sexta-feira, dezembro 27, 2013

A lua e a bola > Estímulos literários > 27/12/2013

Levando elementos literários ao Ensino Infantil
Um tópico a ser explorado em uma sala de aula da pré-escola é o que são elementos literários e como eles são usados ​​para dar significado à linguagem através da comunicação verbal e escrita. 
Sugestões
Use músicas para ajudar seus alunos a aprender como elementos literários são usados ​​para expressar significados e evocar emoções.
Canções como "Aquarela", "História de uma gata" ou "A casa" podem ser usadas para ensinar seus alunos sobre ritmo e rima.
Desenvolva estratégias que permitam aos alunos participar ativamente no uso de diferentes tipos de elementos literários, como alegorias, comparação e metáforas, através de aulas de aprendizagem ativa. Por exemplo, shows de marionetes e fantoches ou brincadeiras em sala de aula são boas maneiras de deixar crianças da pré-escola empolgadas com a aprendizagem. Lembre-se também de dar muitos exemplos para cada uma das figuras de linguagem mencionadas.
Utilize jogos para ensinar sobre os elementos literários. Por exemplo, você pode usar cartões com desenhos como pistas visuais para o recurso literário, sendo usado em uma história, como foreshadowing (antecipação) ou metáfora.
Peça às crianças que leiam algumas histórias e tentem identificar recursos literários nelas.

A lua e a bola
Alexandre Azevedo: AQUI


Atividades:
1) Como é gostoso ler um poema cheio de rimas! 
Leia o texto com a ajuda de seu responsável e sublinhe no primeiro verso as palavras que rimam e
depois faça um lindo desenho para ilustrar o poema.

A lua e a bola

Leo chutou
a bola pro alto,
tocando na lua
que caiu no asfalto,
no meio da rua.

A lua na rua,
a bola no céu.
Que pontaria, a sua!
E que grande escarcéu!

E agora, seu Leo?
O céu sem a lua,
a lua sem céu.
A rua sem bola,
a bola no céu...

Chamem o bombeiro,
que a bola subiu
e a lua desceu.
E o céu, por inteiro,
ficou num só breu.

Alexandre Azevedo. A lua e a bola. Belo Horizonte: Formato, 1996
2) Agora responda: 
a) Quem chutou a bola? 
b) Onde ela caiu? 
3) Observe a palavra SUBIU. 
a) Quantas letras tem essa palavra? 
b) Quantas vogais? 
O S e o B são chamados de consoantes. Então, vamos escrever outras 
palavras com essas duas consoantes? 
  S B 
4) Escreva agora uma frase com uma dessas palavrinhas acima. 
 5) Em algumas ruas podemos brincar com bola! É muito divertido. 
Agora, desenhe 3 bolas para você e 3 bolas para seu amigo. 
 a) Quantas bolas você desenhou?
b) Então podemos dizer que 3 + 3 = 


Mais atividades aqui

Você conquista os alunos com lendas e histórias. 
Depois, observa com eles o céu e estuda os fenômenos celestes.
Assim, a turma aprende de verdade os complicados conceitos de astronomia.

Como explicar a Lua e as estrelas a um aluno da pré-escola



Alunos da pré-escola muitas vezes ficam hipnotizados pelos movimentos do Sol e da Lua no céu. Se por um lado o modo como o Sol e a Lua trocam de lugar pouco antes da hora de dormir pode parecer um mistério, por outro lado, é um mistério explicável. Alunos da pré-escola têm idade suficiente para entender parte do mistério, e observar o céu é uma maneira maravilhosa de introduzir conceitos de ciência, história e narrativas mágicas em suas vidas. Use atividades, jogos e dramatizações para responder às perguntas de seus alunos da pré-escola e use sua curiosidade para aprender mais sobre o espaço.
LINKS PRECIOSOS...
Encontrei este site EHOW BRASIL por acaso e aqui está.
Uma fonte de ideias artísticas, científicas, lúdicas e tudo que você deseja para uma aula diferente...
Boa pesquisa!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.