terça-feira, abril 08, 2014

O piquenique de Catapimba > Estímulos literários> 08/04/14





Ruth Rocha
Ilustrações Mariana Massarani
Coleção A Turma da Nossa Rua
Ed Salamandra

Um livro gostoso de ler, com textos rimados, um livro bem ilustrado e uma história divertida.

O livro conta a história do Catapimba, que decide juntar a sua turma para fazer um piquenique. Mas a turma do Catapimba se juntou escondido da Turma do Sai-da-Frente, que era o time de futebol da turma da rua de baixo e ninguém queria nada com eles.

Então combinaram um piquenique na represa, que era perto dali e dava para ir a pé. Mariana queria fazer uma lista, mas a turma disse que não precisava, pois era só cada um não esquecer o que ia levar.

No domingo o dia estava lindo e todos foram felizes para a represa. E chegando no lugar, quando foram abrindo os pacotes descobriram que tinham raquete, mas não tinham bola, tinham discos sem vitrola, tinha viola mas ninguém sabia tocar, tinha abridor mas não tinha garrafa, tinha copos de papel mas não tinha o que beber, tinha espeto de churrasco, mas não tinha carne...

Depois de muita risada, veio a desanimação. A fome foi chegando.

E naquele momento aparece o Batalha,  da turma do Sai-da-Frente, ninguém sabia por quê, mas todos sabiam que não gostavam.

Então o Batalha contou que eles também estavam fazendo um piquenique, do outro lado do morrinho. E ele foi dizendoque tinham carne, mas não tinham espeto, que tinham bola mas não tinham raquete, que Juca tocava viola, mas esqueceram de trazer a viola.. tinham abridor de latas, mas não tinham o que comer.

E assim a turma do Catapimba nem discutiu, foram pegando cada um suas coisas e foram subindo o morrinho.

E então a Mirian viu que Gabriela vinha chegando com um monte de discos, Chico logo enxergou a vara de pescar com o Catapimba, e por ai se foi o churrasco para o espeto, o macarrão para panela, um tocava violão e outro cantava... A mesa estava pronta e tudo estava arrumado.

E então a turma começou a pensar que nem tudo é o que parece ser, que não se pode gostar do que a gente nem conhece.

Com uma mensagem legal, esse livro é bem gostoso e divertido de ser lido! E em algumas edições ainda vem um encarte com brincadeiras e adesivos para as crianças.



Causa e consequência:

Tem também A árvore de Beto
BETO AQUI
Amigos


O texto completo mais interpretação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.