Literatura Para Bebês
ASSUNTO: - Leitura Visual, Auditiva, Tátil e Gustativa (Livros Sensoriais)
INTRODUÇÃO:
Segundo Ana Araújo e Silva: “o bebê desenvolve um processo de leitura quando se interessa pelos brinquedos, pelo livro, pela música, pela dança e por tudo aquilo que se oferece para o seu desenvolvimento e deve ser estimulado desde cedo (3 meses de idade). No início do trabalho, irá fixar o olhar na imagem do livro, mas logo tentará agarrá-lo e pôr na boca.Quando o bebê manuseia o livro, está percebendo se é liso, fofo ou áspero, esta é uma leitura tátil; ao olhar ou apontar, as figuras, as cenas, as cores, está lendo as imagens do livro, esta é a leitura visual ou de imagem; ao ouvir a voz, está realizando a leitura auditiva; ao pôr o objeto na boca, o bebê realiza umaleitura gustativa e tátil; ao cheirá-lo, está realizando uma leitura olfativa.(www.diariodacreche.org / Pesquisado em 7/11/2007)
“Nas sociedades letradas, as crianças, desde os primeiros meses, estão em permanente contato com a linguagem escrita. É por meio desse contato diversificado em seu ambiente social que as crianças descobrem o aspecto funcional da comunicação escrita, desenvolvendo interesse e curiosidade por essa linguagem. “ (RCNEI – pág. 131)
Objetivos:
- Estimular a linguagem oral;
- Desenvolver a percepção visual, auditiva e tátil; (estimulação sensorial)
- Interessar-se pela leitura de histórias;
- Familiarizar-se aos poucos com a escrita por meio do contato cotidiano com livros, revistas, etc; (RCNEI – pág. 131)
Desenvolvimento das Atividades / Procedimentos
Linguagem e literatura:
Exploração de livros de pano ou plástico ricos em cores e textura;
Expressar pela fala, ou outras formas de comunicação e expressão artística, suas experiências pessoais,
Descrição de objetos, fatos e suas relações.
Uso prazeroso da linguagem: ouvir histórias e versinhos, fazer histórias e rimas.
(RCNEI – Educação Infantil - Saberes e práticas da inclusão;vol.2 - pág. 16)
“O primeiro contato da criança com um texto é feito em geral oralmente pela voz da mãe e do pai contando contos de fada, histórias inventadas ou reais, tendo gente ou bichos como personagens. Ler histórias para as crianças é suscitar o imaginário, é ter a curiosidade respondida em relação a tantas perguntas, e encontrar outras idéias para solucionar questões. É estimular para desenhar, musicar, teatralizar e brincar."
(RCNEI – Educação Infantil - Saberes e práticas da inclusão, vol. 2 - pág. 36 )
CLIQUE AQUI: Sugestões de livros sensoriais/cores e texturas
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.