domingo, março 16, 2014

Eu nunca vou comer tomate> Alimentação saudável >PDF>Cantando o tomate e o caqui> 16/03/14


Lauren Child

Cenoura, ervilha, batata, peixe... Lola e´ muito enjoada para comer, mas as comidas de que ela na~o gosta ficam bem mais apetitosas quando Charlie garante que sa~o iguarias de lugares distantes, com nomes inusitados, como palitinhos laranja de Ju´piter, pingos verdes de Cabo Verde, flocos de nuvem, petiscos ocea^nicos... Mas sera´ que ele e´ capaz de convence^-la a comer um tomate?

Tema : Alimentação/horta
Projeto: Vamos comer tomate: AQUI

Vejam o livro
Ouvindo: AQUI




A aula de hoje foi toda baseada na  história do livro "Eu nunca vou comer um tomate" que conta a história de Lola uma menininha muito enjoada para comer: Não gostava de nada aquela menina, nem de cenoura, nem de ervilha, nem de purê de batata e muito menos de tomate. 
Só mesmo seu irmão, o criativo e paciente Charlie para convencê-la a provar tudo isso com nomes muito mais apetitosos.
Você sabe o que é legumes, frutas e verduras???
Levei para as crianças, algumas frutas, verduras e legumes, enquanto contava a história ia mostrando para eles os alimentos que  puderam pegar, manusear, cheira, apertar... 
 Foi muito divertido, as crianças amaram e principalmente aprenderam de uma maneira divertida e significativa a importância de se comer alimentos saudáveis. Ah... levei também uma panela onde depois da história cantamos a música "Sopa do Neném" e fomos colocando dentro dela o que poderia ser usado para fazer uma sopa. E para fechar a aula com chave de ouro...rsrsrs uma maçã para cada um... que devoraram... deu gosto de ver!!
Fonte
http://evadabelinha.blogspot.com.br/2013/04/eu-nunca-vou-comer-um-tomate.html


Cliquem :

+Atividades
AQUI
PDF/Atividades: AQUI,AQUIAQUI(Interpretação texto)

A revolta do tomate:
Ouvindo: AQUI
Vamos cantar?
Cantando o tomate e o caqui: AQUI, corpo e gestos: AQUIAQUI ( grupo triii)

Tomatinho vermelho: AQUIAQUI
Artes, dramatização: AQUI
Seu tomate: AQUI
Projeto : Alimentação saudável: AQUI

Aula: AQUI
Não gosto de salada: AQUIAQUI

Não gosto
Autora: Bárbara Simões Daibert
Ilustradora: Jussara Zottmann


Você já teve um leão na barriga? Esta história apresenta um gatinho que teve que aprender a gostar de comer de tudo para matar o seu leão.

ATIVIDADES SUGERIDAS

 Temas abordados: alimentos, crescimento, fases da vida.

 

- O gatinho da história não experimentava nada do que sua mãe preparava. Converse com as crianças sobre sua alimentação diária (quem prepara, liste os alimentos apontados, os alimentos preferidos e os que não são apreciados).

- A partir da lista dos alimentos, apresente os aspectos nutricionais de cada alimento e em que ajudam na formação do nosso corpo.

- No caso das crianças apontarem apreciação por alimentos que não são considerados saudáveis (salgadinhos, refrigerantes, lanches com embutidos etc) apresente os prejuízos que os mesmos trazem ao organismo.

- Traga para a sala de aula vários legumes, verduras e frutas e pergunte sobre o que conhecem sobre os mesmos.

- Proponha a elaboração de receitas consideradas saudáveis.

- Organize um livro de receitas a ser socializado para todas as famílias.

- Se possível, organize a visita de uma nutricionista que aborde esse assunto com as crianças de forma acessível, para que compreendam o quanto de sal, gordura e açúcar os salgadinhos e refrigerante contêm.

- Proponha um desafio para a turma: que passem a conhecer melhor os alimentos apontados como não apreciados e utilizá-los em sua alimentação (verduras, legumes e frutas).

- Organize atividades com horta em espaço escolar, para isso, convidando familiar ou pessoa da comunidade para auxiliar.

- Por que o gatinho passou a se alimentar melhor? Apresente a relação entre os alimentos e o crescimento e desenvolvimento de nosso corpo.

- Oportunize para que as crianças tragam de casa frutas e preparem uma salada de frutas coletiva.

Fonte


A cesta de dona Maricota

O sanduíche da Maricota

Mais desta autora: Eu sou muito pequena para ir a escola: AQUI




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.