Tatu bobo
Caiu um toco e bateu no pé do tatu.
Aí o tatu viu a cutia e deu um teco nela.
A paca acudiu e tacou um peteleco no tatu.
Aí o tatu viu o tico-tico e deu um tapa no tico -tico.
O tucano acudiu e bicou a cuca do tatu.
Aí o tatu catou o macaco:
- Me acode, macaco.
Mas o macaco viu tudo e falou:
- Tatu bobo... Acudo nada. Eu vi tudo.Caiu um toco no teu pé.
E o tatu deu uma patada no toco
Slides AQUI
VARAL DE HISTÓRIA AQUI
PROJETO
DE ALFABETIZAÇÃO “TATU BOBO”
COLEÇÃO
MICO MANECO
PÚBLICO
ALVO: Alunos dos 2º ano
RESPONSÁVEL: Professor regente
ADAPTAÇÃO:
LIVRO: Tatu bobo
GÊNERO: História
AUTORA: ANA MARIA MACHADO E CLAUDIUS
OBJETIVOS:
- Desenvolver capacidades apropriadas a leitura e seu uso no
cotidiano;
- Reconhecer consciência fonológica;
-Desenvolver o interesse e o gosto pela leitura;
- Construir habilidades para apropriar-se das características do
gênero textual e o suporte.
JUSTIFICATIVA:
-Oferecer aos alunos oportunidades significativas
e ricas para o processo de alfabetização
e letramento, tendo como fio condutor um livro literário, desenvolvendo
as capacidades referentes ao Ciclo Inicial de Alfabetização.
EIXO
Desenvolvimento da oralidade
CAPACIDADES
-Participar das interações cotidianas em sala de aula:
•
Escutando
com atenção e compreensão;
•
Respondendo as questões propostas pelo
professor;
•
Expondo
opiniões nos debates com os colegas e com o professor.
I-Desenvolvimento e Apresentação da capa do livro
Atividades de introdução: Ilustração com o TATU
- Explorar
todos os conhecimentos acerca do animal
- Apresentar
a história aos alunos:
- Leitura
pela professora com ênfase e entonação
- Interpretação
oral com as crianças.
I - INTRODUÇÃO (Oralmente)
•
Pelo
título, o que vocês acham que vai acontecer na história?
•
Vamos
observar a ilustração da capa do livro;
•
Pela
ilustração podemos imaginar qual é a história desse livro?
•
Que tipo
de gênero textual é esse?
•
De acordo
com a capa de que fala este gênero textual?
•
Que
animais você acha que aparecem na história?
•
Onde você
acha que acontece essa história?
•
Além das
ilustrações, o que você pode observar na capa do livro?
•
Qual o
nome da autora do livro?Você conhece outro livro desta autora?
•
Vamos ler
o nome da história?
•
Identificar
(todos ou um aluno de cada vez) a primeira e última palavra do título;
•
Identificar
as letras do alfabeto nas palavras do título do li
APRESENTAÇÃO DO 1º CARTAZ
CAIU UM
TOCO
E BATEU NO
PÉ DO TATU.
AÍ O TATU
VIU A CUTIA
E DEU UM
TECO NELA.
AÍ A CUTIA
CATOU
A PACA NA
TOCA E CONTOU:
__ME
ACODE, PACA.
O TATU ME
DEU UM TECO.
A PACA
ACUDIU
E METEU UM
PETELECO NO TATU.
|
•
Cole o
primeiro cartaz no quadro;
•
Vejamos o
cartaz, vocês conseguem ler?
•
Ler para
os alunos identificando cada palavra com o dedo ou régua;
•
Pedir para
lerem junto com os professores;
•
Levá-los a
perceberem que há 10 frases neste
cartaz;
•
Identificar
cada frase junto com os alunos;
•
Contar
quantas palavras tem no texto e também quantas palavras há em cada frase;
•
Mostrar a
pontuação (como termina cada frase);
•
Observar
as palavras iguais;
•
Propor a
contagem do número de letras que contém cada palavra. Mostrar que existem
palavras que são representadas por poucas letras ( O, A, DEU, NA );
•
Quais
palavras tem o mesmo número de letras? E de sílabas?
•
Quais
animais aparecem no texto?
•
Quem sabe
mostrar onde está escrito a palavra TATU e a palavra PACA ;
•
O que
aconteceu com o tatu?
III-
ENTREGA DO TEXTO ( Cartaz) para cada
aluno.
•
Leitura
pela professora apontando as palavras.
•
As
crianças acompanham apontando as palavras na sua folha.
•
Leitura
pelos grupos.
•
Caça-palavra
oral. Peça aos alunos para localizar no texto as palavras: PACA – TATU – CUTIA
– PETELECO
•
Conte o número
de palavras, espaços, frases e letras.
ATIVIDADES DE SISTEMATIZAR
EIXO
Leitura
CAPACIDADES
- Desenvolver atitudes e disposições favoráveis à leitura;
-Desenvolver capacidades
relativas ao código escrito especificamente necessárias à leitura:
•
Saber
decodificar palavras e textos escritos;
•
Ler
reconhecendo globalmente as palavras.
