Eva Furnari
Zóio tem a rara mania de praticar boas ações.
E decidiu ajudar a bela Carmela a encontrar um príncipe.
Arranjou um sapo bem verde.
Mas será que todo sapo vira príncipe?
O Feitiço do Sapo
Eva Furnari
Ele é um sujeito cheio de idéias, fica horas falando e anda pra cima e pra baixo, numa bicicleta pra lá de doida, que só falta voar.
O povo da cidade conta mais de mil casos de Zóio, e acha que tudo acontece, coitado, por causa da sua sincera mania de fazer “boas ações”.
Outro dia, Zóio estava passando em frente à casa de Carmela, quando a ouviu cantar uma bela e triste canção.
Zóio parou e pensou: que pena, uma moça tão bonita, de voz tão doce, ficar assim triste e sem apetite de tanto esperar um príncipe encantado. Isto não era justo.
Achou que poderia ajudar Carmela a realizar seu sonho e tinha certeza de que justamente ele era a pessoa certa para isso. Zóio se pôs a imaginar como iria achar um príncipe para Carmela. Pensou muito para encontrar uma solução e finalmente teve uma grande idéia de jerico: foi até a beira do rio, pegou um sapo verde e colocou-o numa caixa bem na porta da casa dela.
A intenção de Zóio ao colocar um sapo na porta da casa de Carmela foi:
(A) ajudá-la a encontrar um príncipe encantado.
(B) ajudá-la a cantar com voz mais doce ainda.
(C) Encontrar alguém para cuidar do sapo que vivia no rio.
(D) Fazer uma surpresa, dando-lhe um sapo de presente.
(A) Dar uma notícia.
(B) Deixar um recado.
(C) Fazer um convite.
(D) Vender um produto
(HABILIDADE – Inferir uma informação implícita em um texto.)
Leia :
O Feitiço do sapo
Responda:
Colocar um sapo na porta da casa de Carmela foi uma idéia de jerico, porque essa idéia é
A. ? perigosa
B. ? secreta.
C. ? absurda.
D. ? maldosa
Você sabia?
Sapo Que Vira Príncipe
Em alguns contos de fadas , existem sapos que viram príncipes .
Estas histórias são resultados de contos que surgiram na Idade Média pela superstição que este animal carregava .
Algumas lendas dizem que as bruxas daquela época tinham o poder de transformar príncipes em sapos e só o beijo de uma princesa , neste animal , poderia desfazer o feitiço .
Naquela época havia uma tradição que acreditava que os reis e príncipes representavam o poder divino , ou seja , o poder de Deus e que por isto existiam bruxas diabólicas preocupadas em acabar com eles e por isto estas feiticeiras desenvolveram feitiços capazes de transformarem os príncipes em sapos .
Batráquios Cantores
Alguns sapos têm vozes tão misteriosas , que alguns são capazes de imitar barulhos de instrumentos musicais e vozes de cantores de óperas .
Existe uma lenda muito interessante sobre isto :
Há centenas de anos atrás , os batráquios não sabiam cantar .
Um certo dia , um grupo teatral formado por cantores , músicos e atores veio se apresentar numa misteriosa vila , onde morava a bruxa Márcia , que odiava quando falavam mal de feiticeiros e bruxas .
Naquele dia , este grupo de artistas apresentou uma peça que desmoralizava bruxas e feiticeiros . Márcia assistiu a tudo e planejou uma vingança contra aqueles artistas .
Á noite , ela mandou comida para o acampamento dos atores , músicos e cantores da peça . Porém , naqueles alimentos havia um feitiço que transformou todos os artistas em batráquios .
Porém , as suas vozes talentosas continuavam nestes bichos .
Por isto , até hoje existem batráquios com belíssimas vozes .
E você , leitor conhece alguma lenda sobre batráquios ?
Luciana do Rocio Mallon
Análise da obra
Percebe-se uma grande marca de intertextualidade com os contos tradicionais, pelo resgate que essa obra faz da história do sapo que vira príncipe, bem como explora motivos da imaginação popular como o mago de chapéu encantado e a bruxa malvada.
Dessas características, alguns traços são preservados e outros parafraseados.
Como se sabe, os contos de fadas surgiram a partir de narrativas primitivas, contadas oralmente de geração em geração.
