domingo, abril 06, 2014

O pinguim de geladeira, a preguiça e a energia>Hora da história> Estímulos conscientes>Atividades PDF> 06/04/14


Este livro é uma fábula sem texto sobre o uso consciente da energia. 
A apresentação dos personagens, lado a lado, destaca a diferença de comportamento quanto ao consumo de energia, facilitando o entendimento da história pela criança.
Temas principais livro de imagens e meio ambiente
Temas transversais pluralidade cultural e meio ambiente
Autor: Textos e Ilustrações de Sergio Merli.
Este livro imagem é uma boa oportunidade para:
Conscientizar -nos sobre a importância de usar a energia da elétrica sem desperdício .
Levar a reflexão de que a energia move o mundo sob vários pontos de vista.
Estimular os envolvidos a pensar de onde vem a energia que alimenta lâmpadas , fazer chuveiros esquentar etc;
Falar de energia vinculando o tema  a outras questões ambientais;
Aprender maneiras de evitar desperdícios de energia elétrica no ambiente escolar e residências;
Compreender como o desperdício de energia elétrica interfere causando danos ao meio.
A leitura lúdica vai despertar de forma suave nossos pequenos.
Este livro é uma fábula sem texto sobre o uso consciente da energia elétrica. A apresentação dos personagens, lado a lado, destaca a diferença de comportamento quanto ao consumo de energia, facilitando o entendimento da história pela criança.
Texto e ilustrações de Merli
O Pinguim de Geladeira, a Preguiça e a Energia
Você conhece alguém estabanado, atrapalhado e todo engraçado? Então ainda não conheceu esse pinguim pra lá de animado! Rolando escada baixo é um pinguim que, sem querer, vai ajudar a Cris a fazer o seu trabalho sobre como prevenir acidentes dentro de casa.? Ouçam a história:
AQUI Com libras
Aula: Energia elétrica/desperdício ou uso consciente?: AQUI
Aulas: Água e a produção de energia elétrica: 3ºano: AQUI
Aulas: Consumo e desperdício: AQUI
PDF: Atividades 1ºano: AQUI   ( dia-a-dia de Dadá) 
Livro: O dia-a-dia de Dadá no Linguagem: AQUI
PDF: Atividades: De onde vem a energia elétrica: AQUI
Aula remota: PDF: Atividades: Consumo consciente: AQUIAQUI
Reciclagem e consumo consciente: AQUIAQUI( consumo energia PDF)

Sugestões de artes
Pinguim de rolo de papel higiênico

Um rolo de papel higiênico vazio pode se transformar em um adorável pinguim com apenas um pouco de papel colorido e cola. Você pode cobrir o rolo com papel de cor preta e papel branco oval para a barriga. Só deve colar os olhos, um bico laranja, pés e asas de papel para completar o seu pinguim. Experimente colocar o pinguim em um habitat de iceberg, pintando uma caixa de ovo ou bandeja de café de papelão na cor branca. Passe um spray glitter para um efeito decorativo.

Fantoche de pinguim

Depois de fazer seu pinguim de rolo de papel higiênico com papel, você pode transformá-lo em um fantoche ao colar uma vareta de artesanato na parte de trás. As crianças podem se divertir criando um show de fantoches, com cenários e adereços caseiros, bem como outros animais feitos de rolo de papel higiênico.
Fonte: AQUI
Vamos conhecer o pinguim?

Quem não adora um pinguim? Afinal são aves encantadoras, elegantes com seus terninhos pretos e chapéu coco. Vivem no hemisfério sul lá no continente frio chamado Antártida. Estas aves não voam, na verdade são bem adaptadas ao meio aquático e por isto são ótimas nadadoras, que podem alcançar até 40 km/h. Para agüentar o frio das águas da Antártida possuem uma espessa camada de gordura. Não são grandes, mas também não são pequenos pesam entre 15 e 30 kg.
Os pinguins alimentam-se principalmente de peixes, crustáceos e moluscos. Uma curiosidade é que podem ingerir água salgada, pois possuem glândulas que filtram o excesso de sal. Aposto que esta você não sabia!
Algumas espécies de pinguins acasalam para toda a vida. A fêmea em geral coloca um ovo que é protegido em ninhos feitos de pedra, em buracos cavados ou é protegido sob a pele do animal. A incubação dura entre 5 e 6 semanas.
Fonte: AQUI

Vamos conhecer o bicho  preguiça?
Parece um macaco, muito peludo e sempre pendurado nas árvores, mas é muito parado para ser um macaco. Leva a vida em câmera lenta, o danado do bicho-preguiça.
A preguiça é um mamífero sem dentes que vive pendurado nas árvores brasileiras. Elas têm um rosto pequeno e parecem que estão sempre sorrindo. As preguiças só comem uma coisa: folhas de embaúba, uma árvore que por isso ficou conhecida como árvore-da-preguiça. Esses bichos são assim preguiçosos por causa do calor. Como eles têm o corpo coberto de pêlos grossos, não podem se agitar muito porque senão suam para valer.
Não existe apenas um tipo de preguiça. Algumas são acinzentadas e têm três dedos como os da espécie Bradypuus tridactylus. As preguiças da espécieCholoepus didactylus têm apenas dois dedos. Uma outra espécie, Bradypuus torquatus, conhecida como bicho-preguiça-de-coleira, tem pelagem amarelada e faixas negras na nuca. A preguiça-de-coleira está ameaçada de extinção.
O bicho-preguiça é um animal bem comum no Brasil. Será por isso que o brasileiro tem fama de preguiçoso? Acho que se pensarmos bem, não existe nenhum brasileiro tão paradão quanto um bicho-preguiça...
Fonte: AQUI

O canal Kids disponibiliza, de forma lúdica e agradável vários conteúdos sobre meio ambiente, consumo consciente.
Vejam :MEIO AMBIENTE AQUI   ( opção em "escolha uma área"  Meio ambiente )
Depois no centro tem 7 escolhas)






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.