terça-feira, abril 22, 2014

Tatu bobo > Estímulos alfabéticos e literários> 22/04/14


 Tatu  bobo


Caiu um toco e bateu no pé do tatu.
Aí o  tatu  viu  a  cutia e deu  um  teco  nela.
A  paca  acudiu e  tacou  um  peteleco  no  tatu.
Aí  o  tatu  viu  o  tico-tico e deu  um  tapa  no  tico -tico.
O  tucano  acudiu e  bicou  a  cuca  do  tatu.
Aí o  tatu  catou  o  macaco:
-  Me  acode, macaco.
Mas  o  macaco  viu  tudo  e  falou:
-  Tatu  bobo...  Acudo nada.  Eu vi  tudo.Caiu um toco no  teu  pé.
E o tatu deu uma patada no toco

Slides AQUI
VARAL DE HISTÓRIA AQUI
PROJETO DE ALFABETIZAÇÃO “TATU BOBO”
COLEÇÃO MICO MANECO
PÚBLICO ALVO: Alunos dos 2º ano
RESPONSÁVEL: Professor regente
ADAPTAÇÃO:                               
LIVRO: Tatu bobo
GÊNERO: História
AUTORA: ANA MARIA MACHADO E CLAUDIUS
OBJETIVOS:
- Desenvolver capacidades apropriadas a leitura e seu uso no cotidiano;
- Reconhecer consciência fonológica;
-Desenvolver o interesse e o gosto pela leitura;
- Construir habilidades para apropriar-se das características do gênero textual e o suporte.
JUSTIFICATIVA:
-Oferecer aos alunos oportunidades significativas e ricas para o processo de alfabetização  e letramento, tendo como fio condutor um livro literário, desenvolvendo as capacidades referentes ao Ciclo Inicial de Alfabetização.
EIXO
 Desenvolvimento da oralidade
CAPACIDADES
-Participar das interações cotidianas em sala de aula:
      Escutando com atenção e compreensão;
       Respondendo as questões propostas pelo professor;
      Expondo opiniões nos debates com os colegas e com o professor. 
 I-Desenvolvimento e Apresentação da capa do livro
 Atividades de introdução: Ilustração com o TATU
  • Explorar todos os conhecimentos acerca do animal
  • Apresentar a história aos alunos:
  • Leitura pela professora com ênfase e entonação
  • Interpretação oral com as crianças.
I - INTRODUÇÃO (Oralmente)
        Pelo título, o que vocês acham que vai acontecer na história?
        Vamos observar a ilustração da capa do livro;
        Pela ilustração podemos imaginar qual é a história desse livro?
        Que tipo de gênero textual é esse?
        De acordo com a capa de que fala este gênero textual?
        Que animais você acha que aparecem na história?
        Onde você acha que acontece essa história?
        Além das ilustrações, o que você pode observar na capa do livro?
        Qual o nome da autora do livro?Você conhece outro livro desta autora?
        Vamos ler o nome da história?
        Identificar (todos ou um aluno de cada vez) a primeira e última palavra do título;
        Identificar as letras do alfabeto nas palavras do título do li
  APRESENTAÇÃO DO 1º CARTAZ

CAIU UM TOCO
E BATEU NO PÉ DO TATU.
AÍ O TATU VIU A CUTIA
E DEU UM TECO NELA.
AÍ A CUTIA CATOU
A PACA NA TOCA E CONTOU:
__ME ACODE, PACA.
O TATU ME DEU UM TECO.
A PACA ACUDIU
E METEU UM PETELECO NO TATU.

       Cole o primeiro cartaz no quadro;
       Vejamos o cartaz, vocês conseguem ler?
       Ler para os alunos identificando cada palavra com o dedo ou régua;
       Pedir para lerem junto com os professores;
       Levá-los a perceberem que há 10  frases neste cartaz;
       Identificar cada frase junto com os alunos;
       Contar quantas palavras tem no texto e também quantas palavras há em cada frase;
       Mostrar a pontuação (como termina cada frase);
       Observar as palavras iguais;
       Propor a contagem do número de letras que contém cada palavra. Mostrar que existem palavras que são representadas por poucas letras ( O, A, DEU, NA );
       Quais palavras tem o mesmo número de letras? E de sílabas?
       Quais animais aparecem no texto?
       Quem sabe mostrar onde está escrito a palavra TATU e a palavra PACA ;
       O que aconteceu com o tatu?
III- ENTREGA DO TEXTO     ( Cartaz) para cada aluno.
         Leitura pela professora apontando as palavras.
        As crianças acompanham apontando as palavras na sua folha.
        Leitura pelos grupos.
        Caça-palavra oral. Peça aos alunos para localizar no texto as palavras: PACA – TATU – CUTIA – PETELECO
        Conte o número de palavras, espaços, frases e letras.

