mais com esta proposta de trabalho.

Variações de atividades com rimas: listas coletivas na lousa, caça-palavras; eu dito, você desenha, dentre outras.

http://blogs.educataboao.com.br/gap/atividade-desenvolvida-caca-rimas-professor-cassia-regina-de-oliveira/





     

2 comentários:

  1. Parabéns!!!
    Sou professora regente de Sala de Leitura da E. M. Brasil no RJ e este ano participaremos da FLUPP homenageando Roseana Murray.
    Adorei as ideias.
    #aBrasilnaflupp

    ResponderExcluir
  2. Obrigada. Volte sempre e divulgue o Linguagem.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.