Normalmente, os contos de fadas começam com marcas indefinidas de tempo e espaço: “antigamente”, “era uma vez”, "em terras e reinos distantes", mas este não é o caso de "O Feitiço do Sapo", que assim se inicia: “Todo lugar sempre tem um doido. Piririca da Serra tem Zóio”.
Concomitante, a autora promove a aproximação do leitor com um local que sabemos não mais pertencer aos contos tradicionais. Eva Furnari talvez aponte para um lugar mais real do que o imaginado, ao escolher um nome com jeito de cidade brasileira: Piririca da Serra.
O elemento verossímil é justamente “da Serra”, pois existem cidades como Itapecerica da Serra, Natividade da Serra, entre outras. Já o elemento inverossímil , Piririca, faz alusão a algo divertido, sapeca, engraçado.
O nome Piririca da Serra pode evocar a uma cidade onde ocorrem episódios divertidos e vivem, perfeitamente em harmonia, um cientista maluco e uma bruxa. Também em oposição aos contos tradicionais, em que a narrativa ocorre em lugares jamais detalhados com precisão, temos até mesmo um mapa da cidade, nas primeiras páginas do livro que leva o leitor a conhecer, antecipadamente, as casas das personagens.
Interpretação: AQUI
Proposta de trabalho: AQUI
Ouvindo: AQUI
OS FEITIÇOS DO SAPO NINO
Autor(es): Maurício Veneza
Ilustrador(es): Maurício Veneza
COLEÇÃO BRUXA RISOLETA
Inconformado com a sua condição de sapo, o príncipe nino tenta fazer de tudo para voltar à sua condição humana.
Depois de muitos esforços, torna-se o herdeiro do trono da Monarcônia, mas está com 280 anos.
A bruxa Risoleta diminui a sua idade, mas erra a dose e o príncipe vira bebê (essa história se lê no livro O bebê da bruxa Risoleta).
ATIVIDADES SUGERIDAS
-Conversar sobre os "amigos e companheiros" das bruxas das histórias.
- Observar com os alunos as letras capitulares do livro (letras que abrem capítulos). Elas vêm em destaque, dentro de um retângulo.
-Produção de texto: criar uma história com o título: "Ninão, o sapinho trapalhão".
-Debater: a bruxa Risoleta será uma boa mãe para o príncipe-bebê? Por quê?
Atividades dia das bruxas
A bruxa está solta
A bruxa está solta
Metas priorizadas: Leitura/Escrita e Expressão Oral
Assistir ao filme: O halloweem do ursinho Pooh – interpretação oral e escrita, discutir os valores e ilustrações.
Ornamentação das salas.
Contação de histórias em três momentos diferentes:
* Os Feitiços Do Sapo Nino - Col. Bruxa Risolet
* Bruxa, Bruxa, Venha a Minha Festa - Arden Druce
* Bruxa Onilda vai à Paris –Roser Capdevila, E. Larreula
Definição da palavra BRUXA – livre e com o uso do dicionário.
Listas de histórias com bruxas.
Ditado de poemas, frases e palavras referentes ao assunto.
Poema para completar, ilustrar, interpretar, contar as palavras, rimas...
Acróstico bruxístico.
Grupo de palavras com BR/X.
Leitura de poemas: VASSOURAL de Sylvia Orthof.
Poema enigmático: QUE SUJEIRA! de Sylvia Orthof.
Lista de compras da bruxa observando seu armário.
Receitas bruxísticas.
Cardápio para a festa da bruxa: definição, onde é encontrado esse tipo de texto e criar um cardápio para cada situação.
Leitura de tirinhas da Mônica sobre a bruxa, de Maurício de Souza: interpretação e inferência.
Criar um convite para a festa da bruxa.
Selecionar histórias que tenha a personagem, bruxa, para momento de leitura e reconto oral.
Avaliar e fazer ajustes.
Obs: Todas as atividades referentes ao processo foram retiradas da net com o objetivo de enriquecer o trabalho.
Avaliando:
* Positivo
Conhecer várias e diferentes histórias de bruxas.
Conhecer diferentes portadores de textos.
Conhecer a bruxa - mito fantástico.
Conhecer a bruxa - mito fantástico.
Atividades divertidas.
Melhor fluência na leitura.
* Delta (Oportunidades de Melhoramentos)
Ter variedades de livros infantis sobre o assunto.
Explorar mais o assunto.
Assistir outros filmes.
Fazer uma festa com brincadeiras típicas, teatro e danças como nos anos anteriores.