ATIVIDADES DE SISTEMATIZAR
EIXO
Leitura
CAPACIDADES
- Desenvolver atitudes e disposições favoráveis à leitura;
-Desenvolver capacidades  relativas ao código escrito especificamente necessárias à leitura:
        Saber decodificar palavras e textos escritos;
        Ler reconhecendo globalmente as palavras.
         Desenvolver capacidades necessárias leitura com fluência e compreensão.
   IV-   REMONTAGEM DOS CARTAZES
         Texto fatiado no quadro
        Texto fatiado para cada aluno e montar
V – ANÁLISE ORAL DAS PALAVRAS
Exemplo: PACA – TATU – CUTIA – PETELECO
        TATU – formar a palavra com letras movéis;
        Nº de letras da palavra;
        Nome das letras que formam a palavra/fonemas;
        Letra inicial (outras palavras) / fonema inicial;
        Posição das letras e fonemas na palavra;
        TA- TU  – formar palavras com sílabas movéis;
        TA - TU  – sílabas orais (número);
        Sílabas escritas – registro no quadro:
        1ª sílaba ( outras palavras que começam pela sílaba);
        2ª sílaba ( outras palavras que começam pela sílaba);
        Nº de sílabas.
EIXO
Compreensão e valorização da cultura escrita
CAPACIDADES
- Conhecer, utilizar e valorizar os modos de produção e circulação da escrita na sociedade;
-Conhecer os usos e funções sociais da escrita;
- Desenvolver as capacidades necessárias para o uso da escrita no contexto escolar;
-Saber usar os objetos de escrita presentes na cultura escolar;
- Desenvolver capacidades específicas para escrever.
VI – FORMAR PALAVRAS NOVAS A PARTIR DA PALAVRA  TATU
        Formar palavra com letras movéis;
        Tirar a letra U  e colocar as letras : A, O, Registrá-las no caderno;
        Formar palavras novas a partir das sílabas movéis;
        Formar palavras novas a partir das sílabas da palavra TATU
             Desenhar o 1º cartaz da história do livro
  APRESENTAÇÃO DO 2º CARTAZ
AÍ O TATU VIU O TICO-TICO.
E DEU UM TAPA NO TICO-TICO.
AÍ O TICO-TICO CATOU
O TUCANO NO MATO.
__ME ACODE, TUCANO.
O TATU ME DEU UM TAPA.
O TUCANO ACUDIU.
E BICOU A CUCA DO TATU.
BICOU E VOOU.


 VII – FORMAR PALAVRAS NOVAS A PARTIR DA PALAVRA  TUCANO
        Formar palavra com letras movéis;
        Formar palavras novas a partir das sílabas movéis;
        Formar palavras novas a partir das sílabas da palavra TUCANO
             Desenhar o 2º cartaz da história do livro
APRESENTAÇÃO DO 3º CARTAZ
AÍ O TATU CATOU O MACACO.
__ME ACODE MACACO.
O TUCANO ME BICOU
A PACA ME TACOU UM PETELECO
E A CUTIA DEU UM TECO
NO MEU PÉ.

VIII – FORMAR PALAVRAS NOVAS A PARTIR DA PALAVRA  MACACO
        Formar palavra com letras movéis;
        Formar palavras novas a partir das sílabas movéis;
        Formar palavras novas a partir das sílabas da palavra MACACO
             Desenhar o 3º cartaz da história do livro
APRESENTAÇÃO DO 4º CARTAZ
MAS O MACACO VIU TUDO.
VIU O TUCANO E O TICO-TICO.
VIU A PACA E A CUTIA.
E VIU A BATIDA DO TOCO
NO PÉ DO TATU.
__TATU BOBO. . . ACUDA NADA.
EU VI TUDO.
NADA DE TECO DE CUTIA.
CAIU UM TOCO NO TEU PÉ.
E O TATU DEU UMA
PATADA NO TOCO.


IX – FORMAR PALAVRAS NOVAS A PARTIR DA PALAVRA  PATADA
        Formar palavra com letras movéis;
        Formar palavras novas a partir das sílabas movéis;
        Formar palavras novas a partir das sílabas da palavra PATADA
             Desenhar o 4º cartaz da história do livro

 – ORGANIZAR COM A TURMA AS SÍLABAS E PALAVRAS ESTUDADAS.
VIII- JOGOS
        Chicotinho queimado: Um aluno sai da sala e a turma esconde a ficha de uma palavra. O aluno retorna a sala e terá de descobrir onde a ficha da palavra esta escondida. Ao se aproximar do esconderijo, a turma diz que o colega esta quente, ao se afastar-se, a turma diz que ele esta frio. Ao encontrar a ficha a turma diz: Chicotinho queimado!
Ao encontrá-la, o aluno deverá lê-la automaticamente ou com a ajuda da turma.

IX – CULMINÂNCIA: Os alunos do 1º ano  deverão fazer o reconto do livro para a outra turma do 1º ano e os alunos do 2º farão para o outro 2º ano. (data final do projeto a combinar)
X- RECURSOS: Livro, fichas, cartolinas, caixa surpresa.
XI- AVALIAÇÃO: Acontecerá de forma contínua e em sequência observando o interesse, a participação nas atividades propostas e a compreensão das atividades.

 Mais AQUI
AQUI
Rola Tatu-Bola

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.