segunda-feira, fevereiro 04, 2013

O dinheiro de Cabral ao real > Dinheiro não é brincadeira > Estímulos poéticos,financeiros e literários> 03/02/13



O dinheiro, de Cabral ao Real

Itamar Rabelo

A aventura do dinheiro no Brasil, desde o descobrimento, no ano de 1500, até os dias de hoje. Com texto elaborado em versos e ilustrações criativas e bem-humoradas, o autor mostra nesse livro a incrível coincidência: tanto a moeda portuguesa daquele tempo quanto a moeda brasileira de hoje têm o mesmo nome.
Eis, então, que o texto transcorre como um círculo, viajando por cinco séculos, começando pelo Real português, passando pelas mais diversas mudanças de padrão monetário no país, e voltando ao ponto de partida, que é o padrão atual: o Real!

 
No começo se vivia
De pescar e de caçar.
Ìndio não tinha dinheiro
Não precisava comprar....

Chegaram  os portugueses
Sob um lindo céu anil
Pensando estarem  nas Índias
Descobriram o Brasil.

Livro aqui:

Dinheiro no Brasil
Aula informativa
Toda história da nossa moeda
Com o objetivo de divulgar aspectos significativos da história econômica e numismática brasileira, o Banco Central do Brasil coloca à disposição do público esta cartilha, que reproduz os tópicos mais relevantes abordados na exposição sobre o dinheiro no Brasil, em exibição no Museu de Valores.


Que tal uma aula interdisciplinar?
Numismática
Numismática (do grego antigo νόμισμα - nomisma, através do latim numisma, moeda) é a ciência que tem por objetivo o estudo das moedas, das cédulas e das medalhas.

Vejam tudo aqui: A história do dinheiro

Quem foi Cabral?

Espaço de entreterimento on line

Dinheiro não é brincadeira
Cássia D'Aquino

“A utilização dos quadrinhos em sala de aula é sempre atraente aos alunos e se enquadra tanto nos Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil quanto nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Ambos falam da importância do trabalho com diferentes tipos de texto. Entre as vantagens de utilizar os quadrinhos na alfabetização está a possibilidade da turma ler textos só em letras maiúsculas, uma oportunidade de exercitar a autonomia da leitura recém-conquistada. A criação do Dinheiro não é brincadeira, parte da série “Serasa Cidadania”, pretendeu contribuir para que a geração que está ingressando na escola cresça com maior preparo para a responsabilidade financeira e o consumo consciente.”
Vejam tudo aqui,inclusive atividades

Conheça as histórias em quadrinhos que fazerm parte da Cartilha Dinheiro não é brincadeira, de autoria da Cássia D'Aquino, editada pela Serasa, que aborda os sentimentos e valores relacionados ao uso do dinheiro.
A revista, que está na íntegra no site da Serasa (www.serasa.com.br ), apresenta histórias em quadrinhos que abordam aspectos éticos e comportamentais envolvidos no ganho e no uso do dinheiro. A publicação tem como objetivo colaborar para o aprimoramento da discussão em torno do trabalho e do consumo, a qual vem tomando corpo nas escolas.
“A crescente preocupação com esse tema determinou, aliás, sua inclusão como parte dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (PCNs)”, esclarece Cássia D´Aquino.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.