domingo, agosto 25, 2013

Vermelhinha ,a joaninha > Estímulos literários > Consciência fonológica 1 > 25/08/13


Consciência fonológica
Uma vez que é necessário possuir um nível mínimo de consciência fonológica para iniciar o processo de alfabetização com alguma margem de sucesso, é crucial desenvolver junto das crianças, ainda em fase pré-escolar, atividades que ajudem a desenvolver as suas capacidades linguísticas.
            É desejável que as crianças, ao deixarem o jardim-de-infância, sejam capazes de demonstrar alguma capacidade para detetar, em palavras, semelhanças e diferenças entre sons iniciais e finais, segmentar, substituir e combinar sílabas e fonemas. 
O desenvolvimento da consciência fonológica, visa essencialmente, levar a criança a compreender como a linguagem oral pode ser dividida em componentes menores que podem ser manipulados, como por exemplo frases em palavras e palavras em sílabas.
            O desenvolvimento da consciência fonológica deve ser feito através de um programa estruturado e sequencial, podendo ser feito através de atividades diversificadas como a música, poesia, lengalengas, jogos orais ou através da fala propriamente dita.
            Pretende-se desenvolver um conjunto de atividades que contribua para  desenvolver as competências linguísticas e fonológicas das crianças, fundamentais para a alfabetização dos alunos.
Na promoção das atividades será privilegiada uma metodologia ativa, centrada em atividades lúdicas e jogos vocabulares que conduzam a um ambiente positivo e propício para o desenvolvimento da linguagem. As histórias, por constituírem por si só um recurso dinamizador e atrativo, bastante apreciado pelas crianças, terão um papel preponderante, sendo utilizadas como motivação e ponto de partida para a realização das atividades especificas para o desenvolvimento da consciência fonológica.
Vejam exemplos:

    

1.º Mostrar aos alunos o livro Vermelhinha, a Joaninha e dialogar sobre o conteúdo interior (imagens, título, texto, frases, palavras e letras).
 2.º Apresentar a história – Vermelhinha, a Joaninha.
Dialogar sobre as imagens do livro e pedir aos alunos que tentem construir uma pequena história.
 3.º Ler ou contar a história – Vermelhinha, a Joaninha.
Dialogar sobre a história e comparar com a história construída pelos alunos.
 4.º Responder a algumas questões:
Quem é a personagem principal da história?
O que fez a bruxa/feiticeira à Joaninha?
Por que razão a mãe da Joaninha estava tão triste?
Quem ajudou a desfazer o feitiço?
Qual a diferença entre uma fada e uma bruxa
5.º Relembrar aos alunos os aspetos referidos no 1.º ponto.
Mostrar aos alunos uma imagem e pedir que digam palavras relacionadas com a gravura. Registar algumas das palavras.
6.º Mostrar aos alunos uma imagem e pedir que digam algumas frases. Registar algumas das frases.
2ª parte:
1.º Distribuir por alguns alunos imagens plastificadas da história Vermelhinha, a Joaninha. Cada aluno deverá fazer uma frase para a imagem que tem na mão.
 2.º Ordenar a história – Vermelhinha, a Joaninha.
Os alunos deverão relembrar a história da sessão anterior e ordenar as imagens distribuídas pelo grupo.
3.º Relembrar alguns aspetos da história (local da ação, personagens, título)
4.º Chamar a atenção dos alunos para a sonoridade das duas palavras que formam o título da história: Vermelhinha, a Joaninha.
5.º Pedir aos alunos que digam outras palavras terminadas em inha.
6.º Identificar e pintar, numa ficha de trabalho, as imagens cujas palavras terminam em inha.



3ª parte
1.º Pedir a cada aluno que observe bem a palavra joaninha.
Colocar em cima da mesa algumas sílabas: jo – a – mi – ni – lha – nha – la.
Pedir a alguns alunos que peguem nas sílabas da palavra joaninha e as coloquem, ordenadamente, em cima da mesa.Explorar com os alunos o número de sílabas que tem a palavra joaninha. Chamar a atenção dos alunos para o número de letras de cada sílaba (uma letra, duas ou três letras)
 2.º Fazer um desenho de uma joaninha e colá-la no alto da ficha. Podemos optar por fazer uma dobragem de uma joaninha.
3.º Aproveitar para trabalhar a discriminação visual e pedir aos alunos que encontrem e circundem a palavra joaninha. 

4.º Fazer com os alunos a divisão silábica de algumas palavras relacionadas com a história. Os alunos podem desenhar ou colar bolinhas autocolantes para marcarem as sílabas.
 

5.º Explorar oralmente com os alunos noções de quantidade colocando-lhes algumas questões:
Quantas palavras há com duas sílabas?
Quantas palavras há com três sílabas?
Quantas palavras há com uma sílaba?

Continua na postagem 2



4 comentários:

  1. Olá!!! Amei seu blog, muitas sugestões maravilhosas!!
    Gostaria de realizar a sequencia do livro: Vermelhinha a Joaninha. Onde posso encontrar o livro para baixar? Ou em Slide?

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  2. Contente em ter ajudado. Tudo que encontro na internet eu procuro trazer para o Linguagem.

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  3. Boa tarde. Não consigo encontrar o livro da joaninha em lado nenhum. nem livro nem em outro formato...pode me ajudar? Sou educador de infancia e gostaria muito de trabalhar com os meu alunos este conto.obrigado

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    Respostas
    1. Estou aposentada e distante dos livros.Mantenho o blog ativo para ajudar,porém não tenho os livros.

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