Sonia Junqueira
Ilustrador: Alcy Linares
Ao ver um muro cinzento, o menino coloca a imaginação na ponta de um pincel e pinta a alegria em mil cores
O livro tem um texto simples, fácil de ler e é todo escrito em caixa alta (letras maiúsculas). Uma história gostosa.
É a história de um menino que morava em uma casa com um muro feio e escuro... o menino olhava e não gostava - era um muro muito triste.
Então o menino decide pintar aquele muro com muitas cores e com coisas coloridas, do jeito que ele gostava. Pintou bichos, árvores e flores.
Pintou monstros marinhos, tudo com muito carinho!
Pintou letras, formou sílabas.
Fez um canto de unidades e dezenas. Fez somas.
O menino trabalhou o dia inteiro, e antes que o dia fosse embora
o menino foi depressa para o portão e pintou nele um grande sol: um sol lindo, redondo e brilhante.
E então o menino estava contente - agora sua casa vai ser sempre um lugar bem animado, divertido e encantado.
Fonte
Ouvindo a história
AQUI
Livro: AQUI
O menino e o muro
Despertar nas crianças o interesse em ouvir histórias narradas e, a partir delas instigar a criatividade para a construção das mesmas
Descrição
Conto infantil que narra a história de um menino que, não gostando do muro de sua casa, passou o dia todo a pintá-lo, alegrando-se com a atividade
Observação
Coleção Estrelinhas. Leitura: Paulo Gonçalves. Tempo de duração: 00:01:40
Fonte do recurso: AQUI
Socialização da história com os alunos.
Fazer uma lista com os nomes dos desenhos que eles fizeram.
DESENHO DA HISTÓRIA LISTA DAS PALAVRAS
Em papel pardo representar o muro da casa do menino e ilustrá-lo com desenhos produzidos pelas crianças das coisas que o menino desenhou e que foram citadas na história.
Colar os desenhos que eles produziram no "muro".
Esse é o nosso muro ilustrado com os desenhos dos alunos.
Digitar essas palavras e confeccionar fichas com elas.
Disponibilizar as palavras em círculo com os alunos e desafiá-los a ler uma palavra, localizar o desenho que a representa no "muro" e colar próximo a ela.
Fazer um bingo com as palavras da história.
Distribuir folhas com as sílabas das palavras trabalhadas em desordem para que os alunos as ordene e colem no caderno.SA CA
RES FLO
TO GA
RO CAR
NHO CA MI
SA RO PÁS
CA RÉ JA
VO ÁR RE
BO TAS BOR LE
http://profeluzinha.blogspot.com.br/2012/05/o-menino-e-o-muro.html
Mais Atividades
No primeiro momento li o livro com eles novamente e escrevi pequenas frases do livro em faixas grandes para que os alunos pudessem ler e ordenar a história.
Em seguida, fizemos uma lista com as coisas que o menino desenhou no muro.
No segundo momento solicitei que os alunos se dividissem em grupos de cinco integrantes. expliquei que cada grupo iria receber tintas e pincéis para pintar o papel 40kg como se fosse um muro.
Durante a aula eu retirava um grupo da sala e orientava novamente o trabalho dando-lhes o material necessário para executar a tarefa.
http://tiacarolzinhaembuscadosaber.blogspot.com.br/2009/07/o-menino-e-o-muro-de-sonia-junqueira.html
Pintores.... Atividade artística
Em consonância com a programação da Semana da Criança, o Espaço Ler desenvolveu uma atividade diferente e prazerosa: uma Oficina de Pintura, na qual os alunos refletiram o poema: “O Menino e o Muro”, de Sonia Junqueira, em que ele pinta o muro de sua casa por vê-lo escuro e sem vida.
Em seguida conheciam e podiam fazer comparações, com a ajuda do professor, reproduções de algumas obras artísticas de pintores famosos como: Tarsila do Amaral, Cândido Portinari e Tao Sigulda com o poema declamado.
Logo após eles ouviam algumas dicas a fim de exercer a sensibilidade, a criatividade e o poder transformador da arte visual no uso de formas e cores e fazer as suas pinturas relacionadas aos sentimentos manifestados com o poema e as obras observadas, pois a imaginação é o que desencadeia o processo renovador da realidade.
Finalizando, todas as obras pintadas pelos alunos foram dispostas no pátio para visitação e apreciação por todas as turmas.
Projeto de leitura desta obra: Livro Língua Portuguesa- Ápis - 2ºano,página 280: AQUI
Atividades: AQUI
Gostei muito desse blog. Quero fazer um trabalho diferenciado com minha turminha e acredito que ele vai me ajudar muito. Meus alunos estão no 2º ano fundamental e não estão totalmente alfabetizados. Sinta-se à vontade para interagir comigo
ResponderExcluirObrigada pela visita e volte sempre
ExcluirADOREI A SUAS ATIVIDADES E MUITO OBRIGADA POR COMPARTILHAR
ResponderExcluirObrigada
ExcluirAmeiii, vou adaptar suas ideias para um projeto escolar. Obrigada e parabens pela criatividade.
ResponderExcluirGratificante receber recados assim.Obrigada.
Excluir