sábado, fevereiro 01, 2014

Nestor >Atividade literária e macaquices>Projeto> 01/02/14

Nestor  - Grupo Brinque-Book
O livro de Quentin Gréban traz uma história sensível sobre a amizade. 
Nestor, o macaquinho, para ir pescar, pela primeira vez, sozinho no rio, teve de prometer ao pai que ficaria longe de alguns animais: dos ouriços porque espetavam; dos jacarés porque mordiam e dos elefantes porque eram pesados e poderiam pisar nele. 
A beira do rio estava lotada, mas Nestor passou longe dos ouriços e dos jacarés, até encontrar um lugar sossegado. No entanto, ali apareceu um enorme elefante.Obediente, Nestor se escondeu atrás de uma árvore e viu que o grande animal se sentou em seu lugar. Sem alternativa, ele se acomodou em um galho alto e, de repente, sentiu uma fisgada em sua linha. 
Nestor a esticou tanto que o galho se partiu e ele caiu no rio, onde começou a ser arrastado pela correnteza. Quem o acudiu? O elefante que, cuidadoso, o enrolou em uma toalha seca e o levou de volta para casa.
Objetivos:★ Implementar o hábito e o gosto pela leitura, a partir da exposição e do livre acesso aos livros.
O pequeno Nestor vai pescar no rio. É a primeira vez que ele vai sozinho e seu pai o adverte para ficar longe dos outros animais, como os jacarés, os ouriços e os elefantes. Eles podem ser perigosos. 
 Mas não há muitos lugares disponíveis na beira do rio. Tentando manter-se longe de todos os animais 'perigosos', Nestor finalmente se acomoda em um lugar isolado e alto, mas muito difícil para pescar; na primeira fisgada, 'splash', ele cai na água gelada. E Nestor mal sabia nadar. Por sorte, um elefante não tão perigoso corre para puxar Nestor para fora da água, empresta-lhe uma toalha seca e o leva de volta para a casa de seu pai. 
 Uma história sensível sobre verdade e amizade. O pequeno Nestor encantará os pequenos leitores enquanto passeia pela floresta fazendo novos amigos. 
Ilustrador: Quentin Gréban
Sugestão de atividade
Para ter o consentimento do pai para ir pescar sozinho no rio pela primeira vez, Nestor, o macaquinho, teve de prometer ficar bem longe de alguns animais: dos ouriços porque espetavam; dos jacarés porque mordiam e dos elefantes porque eram pesados e poderiam pisar nele. A beira do rio estava lotada e Nestor passou longe dos ouriços e dos jacarés, até encontrar um lugar sossegado, mas apareceu ali um enorme elefante. Obediente, Nestor se escondeu atrás de uma árvore e viu que o grande animal sentou-se em seu lugar. Desta vez, Nestor se acomodou num galho alto e, de repente, sentiu uma fisgada em sua linha. Esticou-a tanto que o galho se partiu; ele caiu no rio e foi arrastado pela correnteza. Quem o acudiu? O elefante que, cuidadoso, o enrolou em uma toalha seca e o levou de volta para casa. Uma história sensível sobre amizade. 
Antes da leitura, questões a para serem conversadas: 
1. Como você imagina a vida numa floresta? 
2. Que animais você temeria encontrar lá? Por quê? 
3. Você já foi pescar? Onde? Quais são os preparativos para uma pescaria? Se teve essa experiência, relate-a. 
4. O que você pensa a respeito de conselhos que os pais dão,quando você vai sair? Dê exemplos de algumas recomendações que eles fazem. 
5. Conte como foi que você encontrou o seu mais novo amigo. 
Após a leitura, para discussão em um grande círculo: 
1. Como é sua higiene matinal? Você estranhou a de Nestor? Comente. 
2. Você conhece as aves que aparecem na página 8? Sabe se elas existem no Brasil? Pesquise para se informar. 
3. Você acha que a boca aberta do jacaré (página 10) é de "um largo sorriso", ou ele poderia estar armando um bote? 
4. Pescar sentado sobre um galho alto é seguro? Por quê? 
5. Quando Nestor percebeu que era a tromba de um elefante, deveria aceitar o auxílio? Argumente. Você acha que ele estava desobedecendo seu pai? 
6. Nestor arrumou um novo amigo, mas não abandonou seu companheiro inseparável. Observe, fora a capa, seu boneco aparece 13 vezes na história; em que página ele está segurando firme, agarrado nele? Por quê? 
7. Releia a história, observando a expressão da boca do macaquinho e dizendo o que ele deveria estar sentindo.