Trabalhar com o tema acima é muito gratificante tanto para o aluno como para o professor.
É um tema que mexe com o imaginário da criança.
É interessante ver as caras e bocas ao ouvir uma história, ao ler e discutir um poema... a leitura é vista como um momento único, de puro prazer, de encantamento.
Ela busca sempre mais fazendo com que as aulas se tornem mais produtivas, principalmente quando há a contextualização.
Trabalhando com poemas e manual de instruções
Autor: Livia Fagundes Neves
Ler um poema com expressividade.
Exercitar a oralidade a partir da declamação de um poema.
Reconhecer as especificidades do gênero manual de instrução, através de atividades relacionadas.
Produzir um poema a partir de um manual de instruções
Duração das atividades
Aproximadamente 3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Será necessário que o aluno esteja inserido no processo de alfabetização e letramento e que já tenha familiaridade com o gênero Poema.
Estratégias e recursos da aula
Momento 1
O professor mostrará a imagem abaixo para os alunos
e iniciará uma conversa a respeito da personagem apresentada, a qual será norteada pelas perguntas:
■Quem aparece nesta imagem?
■Como são fisicamente as bruxas?
■Elas são bonitas?
■Elas são pessoas bondosas?
■O que as bruxas fazem de maldades?
■Vocês conhecem histórias sobre bruxas? Quais?
■Quais animais aparecem na figura e sempre acompanham as bruxas?
■Como as bruxas se locomovem?
Momento 2
A partir dessa última pergunta, na qual os alunos irão reconhecer que as bruxas normalmente nas histórias "andam de vassouras", o professor trabalhará o poema abaixo.
Vassoural
A bruxa tem um jardim
plantadinho de vassouras.
Quando as vassouras se esticam,
amarelam bem maduras,
elas se largam no chão
e voam pela noite escura.
Varre, varre, vassourinha
varre o preto e mostra a lua,
varre a noite, limpa a estrela
poesia ninguém segura.
(Sylvia Orthof. A poesia é uma pulga. São Paulo, Atual, 1992.
Poesia retirada do site: http://ludicalivros.blogspot.com/2010/07/vassoural.html
O professor lerá o poema acima em voz alta e pedirá que os alunos, coletivamente, também a leiam.
Em seguida, pedirá para eles ilustrarem o poema em folhas de ofício.
Além disso, ele pedirá para os alunos que se interessarem irem à frente da sala declamar o poema, após um tempo de leitura.
Momento 3
As imagens, a seguir, serão projetada no data-show ou no reto projetor:
O professor lerá as instruções de preparo e de uso da vassoura de bruxa, comentando-as e esclarecendo aos alunos que essas informações são úteis para ensinar as bruxas ou outros leitores a como utilizar a vassoura e também para advertir acerca de cuidados com esse produto.
Em seguida, os convidará a procurar em casa alguns manuais de instruções que ensinam a utilizar um aparelho como televisão, rádio, geladeira, DVD, etc.
Momento 4
Na aula seguinte, os alunos levarão esses manuais para a sala e os mostrarão para os outros alunos, lendo algumas informações que eles escolherem.
Momento 5
O professor apresentará no data-show o manual de instrução de uma vassoura elétrica disponível no site: http://i.s8.com.br/images/manuais/homeappliances/21339165.pd
Após a leitura desse manual, os alunos responderão as perguntas abaixo em duplas:
1.Esse manual apresenta instruções de montagem e uso de qual produto?
2.Esse manual é dividido em quantas partes? Quais são elas?
3.Como se usa essa vassoura?
4.Cite alguns cuidados com a vassoura.
5.Registre as possíveis causas do não funcionamento da vassoura
Momento 6
A última atividade proposta pelo professor será a escrita de um poema, semelhante ao lido por eles, abordando a temática do uso da vassoura.
Os alunos, em duplas, poderão escrever o poema com base no que aprenderam sobre as vassouras elétricas.
Recursos Complementares
O professor poderá também apresentar o vídeo sobre vassouras elétricas disponíveis no site: http://www.youtube.com/watch?v=D7e7NgxkwTQ
Avaliação
O professor avaliará se os alunos compreenderam a estrutura do gênero manual de instrução a partir da apresentação dos manuais trazidos por eles e a partir da atividade de interpretação de um manual em duplas.
Avaliará, ainda, se os alunos foram capazes de escrever um pequeno poema abordando o produto vassoura.
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