domingo, novembro 04, 2012

Ninguém é igual a ninguém>Identidade> Estímulos literários>04/11/12

O lúdico no conhecimento do ser



Diariamente vemos histórias de crianças em escolas que passam por violências físicas e psicológicas decorrentes de outras crianças que não sabem conviver com as diferenças uns dos outros.

E aí qualquer diferença é motivo para falar mal um ao outro e muitas vezes partem até para violentas brigas.

 Diferenças de raça ou se a criança é um pouco mais gordinha ou se é magra demais e até porque usa óculos é o que basta para virarem motivos de chacotas.
É por isso que desde cedo os pais já precisam ensinar para seus filhos a importância de saber respeitar as diferenças entre as pessoas.
Pois, se você pai ou mãe trata a todos com igualdade independente de cor, classe social e até religião não tem porque seus filhos agirem de forma diferente.
Mas, é importante ensinar a eles que ninguém é igual a ninguém e por conta disso conseguimos aprender com a diferença dos outros.
Pois, esse ensinamento vai ser ótimo para a vida de seus filhos e para todos que com eles conviverem.
Se cada pai começasse a colocar o respeito pela diferença entre as pessoas desde cedo, quem sabe não teríamos escolas com menos problemas de convivência e crianças, professores, pais e todas as pessoas mais felizes.
Projetos

AQUI

Regina Rennó
Aqueles que são diferentes de mim não me prejudicam;
muito pelo contrário, eles me enriquecem.
Nossa unidade se fundamenta em algo
mais elevado que nós mesmos — no ser humano...
(Antoine de Saint-Exupéry)

Livro
Projetos
Ninguém é igual a ninguém
Disciplina: Língua Portuguesa/Literatura
Ciclo: Ensino Fundamental - 1ª a 4ª
Assunto: Leitura e escrita, interação leitor/escritor
Tipo: Texto
O livro “Ninguém é Igual a Ninguém”, de Regina Otero e Regina Rennó, favorece a discussão sobre a identidade e as diferenças pessoais.
O texto se divide em duas partes.
Na primeira, o personagem Danilo narra as características físicas dos amigos da rua onde mora. Ele conta sobre o gorducho, a negra, o ruivo e como cada um reage quando atingido em sua fragilidade.
 Em suas reflexões, Danilo percebe que ninguém é igual a ninguém e que cada um tem qualidades a serem aproveitadas.
Na segunda parte, há um diálogo entre o personagem Tim e o leitor.
Esse personagem mobiliza o leitor a pensar sobre si mesmo, lançando questões reflexivas sobre a identidade da criança e seus sentimentos.
Desse modo, o livro possibilita à criança desenvolver sua relação intrapessoal e interpessoal.
Na relação intrapessoal, ela pode pensar como identifica seu corpo, seus sentimentos e suas possibilidades.
Na relação interpessoal, pode tomar consciência do seu olhar sobre o outro e como interage com as diferenças.
O professor pode explorar a leitura e diferentes formas de expressão.
Como parte do trabalho, é importante socializar as produções dos alunos, por exemplo, montando painéis, publicando pequenos livros, apresentando dramatizações.
O texto permite também desenvolver o tema transversal Ética, enfocando o respeito por si e pelo outro.


Atividades 

1.  Você gostou da historinha ? O que  você entendeu  sobre a história e como podemos fazer para respeitar as diferenças entre os nossos colegas, nossos vizinhos, amigos e familiares ? Escreva um texto de até dez linhas sobre esta história.

2. A historinha  nos mostra como é bom  sermos  o que somos, apesar da opinião dos outros. Você se incomoda com a opinião dos outros sobre você? Conte pra nós.


3 .Precisamos  ajudar  uns aos outros e vivermos sempre em união, lembrando  que cada  pessoa  possui características próprias, e que devemos  respeitá-las.  Para incentivar uma boa convivência entre os coleguinhas de classe,  evitando brigas e  agressividades, propomos que você fotografe  o grupo, depois monte com a participação de todos eles um painel com as fotos. Depois fixe  na sala de aula.  Sucesso !
Fonte:
AQUI
Aula
Música ninguém é igual a ninguém



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.