quinta-feira, janeiro 03, 2013

O carnaval do jabuti >Maroca e Deolindo> Estímulos carnavalescos e literários >Dramatização> 03/01/13

Resultado de imagem para livro o carnaval do jabuti

O carnaval do jabuti
Walmir Ayala
Os bichos resolveram fazer um baile de carnaval.
Cada bicho deveria ir fantasiado de outro bicho, mas o jabuti resolveu ir fantasiado dele mesmo, o que deixou a raposa furiosa.
O macaco contou ao jabuti que tinha sido proibido de ir ao baile porque era muito bagunceiro.
O que o jabuti fez?
O carnaval do jabuti
O jabuti riu dizendo:__Tenho uma idéia. Você vai e diz que é jabuti fantasiado de macaco.E faça toda a bagunça por você e por mim.Eu chego no fim.
O macaco deu cambalhota de alegria e foi para o baile.
Ao chegar a raposa o deteve.
A danada estava fantasiada de pavão como uma rainha.
 __aonde vai?Está proibido de entrar aqui.
E o macaco. __Pois eu sou o jabuti não está vendo?
 __Ah!__disse a raposa ,vitoriosa.Entre ,entre.
Quando o baile estava no auge deu uma louca no macaco.
Saiu aos gritos arrancando jubas postiças, rabos de algodão, orelhas de palhas,pele de casca de bananeira.
Um escândalo.O rei fugiu desesperado no seu enorme disfarce de elefante.
Depois que o macaco já tinha acabado com a festa ,o jabuti chegou.
A raposa chorando ,apontou para ele.
 __Jabuti, foi você .
E o jabuti riu e falou:
 __baile de carnaval sem macaco não é baile comadre raposa.Agora vamos dançar, cada um com o rabo que tem,com as orelhas que tem,com as garras que tem.Nada de máscara dona raposa .Isso fica bem em seu focinho de desocupada e intrigante.
O leão olhou muito serio para a raposa ,que se encolheu toda e saiu.
E o rei decretou:
 __O baile continua, comandado pelo jabuti que é tão vigoro quanto sábio.
http://alfabetizandocomfantasia.blogspot.com.br/2012/02/fabula.html
Atividade: Leitura e interpretação: AQUI
Fafá conta
AQUI
Fafá conta Joaquim
Livro: Maroca e Deolindo
AQUI
Mais Maroca e Deolindo: AQUI
Carnaval: uma grande festa cultural!
Autor: Lívia Raposo Bardy
Com estas aulas os alunos poderão aprender os aspectos históricos do carnaval, em especial, sobre sua “invenção”.
Em termos cognitivos serão trabalhados conteúdos de História e Língua Portuguesa, por meio de:
- Leitura, interpretação de textos (livros, jornais, revistas e sites);
- Produção de texto (por meio da confecção de cartazes);
- Linguagem Oral (apresentação do resultado das pesquisas e confecção dos cartazes);
- Pesquisa na internet e em diferentes fontes;
- Organização em trabalhos realizados em duplas;
Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) Aulas.
Estratégias e recursos da aula
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.
Motivação:
Ao dar início a estas aulas, o professor deverá mostrar as imagens a seguir (Figs. 1 e 2) para os alunos e perguntar o que eles pensam quando a vêem.






