quinta-feira, fevereiro 14, 2013

Azul e lindo planeta terra,nossa casa > Estímulos literários e ambientais > Dinâmica > Meio ambiente > 14/02/13

Um belíssimo livro que fala da importância do cuidado com a casa de todos nós: o planeta Terra. O que fazer para impedir que os solos se tornem desertos, que as águas fiquem envenenadas e que as florestas sejam devastadas? Como preservar o meio ambiente para que possamos viver com qualidade e para que as futuras gerações encontrem um planeta como deve ser: azul e lindo?

Ruth Rocha
“Mas para que a Terra continue a nos dar tudo aquilo de que precisamos para viver, temos que cuidar dela como cuidamos de nossa própria casa.
E melhor ainda.
Pois da nossa casa nós podemos nos mudar.
Da Terra não.”
É um livro sensacional para crianças cursando o ensino fundamental I, pois promove discussões sobre a proteção dos recursos naturais, manejo de solo, poluição do ar e uso racional da água, proteção dos animais e equilíbrio da natureza, utilizando uma linguagem simples, clara e direta.
As ilustrações estimulam discussões que podem ser problematizadas pelos professores, enriquecendo ainda mais a leitura do livro, que não pára na leitura do texto, mas se expande para a leitura das imagens de excelente qualidade.
E, além disso, é um excelente livro de divulgação de Ciências:
“Tudo que a humanidade sabe hoje, toda a Ciência, deve ser usada para descobrir novas formas de viver, para evitar todas as formas de desperdício e para combater todas as formas de poluição.
Devemos, para isto, olhar mais para a natureza, procurar compreendê-la e aprender com ela”.
AQUI
Carta da terra para crianças: AQUI
Quintal da cultura
AQUI
AZUL E LINDO: PLANETA TERRA, NOSSA CASA
Ruth Rocha e Otávio Roth

Este é o planeta Terra. É aqui que nós moramos. E é aqui que vamos morar para sempre.
Nós, nossos filhos e os filhos dos nossos filhos.
Há muito tempo que o homem vem tentando conhecer melhor o uni­verso.
Nesta busca são usados: teles­cópios cada vez mais poderosos, foguetes capazes de ir cada vez mais longe, antenas cada vez mais aperfei­çoadas.
Mas por enquanto não se conhece, no universo inteirinho, um planeta como este: onde haja ar, onde haja água e onde haja vida!
Mas para que a Terra continue a nos dar tudo aquilo de que pre­cisamos para viver, temos que cuidar dela como cuidamos de nossa própria casa.
E melhor ainda, pois da nossa casa nós podemos mudar, da Terra não.
 E nós sabemos que não estamos tratando a Terra como deveríamos.
Por isso os membros da Organização das Nações Unidas (ONU) preocupam-se com o meio ambiente; várias reuniões foram feitas para discutir esse problema.
E dessas reuniões têm saído decla­rações , manifestos e planos de ação que tentam estabelecer o que pode ser feito para evitar que a Terra - a nossa Terra, a nossa casa - venha a se transformar num ambiente hostil, com muitos desertos, águas envenenadas, florestas devastadas, onde seria impossível viver.
Essas declarações dizem mais ou menos o seguinte:
"Todos os homens são iguais e, portanto, têm o direito de viver bem, num ambiente saudável."
"Todos têm o dever de proteger e respeitar o meio ambiente e a vida em todas as suas formas."
Os recursos da Terra, o ar, a água, o solo, a flora e a fauna devem ser protegidos, para o nosso próprio bem e para o bem das criaturas que ainda vão viver no futuro.
Devemos, por isso, estudar cuidadosa­mente o que vamos fazer para proteger nosso planeta.
A natureza deve ser utilizada com inteligência. E todos devem ser beneficiados com seu uso, pois os recursos da Terra são limitados.
Quando interferimos na natureza, precisamos ter cuidado para não prejudicar o que levou milhões de anos para ser construído.
O que recebemos de nossos pais deve ser entregue a nossos filhos melhorado, e não destruído.
É preciso educar políticos, cientistas, professores e até governan­tes, para que olhem mais para os povos e grupos que vivem com sim­plicidade, sabedoria e harmonia com a natureza.
É justo que todos os povos queiram melhorar de vida.
Os governos devem se juntar com o objetivo de fazer planos que aproveitem melhor os recursos de todos, porque vivemos todos na mesma casa, e o que se faz num lugar tem conseqüência no outro.
Assim, nossa herança mais preciosa, a Terra, estará garantida para nós, para nossos filhos e para os filhos dos nossos filhos
E nosso pla­neta continuará a ser azul e lindo.

1)- INTERPRETANDO O QUE VOCÊ LEU!
a)- Segundo o texto, que características do planeta Terra o tornam diferente de todos os lugares que os seres humanos conhecem no universo?
b)- No texto, dois parágrafos foram escritos entre aspas. Para que servem as aspas nesse caso?
c)- O que pode ter inspirado esse título? Você concorda com o título que foi escolhido? Por quê?

