quarta-feira, julho 10, 2013

O monstro nem tão monstruoso > Estímulos literários > Leitura de imagens 10/07/13


Os monstros existem somente nos livros. 
É o que dizem os nossos pais. 
Mas qualquer criança inteligente, como o João – o garoto da nossa história –, sabe que embaixo da nossa cama existe um reino cheio de coisas misteriosas...

Foi assim que, num belo dia, o nosso João descobriu uma criatura terrivelmente assustadora no seu quarto.

Entre na história de O monstro (nem tão monstruoso) e o menino João, de João Pinheiro, e descubra você também como dar boas risadas com um monstro de verdade!
 Assunto: o medo infantil encarado com humor e criatividade.
Interdisciplinaridade: Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade, Artes Visuais, Matemática, Língua Portuguesa e Literatura, Geografia e Ciências da Natureza.
Transversalidade: saúde emocional, ética e cidadania.

Propostas: interpretar as imagens e elaborar um texto.
Indicações:
- Educação Infantil e séries inciais do Ensino Fundamental.

Texto by krika
Uma história onde o monstro é o medroso...

Já viram isto?
O menino João é o corajoso e tenta tirar o medão do monstro que aparece  embaixo da sua cama.

No início ele quer lutar boxe com o monstro,mas este coitado,treme na base...

O monstro chora... João conversa com ele....Joga futebol...Mas a cara de assustado continua estampada no monstro.Até que aparece sua mãe e  leva embora....Será que ele estava perdido?

Porém, na noite seguinte,ele está novamente embaixo da cama de João....




Jeremias desenha um monstro
Olha que legal! Outro monstrinho
que dá trabalho!

Jeremias é um menino solitário que prefere ficar em seu quarto a brincar com outras crianças. Um dia, ele decide desenhar – e faz um monstro. O monstro, porém, tem desejos próprios e passa a pedir que o garoto desenhe o que ele quer: um sanduíche para matar a fome, um toca-discos para acabar com o silêncio, um tabuleiro de xadrez para diverti-lo…
Os inúmeros pedidos parecem não ter fim e deixam Jeremias desconfortável. Mimado, ele pede uma televisão, um telefone, um bolo! E um chapéu, porque eu vou sair, diz o monstro, para alívio do menino. E sai. Mas volta à noite e tira Jeremias de sua cama para que possa deitar.
De uma maneira divertida, o livro Jeremias Desenha um Monstro trata de comportamentos que, muitas vezes, são comuns às crianças e do respeito ao próximo. Sem didatismo, com poesia.
Formado na Escola de Artes Visuais de Nova Iorque, o escritor e ilustrador Peter McCarty recebeu, em 1999, o prêmio de Melhor Livro Ilustrado do Ano do jornal The New York Times por Little Bunny on the Move.


Jeremias Desenha um Monstro
Escritor e ilustrador: Peter McCarty
Editora: Globinho


As crianças tendem a ser teimosas por volta dos 3 anos. Choram quando não tem um desejo atendido naquele momento, outras se jogam no chão e esperneiam para conseguir algo e querem receber todo o amor da família só para ela. Acham que o mundo gira em torno delas. São egocêntricas.
E quais são as consequências deste comportamento para elas? Será que é possível conviver assim com as outras pessoas? Questões como estas são abordadas de forma divertida no livro infantil “Jeremias Desenha Um Monstro” (Editora Globo) e que trata de comportamento e socialização infantil.
A obra conta a história de Jeremias, um menino solitário que, do isolamento de seu quarto, vê as outras crianças brincando na rua. Um dia, ele desenha um monstro... que ganha vida! Mas Jeremias nem tem tempo de aproveitar sua nova companhia: a criatura se revela bem mandona, não para de chatear o garoto com inúmeras exigências que devem ser atendidas na hora. Em vez de acabar com sua solidão, o pequeno desenhista se vê diante de um problema: como se livrar de um monstro tão chato?
Escrito pelo autor norte-americano Peter McCarty, Jeremias não consegue encarar a inaceitável conduta do monstro mimado e egocêntrico, características com as quais muitos dos pequenos leitores tendem a se identificar. Além de tratar desse aspecto do comportamento, o livro mostra para as crianças (e também para muitos adultos) a impossibilidade de se viver no mundo real sem respeito ao outro. Uma lição de socialização, recheada de humor e desenhos com o toque artístico do ilustrador McCarty.
Vejam aqui uma apresentação do you tube


O Monstro Voltou!

E ele volta!....
Para não ter de encarar a criatura sozinho, 
chama os amigos, que o ajudam a preparar 
um exército de monstrinhos coloridos.
Como sugere o título, O monstro voltou! apresenta uma nova história de Jeremias com seu monstrengo mandão, que, depois de andar sumido por uns tempos, retorna à cena. É com sua criatividade de artista – e com a participação ativa dos amigos que fez no livro anterior – que Jeremias prepara uma bela surpresa para seu monstro de estimação.
McCarty dá continuidade neste livro a seu trabalho artístico que, na delicadeza dos traços, enfatiza o clima de fantasia e inocência do mundo de Jeremias. Um mundo que se mostra cada vez mais habitado e colorido.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.