Depois que os alunos derem suas opiniões sobre o significado das imagens acima, o professor deverá dizer (caso eles não tenham dito) que as imagens se referem ao Carnaval.
 Neste momento deverá pedir que os alunos digam o que eles sabem ou conhecem sobre o carnaval.
O professor poderá registrar na lousa as palavras e frases que os alunos disserem sobre o que sabem sobre o carnaval.
Em seguida, um aluno voluntário lerá no dicionário, em voz alta, para os demais alunos da sala de aula o que significa a palavra “carnaval”.
O dicionário Aurélio traz três definições, são elas:
1. No mundo cristão medieval, período de festas profanas que se iniciava, geralmente, no dia de Reis (Epifania) e se estendia até a quarta-feira de cinzas, dia em que começavam os jejuns quaresmais.
 [Consistia em festejos populares e em manifestações sincréticas oriundas de ritos e costumes pagãos, como as festas dionisíacas, as saturnais, as lupercais, e se caracterizava pela alegria desabrida, pela eliminação da repressão e da censura, pela liberdade de atitudes críticas e eróticas.]
2. Os três dias imediatamente anteriores à quarta-feira de cinzas, dedicados a diferentes sortes de diversões, folias e folguedos populares, com disfarces e máscaras; tríduo de momo.
[Sin., p. us., nessas acepç.: entrudo.]
3. Bras. Pop. Confusão, trapalhada, desordem.
Referência: Novo Dicionário Aurélio – Século XXI. Versão Digital
Link para baixar a versão digital do dicionário:




Após conhecerem as definições que o dicionário em que a pesquisa foi efetuada trouxer, os alunos deverão refletir sobre as definições encontradas neste e compará-las com as palavras ou frases que estão elencadas na lousa.
Feito isso, o professor deverá pedir que os alunos se dividam em duplas, para que outras pesquisas acerca do tema “Carnaval” sejam efetuadas.
Atividade 1
Neste momento, o professor deverá estabelecer aos alunos os assuntos que deverão ser privilegiados no desenvolvimento das pesquisas sobre o Carnaval.
Estas pesquisas deverão ser feitas em diferentes fontes, tais como: livros didáticos e paradidáticos, internet, jornais, revistas, entre outros.
Os assuntos a serem pesquisados são:
1 - História do Carnaval;
2 - Definições sobre o Carnaval;
3 - Carnaval no Brasil;
4 - Carnaval em outros países;
5 - Problemas relacionados ao carnaval (uso abusivo de drogas lícitas e ilícitas, acidentes e etc);
6 – Curiosidades.
Sugerimos que o professor distribua a cada uma das duplas um destes assuntos/temas.
Abaixo estão relacionados alguns sites em que os alunos poderão efetuar as pesquisas (Fig. 3):



 
Atividade 2
Após o desenvolvimento das pesquisas, cada dupla deverá elaborar um cartaz contendo informações e imagens sobre um dos 6 assuntos ou temas elencados anteriormente.
Cada dupla deverá fazer uma breve exposição sobre o resultado de suas pesquisas, trabalhando assim com a linguagem oral, a qual é muito importante para o desenvolvimento dos alunos!
Em seguida, os cartazes deverão ser expostos em um Mural da escola para que os demais alunos, professores e funcionários possam conhecê-los.
É importante que o tema do uso de álcool e drogas e também sobre o uso de camisinhas seja contemplado nas pesquisas e na elaboração dos cartazes, por se tratar e um tema muito importante que deve ser discutido pela escola!
Sugerimos que na confecção dos cartazes os alunos coloquem confetes e serpentinas!
Recursos Complementares
1. Sugerimos que em outra oportunidade o professor trabalhe com os alunos letras de algumas músicas do Carnaval, conhecidas como “Marchinhas”.
Segue abaixo a lista de algumas marchinhas:
2. Sugerimos que os alunos confeccionem máscaras de carnaval com papel reciclado ou “papel marche”.
Avaliação
Os alunos deverão ser avaliados em todos os momentos das aulas, sempre focalizando na avaliação as seguintes competências:
- Leitura, interpretação de textos (livros, jornais, revistas e sites);
- Produção de texto (por meio da confecção de cartazes);
- Linguagem Oral (apresentação do resultado das pesquisas e confecção dos cartazes);
- Pesquisa na internet e em diferentes fontes;
- Organização em trabalhos realizados em duplas;

Mais atividades

O carnaval do jabuti
Dramatização: AQUI
Leitura e interpretação
Continua:  AQUI




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.