http://www.brinquebook.com.br/livro.php?livro=116&exibe=sgprof

Projeto de leitura
Atividade Suplementar
O macaco Simão

O brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento e a educação da criança. Brincando, a criança tem oportunidades de exercitar suas funções psico-sociais, experimentar desafios, investigar e conhecer o mundo de maneira natural e espontanea. 
Apresente a história através de narrativa ou por meio de vídeos, deixando mais aflorada a imaginação da criança para a segunda parte, com atividades diversas. Depois de ler proponha uma atividade utilizando essas idéias e que você poderia aplicar com seus alunos. Estude como poderia adaptar as sugestões abaixo para desenvolver com seus alunos estimulando noção de espaço, direção, lateralidade e tempo, formas, situações-problema, etc. Esses conceitos podem ser aplicados em situações dentro e fora da sala de aula como no recreio, nas atividades com o próprio corpo em relação ao espaço, nos jogos e atividades de linguagem oral.
Depois, conhecidas as primeiras noções de formas geométricas, pedir que façam com massa de modelar as formas para compor o boneco da história.  Isso ajuda a perceber a diferença e semelhanças entre círculos, quadrados, triângulos e retângulos. Na sequência realizar atividades de reconhecer figuras geométricas presentes em elementos naturais e objetos criados pelo homem.