2)- RELEIA O 8º PARÁGRAFO DO TEXTO E RESPONDA:
a)- Como você entende a frase: “A natureza deve ser utilizada com inteligência”?
b)- Os autores apresentam motivos para convencer o leitor da necessidade de fazer um “uso inteligente” dos recursos do planeta.
Que recursos seriam esses?
Quais são esses motivos?
 Escreva exemplos de uso inteligente dos recursos naturais que se pode fazer no dia-a-dia.
 Agora, escreva exemplos de má utilização dos recursos naturais. Tente explicar as causas desse tipo de comportamento.
 Como os recursos da natureza são usados na sua casa? E na sua escola? E na sua comunidade?

3)- COMPARE O 1º E O ÚLTIMO PARÁGRAFOS DO TEXTO:
Este é o planeta Terra. É aqui que nós moramos. E é aqui que vamos morar para sempre. Nós, nossos filhos e os filhos dos nossos filhos.
Assim, nossa herança mais preciosa, a Terra, estará garantida para nós, para nossos filhos e para os filhos dos nossos filhos. E nosso planeta continuará a ser azul e lindo.
 Que idéia foi repetida no início e no fim do texto?
 Com que intenção isso foi feito?
 A quem o pronome nós se refere?

4)- ANALISANDO O 3º PARÁGRAFO ...
a)- No 3º parágrafo é feita uma comparação .
A que a Terra é comparada?
Por que, em sua opinião, essa comparação é feita?
b)- Os autores dizem que devemos cuidar da Terra melhor do que de nossa casa.
 Que razão eles usam pra defender essa idéia?
c)- O texto defende a idéia de que devemos nos preocupar com o planeta Terra.
 Para nos convencer disso, ele apresenta uma razão no 3º parágrafo. Qual?
O que tem embaixo da terra?
Com releitura desta obra
Vejam tudo aqui:
Aula globo terrestre: AQUI
Mais atividades
Dinâmica - Meio Ambiente
O BONECO



Dividir os participantes em seis subgrupos.
Cada um ficará responsável por uma parte do boneco: cabeça, tronco, braços, mãos, pernas e pés
. Cada grupo desenhará uma parte do corpo e terá duas perguntas para responder. As respostas devem ser registradas nos cartazes juntamente com o desenho. Para que os grupos tenham uma visão geral da dinâmica, é importante que se leiam todas as perguntas antes de iniciar o trabalho.
a) Cabeça: Qual a realidade ambiental que vemos?
O que escutamos da sociedade sobre a preservação da biodiversidade?
b) Tronco: O que sentimos sobre a degradação ambiental?
O que sentimos sobre o papel do estudante na preservação da biodiversidade?
c) Braços: Até onde podemos alcançar com nossa ação?
Com quem (pessoas, entidades etc.) podemos andar de braços dados na preservação da biodiversidade?
d) Mãos: Quais os compromissos que podemos firmar enquanto grupo na preservação da biodiversidade?
Quais as ferramentas que temos disponíveis na escola para divulgar nossas idéias?
e) Pernas: Que caminhos queremos tomar no desenvolvimento de ações de preservação da biodiversidade?
 Qual o suporte (pessoas, materiais, finanças etc.) que temos para desenvolver uma ação?
f) Pés: Que ações podemos realizar envolvendo nossa escola na preservação da biodiversidade? Que resultado desejamos com nossa ação?
O estudante Vinícius Gabriel, através de texto adaptado da Obra de Ruth Rocha: Azul e Lindo: Planeta Terra, Nossa Casa, apresenta uma bela mensagem de defesa e valorização de Nosso Planeta Terra. São apresentadas belas imagens como forma de complementar e enriquecer o texto, trás forte apelo ambientalista reforçado por uma narração carismática.AQUI


Temos que conscientizar nossas crianças de que nosso planeta sofre quando temos atitudes de desperdício, de desrespeito à natureza.
Os objetivos da atividade proposta são que eles tenham consciência dos problemas atuais do planeta e que atitudes e posturas devem adotar para que essa situação não piore.Fonte
Sugestão:
Começamos a atividade de leitura colocando no quadro negro o título da obra “Azul e lindo: planeta terra, nossa casa” e a partir daí iniciamos os questionamentos que incitaram os alunos a fazerem inferências sobre o título do texto, fazerem suas previsões, levantando possibilidades a respeito do assunto que iria ser apresentado no texto. Utilizamo-nos de questionamentos, sobre o significado de determinadas palavras e até mesmo do próprio título, como estratégias didática para que os alunos descobrissem o porquê do título do texto e, a partir da leitura, eles mesmos compreenderiam o seu conteúdo. Contribuíram para puxar os fios dos emaranhados, dos significados das palavras que formavam o título do texto, questões como: a) Qual é o significado que a palavra azul sugere? b) Alguém conhece um planetário? Já foi lá? c) Quem sabe o nome dos planetas? d) Como podemos descrevê-los?  Continua: 

Linguagem e Afins traz sugestões literárias para sua pesquisa,professor.
O objetivo é auxiliar,colaborar,compartilhar sugestões pedagógicas retiradas da internet.
Todas as fontes são lincadas conforme direitos autorais.


3 comentários:

  1. Adorei o blog e tirei algumas ideias para incrementar minhas atividades com O livro Azul e lindo planeta Terra. nossa casa. Obrigada :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Sandra! Volte sempre

      Excluir
    2. Colega anônima que me enviou uma solicitação.Meu nome é Cristina/Krika. Você enviou seu nºcelular,então não publiquei sua mensagem.Respondendo: Eu pesquiso sobre o livro.As atividades não são de minha autoria.

      Excluir

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.