•
Desenvolver capacidades necessárias leitura
com fluência e compreensão.
IV- REMONTAGEM DOS CARTAZES
•
Texto fatiado no quadro
•
Texto
fatiado para cada aluno e montar
V – ANÁLISE ORAL DAS PALAVRAS
Exemplo: PACA – TATU – CUTIA – PETELECO
•
TATU –
formar a palavra com letras movéis;
•
Nº de
letras da palavra;
•
Nome das
letras que formam a palavra/fonemas;
•
Letra
inicial (outras palavras) / fonema inicial;
•
Posição
das letras e fonemas na palavra;
•
TA- TU – formar palavras com sílabas movéis;
•
TA - TU – sílabas orais (número);
•
Sílabas
escritas – registro no quadro:
•
1ª sílaba
( outras palavras que começam pela sílaba);
•
2ª sílaba
( outras palavras que começam pela sílaba);
•
Nº de sílabas.
EIXO
Compreensão e valorização da cultura escrita
CAPACIDADES
- Conhecer, utilizar e valorizar os modos de produção e circulação da
escrita na sociedade;
-Conhecer os usos e funções sociais da escrita;
- Desenvolver as capacidades necessárias para o uso da escrita no
contexto escolar;
-Saber usar os objetos de escrita presentes na cultura escolar;
- Desenvolver capacidades específicas para escrever.
VI – FORMAR PALAVRAS NOVAS A PARTIR DA
PALAVRA TATU
•
Formar
palavra com letras movéis;
•
Tirar a
letra U e colocar as letras : A, O,
Registrá-las no caderno;
•
Formar
palavras novas a partir das sílabas movéis;
•
Formar
palavras novas a partir das sílabas da palavra TATU
Desenhar o 1º
cartaz da história do livro
APRESENTAÇÃO DO 2º CARTAZ
AÍ O TATU VIU O TICO-TICO.
E DEU UM TAPA NO TICO-TICO.
AÍ O TICO-TICO CATOU
O TUCANO NO MATO.
__ME ACODE, TUCANO.
O TATU ME DEU UM TAPA.
O TUCANO ACUDIU.
E BICOU A CUCA DO TATU.
BICOU E VOOU.
|
VII – FORMAR PALAVRAS NOVAS A PARTIR DA
PALAVRA TUCANO
•
Formar palavra
com letras movéis;
•
Formar
palavras novas a partir das sílabas movéis;
•
Formar
palavras novas a partir das sílabas da palavra TUCANO
Desenhar o 2º
cartaz da história do livro
APRESENTAÇÃO DO 3º CARTAZ
AÍ O TATU CATOU O MACACO.
__ME ACODE MACACO.
O TUCANO ME BICOU
A PACA ME TACOU UM PETELECO
E A CUTIA DEU UM TECO
NO MEU PÉ.
|
VIII – FORMAR PALAVRAS NOVAS A PARTIR DA
PALAVRA MACACO
•
Formar
palavra com letras movéis;
•
Formar
palavras novas a partir das sílabas movéis;
•
Formar
palavras novas a partir das sílabas da palavra MACACO
Desenhar o 3º
cartaz da história do livro
APRESENTAÇÃO DO 4º CARTAZ
MAS
O MACACO VIU TUDO.
VIU
O TUCANO E O TICO-TICO.
VIU
A PACA E A CUTIA.
E
VIU A BATIDA DO TOCO
NO
PÉ DO TATU.
__TATU
BOBO. . . ACUDA NADA.
EU
VI TUDO.
NADA
DE TECO DE CUTIA.
CAIU
UM TOCO NO TEU PÉ.
E
O TATU DEU UMA
PATADA
NO TOCO.
|
IX – FORMAR PALAVRAS NOVAS A PARTIR DA
PALAVRA PATADA
•
Formar
palavra com letras movéis;
•
Formar
palavras novas a partir das sílabas movéis;
•
Formar palavras
novas a partir das sílabas da palavra PATADA
Desenhar o 4º
cartaz da história do livro
–
ORGANIZAR COM A TURMA AS SÍLABAS E PALAVRAS ESTUDADAS.
VIII- JOGOS
•
Chicotinho
queimado: Um aluno sai da sala e a turma esconde a ficha de uma palavra. O
aluno retorna a sala e terá de descobrir onde a ficha da palavra esta
escondida. Ao se aproximar do esconderijo, a turma diz que o colega esta
quente, ao se afastar-se, a turma diz que ele esta frio. Ao encontrar a ficha a
turma diz: Chicotinho queimado!
Ao encontrá-la, o aluno deverá lê-la
automaticamente ou com a ajuda da turma.
IX – CULMINÂNCIA: Os alunos do 1º ano deverão fazer o reconto do livro para a outra
turma do 1º ano e os alunos do 2º farão para o outro 2º ano. (data final do
projeto a combinar)
X- RECURSOS: Livro, fichas, cartolinas, caixa surpresa.
XI- AVALIAÇÃO: Acontecerá de forma contínua e em sequência
observando o interesse, a participação nas atividades propostas e a compreensão
das atividades.
Rola Tatu-Bola
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.