sexta-feira, julho 26, 2013

A menina que sonhava com os pés > Estímulos literários e sonhadores > 26/07/13



Resultado de imagem para livro a menina que sonhava com o spés



ILUSTRADOR: Martina Peluso

Ana é uma menina diferente, que demonstra sua alegria e energia por meio de seus sapatos coloridos. Quando começa a frequentar a escola, Ana encontra algumas dificuldades com sua professora.                                                                                                    
 Essa é a história do mais novo lançamento da Editora Gaivota, A menina que sonhava com os pés, de Christian David. As ilustrações são de Martina Peluso.                              
   O livro encanta ao mostrar a delicadeza de Ana ao lidar com seus problemas. 
Além disso, os pequenos leitores se identificarão com os medos e descobertas da personagem principal em seu primeiro dia de aula.                                                                     
A menina Ana é capaz de ensinar o leitor sobre o poder de sonhar e o desejo de alegrar todos que estão ao seu redor.                                                                                                       
Os personagens cativantes, como a professora substituta e os pais de Ana, contribuem para esse aspecto da história.Repleto de ilustrações graciosas em tons pastéis, o livro chama a atenção por seu projeto gráfico atraente, característico da Editora Gaivota. 
Os leitores se encantarão com as imagens coloridas e de traços delicados.
Você já viu gente que sonha com a barriga? Ou com os joelhos? É estranho, não é? Pois a Ana sonha com os pés!
Ela adorava andar de cá pra lá com seus sapatinhos coloridos. 

Até que um dia, ela ganhou de seus pais um par que a acompanharia em uma nova experiência: a ida à escola. 
No começo foi meio assustador, mas logo ela aprendeu um jeitinho especial de colorir tudo.

Esse livro conta a história de Ana, uma menina que adorava sapatos coloridos. 
Cada um deles era parceiro para brincar e inventar aventuras diferentes!
Um dia seus pais lhe deram um par diferente e mais sério. 
Ana desconfiou e logo descobriu que seriam parceiros para uma nova etapa de sua vida: a escolar. Para combinar com o uniforme sapatos pretos! 
Ana de sorriso torto, tentando imitar os sapatos, precisava decifrar aquele par tão sem cor. 
Como será que seria a escola?
A professora era uma senhora dura que ditava muitas regras.                                              
Ana começou a entrar no ritmo dela e usava cada vez menos seus sapatos coloridos. 
Estava ficando sem cor também. Porém, um dia, a professora Jandira não apareceu. 
Quem entrou na sala foi Beatriz uma professora substituta que sorria sempre e coloriu a vida dos alunos com sua foram diferente de ensinar.
A vida de Ana coloriu-se novamente!
Ouvindo: AQUI

Fazendo meias como as de Ana....

Vejam detalhes aqui

 "Ana tinha um par de sapatos cor-de-rosa. 
E um  verde, um  azul e um amarelo.
 E outros mais. 
  Os pés da menina Ana ainda não haviam perdido aquela forma infantil de bisnaguinha, eram cheios de almofadinhas e gordurinhas.
Todo dia, logo cedo, Ana sentava em sua cama e ficava pensando em qual sapato iria usar.
O rosa com  lantejoulas, o verde-limão cheio de strass ou o azul da cor do céu com detalhes violeta?
 Depois  de  escolhido o  par do dia, Ana  fazia  trilhas  pela casa  toda.
 Começava   na  sala,  no  assoalho-pista  de  dança  recém-encerado, depois aventuras em perigosas escaladas nos móveis montanhas e flutuava pelo teto-espaço com botas
espaciais. 

As  cadeiras eram 
trampolins,  e o  banheiro, o fundo do mar. 
A  cor  do sapato ou do tênis escolhido na dia coloria a vida de Ana e dos outros moradores da casa."


Leitura suplementar
A menina que sonhava

Era uma vez uma menina que adorava sonhar. 
Quando ia à escola, não conseguia se concentrar nas tarefas, pois o lápis estava sempre explicando porque sua ponta quebrava. 
O caderno – muito branco - não gostava de ficar sem cores e a menina então o pintava com um pouco do azul do céu e na parte inferior passava riscos de um verde-limão sentindo que o capim estava molhado de chuva. 
Depois, deslizava lentamente os dedos no papel como quem caminha numa grama fresca sentindo o vento no rosto.
E a cada dia era um novo sonho... 
Pequenas e grandes letras nas aulas de Português vinham conversar com ela, que, a menina decidia sempre convidá-las para escrever nomes de frutas suculentas ou de animais em árvores ou de pessoas da família... 
Isso reunia um tempo delicioso e toda a sala de aula notava.
Mas talvez a menina sonhasse mais na hora do recreio, pois se sentava na calçada debaixo do cajueiro e ficava olhando as nuvens passarem na companhia dos pássaros. 
Era possível, nessas ocasiões, vê-la de braços abertos como quem desce correndo morro abaixo.

- O que há com essa menina? 
- Perguntavam-se as pessoas na escola.
Certo dia, uma das crianças quis também participar de uma aventura de ser árvore e as duas, de pé, começaram a abrir e a fechar as mãos (para as flores desabrocharem).
 Depois, com muita delicadeza se agacharam e colocaram os frutos (que estavam maduros) no chão. Mas tendo outra idéia, a menina disse que estavam recebendo água, e ficaram de pé para melhor bebê-la.
- Que maravilha! As duas riram alto.
Outras crianças, mais meninas que meninos, correram animadas:
- Também podemos brincar? – perguntaram prontamente.
- Que festa! Todos na escola puderam ver o quanto criança gosta de brincar.
Assim aconteceu que a menina aproveitou mais as brincadeiras e passou até a sonhar menos na hora das aulas.

Brincadeiras com os pés

Esta brincadeira é ótima para as crianças também desenvolverem o tato dos pés. 
 Ideal para crianças de 3 a 6 anos.
1. O coordenador prepara diversas caixas com diferentes materiais: algodão, pedrinhas, areia, etc.
2. Os participantes não podem ver o que se encontra dentro de cada caixa 
– podem utilizar vendas ou mesmo fechar os olhos.
3. Um participante deverá sentar-se em uma cadeira com os pés descalços.
4. O coordenador então colocará os pés da criança dentro da caixa para que ela sinta o que é, mas não diga.
5. Repete-se isso com todos os participantes.
6. Ao final, o grupo todo pode discutir o que foi sentido, quais as sensações foram, por exemplo, de tocar pedras com os pés.
http://www.criancas.pt/2-a-3/1199-brincadeira-com-os-pes.html


Vejam atividades com os pés e mãos...Criativo e lindo!





Tem mais aqui:
http://educadoracristinasouza.blogspot.com.br/2013/04/atividades-com-carimbos-de-maos-pes-e.html




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.