Brincar de ¨Macaco Simão¨
Regras do jogo: Ao comando da professora a criança fará o que é pedido.
Exemplo: Macaco simão mandou Paulo colocar sua lancheira longe da sua mesa.
Macaco Simão mandou Marcia ficar longe da porta. Macaco Simão mandou todos os alunos pular num pé só, e assim por diante.
Problema de Macaco...
a) Macaco Simão tinha 5 bananas, e ganhou 1 banana maçã. Quantas frutas ficaram ao todo?
b) No parque tinham 6 macaquinhos, 2 chipanzés e 3 micos dourados. Quantos macacos tem ao todo?
Obs: Utilizar material concreto como recurso de contagem. Cada criança representa os problemas em seguida.
Sequência numérica
As crianças recebem uma ficha com a sequência de 1 a 20, faltando alguns números, diferentes em cada cartela. Macaco Simão separou 20 bananas para cada aluno, porém, como estava faminto comeu algumas. Conte e espere a reação do grupo. Questionar a sequência, os números que vêm antes e depois. Depois, em forma de bingo, chamar os numerais e as crianças vão preenchendo. Ganha quem preencher sua ficha primeiro. 
Ex: 1,___, 3, 4, 5,___, ____, ____, 9.
Estimativas
Colocar algumas bananas (ou gravuras)  num recipiente e questionar quantas tem, fazer a contagem correspondente só depois que eles estimarem a quantidade. Cada um fala a sua.
Caixa do tira e põe
Na roda de conversa colocar algumas quantidades de bananas e outras frutas e contar com o grupo. Depois, com uma caixa de sapato adicionar e retirar quantidades. Colocar na frente das crianças 3 bananas, depois + 2 e + 2. Misturar tudo e perguntar: Quantas tem? Em seguida, tirar 2... quantas tem agora? As crianças também fazem operações para o grupo adivinhar. Pode-se fazer uma competição e as crianças representam o placar.
Claro ou escuro?
Expor algumas cores ao grupo, questionar as cores de objetos, roupas, coisas da sala.  Lembrá-los da cor do alcatrão (escura). Todos recebem alguns retângulos coloridos e vão dizer as cores. Quais são as claras e as escuras? O cinza é claro junto ao preto... escuro junto ao branco... o verde pode ser claro ou escuro... Em seguida, entregar cartelas divididas em dois espaços para pintar cores claras e/ou escuras separadamente.
Bingo numérico
Fazer o bingo e ao chamar os numerais uma criança escreve no quadro o número, e os outros marcam na cartela.
Tira numérica
Com a ajuda do grupo colocar as fichas de numerais na sequência de 1 a 10 formando uma tira numérica. Sugira que fechem os olhos, em seguida, retire um número para que uma criança escolhida descubra o número que foi tirado. Essa criança representa o numeral retirado e ganha uma ficha com coração/numeral de brinde.
Contando formas
Cada criança receberá formas recortadas em duplex colorido. Expor para o grupo as formas, deixar manusear criando uma construção. A professora conversa com o grupo fazendo questionamentos. O que você pode formar? Como ex: Quais formas têm na sua construção? Quantos quadrados? Quantos triângulos? Quantos círculos? Quantos retângulos? Ao todo quantas formas?
Correspondência número / numeral
Dar para cada criança objetos com os quais possa fazer a correspondência: palhaços x chapéus; copinhos x colherinhas; animalzinho x filhotes etc, Em seguida, questionar, contar, comparar etc.
Trilha de números
Desenhar no chão uma trilha sem números. A professora explicará que a criança ao jogar o dado irá pegar o numeral (numerais de plástico) correspondente ao do dado e colocar no espaço da trilha, seguindo a seqüência numérica. Representar no caderno a trilha numérica.
Caixa da sorte
Colocar numa caixa uma determinada quantidade de tampas. A caixa irá passar por todas as crianças. As mesmas tentarão adivinhar quantas tampas têm dentro da caixa e anotar as possibilidades. Depois a professora abrirá. Quem acertar ganhará uma ficha com o valor de 3 pontos. No final do jogo fazer a contagem de pontos e a representação dos pontos.
Sorteio dos números
Colocar números dentro da caixa surpresa. Sortear 6 crianças e pedir que cada uma retire um número. Todos devem fazer no caderno o registro do número retirado e representar com desenho, a quantidade correspondente.
Problemas
Criar probleminhas com material concreto. Fazer saquinho surpresa. Expor no centro da rodinha bonecos, carros, estrelas, palitos de picolé e outros. Com ajuda da professora criar probleminhas com os objetos. Observar a integração do grupo.
Sequência numérica
Usar blocos lógicos e escolher duas formas (quadrado, triângulo e círculo, por exemplo). Fazer a sequência no quadro e pedir que observem e continuem a sequência. Fazer questionamentos, perguntando o que vem depois do círculo, por exemplo. Deixar cada criança pegar os blocos e criar sua sequência livremente.
Correspondência
Distribuir para as crianças (palitos e bolinhas) para formar  picolés de banana. Solicitar que para cada palito corresponda uma bolinha. Cada criança receberá 5 palitos e 5 bolas. Contagem com os picolés.
Trilha de letras
Entregar para cada criança uma trilha de quadrinhos. Pedir que represente o seu nome colocando uma letra em cada quadrinho. Depois, contar para ver quantos quadrinhos usou para escrever o seu nome e quantos sobraram. Colocar no caderno.
Caça às bananas
Levar a turma para o parque, onde serão escondidas várias fichas. Cada uma terá o seu valor, a quantidade de pontos que poderá ser decidido anteriormente com a turma. As crianças terão que encontrar um maior número possível de fichas/banas. Em seguida, deverá ser realizada a contagem no grupão e cada criança representará no caderno.
Jogo da memória
Dividir a turma em grupos de quatro crianças. Cada grupo receberá um jogo contendo pares de números. A professora organizará o jogo no chão e a criança tentará achar o par correspondente. A criança terá o direito a jogar duas vezes se não conseguir as peças iguais. O jogo permanecerá na mesma posição. Representar no caderno os pares de números que conseguiu ganhar no jogo. 

http://insightspedagogicos.blogspot.com.br/2010/08/macaco-simao-e-velha.html


Dobradura e Máscara













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.