De modo geral, a história destaca que são meninas negras, belas, felizes e que têm uma cultura de matriz africana. Ao falar das meninas dessa maneira, esse livro ensina um certo modo de ser criança, menina e negra. Ele faz circular representações sobre infância, negritude e feminilidade que podem ter importantes efeitos na construção das identidades, já que a literatura constitui-se em importante espaço de divulgação de sentidos e representações sobre os diferentes grupos culturais (Silva, 2002). Essa história pode ensinar, por exemplo, o reconhecimento da beleza negra e a importância dos/as negros/as se reconhecerem como belos/as.
Mais: AQUI
Livro e atividades
Atividades
1. Educação Infantil:
Roda de leitura com o conto do texto;
Fantoches ou palitoches para ilustrar
Confecção de bonecas de meia
Levar 3 bonecas negras para ilustrar a história.
Ilustração das personagens
Colagem das partes, montando as meninas negras;
Trabalhar os animais do texto e suas letras iniciais
Trabalhar quantidades com elementos do texto, contando nos dedinhos: quantas girafas, quantas meninas, quantos leões...
Diversidade: Auto-retrato
Falar sobre a sua cor e a cor do colega
2. Alfabetização: 1° ano
Leitura do texto, ilustração do texto, reescrita;
Trabalhando palavras do texto;
Trabalhando lista de palavras com nomes de animais;
O alfabeto ilustrado a partir de elementos do texto;
Escrita de palavras relacionadas;
Ilustração de si mesmo e do outro;
Falar sobre si, sua história, sua cor,
Respeito às diferenças.
3. Sugestões para o 2° ano
Reescrita do texto, com suas próprias palavras
Ilustração do texto
Criação de frases de acordo com personagens e animais;
Construção de quadros retratando paisagens africanas;
Dinâmica do espelho - ver-se e ver o outro - falar sobre cor e diferenças, respeito e valores - a beleza de cada ser humano;
Matemática com elementos do texto.
Projeto Cultura negra
Ótimo esses trabalhos.
ResponderExcluirParabéns.