terça-feira, outubro 28, 2014

Caminhos da África> Estímulos literários geográficos> 28/10/2014

Caminhos da África

 Adyr Assumpção
 Regina Miranda
A raça humana nasceu na África e se espalhou por todos os cantos do Planeta. 
Caminhos da África conta não apenas essa história, mas também a história do grande e fascinante continente africano e de como vários povos o habitaram, invadiram e dominaram através dos séculos.
Mostra a África para as crianças de forma fácil, com ilustrações bem didáticas. 
Muito bom para os iniciantes em cartografia. Mostra de forma interessante  este continente com linguagem mais "lúdica", facilitando a aprendizagem.
Um dos pontos altos da obra são suas belas ilustrações, de Regina Miranda, que mostram desde a Pangeia, quando todos os continentes formavam um único bloco, até como a África se desprendeu, retratando também os costumes, o cotidiano, a cultura de seus povos e, claro, muitos mapas. 
O livro ainda traz um glossário didático com as principais palavras e temas que surgem ao longo da publicação, além de dicas para se conhecer melhor o continente africano. “E para que os leitores explorem a publicação de maneira mais lúdica, há também um jogo com perguntas nas últimas páginas. Não deixa de ser uma forma de unir o útil ao agradável”.
Fonte:
AQUI
Como surgiram os mapas
(trechos do livro)
(...) O mapa é um desenho que as pessoas fazem para mostrar como os lugares são, as montanhas, os rios, as planícies entre um lugar e outro.
Antigamente, quando ainda não existia avião, binóculo nem computador, os mapas eram feitos a partir da imaginação dos cartógrafos, que é o nome que se dá às pessoas que desenham mapas.
Os viajantes também ajudavam a desenhar os mapas contando o que tinham visto no meio do caminho.
(...) naquela época não havia países nem fronteiras, e não existiam mapas para as pessoas se orientarem. Os caminhos eram escolhidos dependendo se havia ou não frutas para serem comidas, se havia caça e peixes:na busca de climas mais amenos e longe dos animais fortes e ferozes.
(...) O grupo original de homens e mulheres foi crescendo e se dividindo, começando a busca de outros lugares para viver.
As adaptações foram surgindo, de acordo com as necessidades . E para os caminhos,quem sabe eles começaram a olhar para o céu e se guiarem através do sol e estrelas.
( ...) Essa caminhada durou milhares de anos, até que todo o planeta estivesse povoado por  tribos diferentes entre si, de costumes também diversos e falando cada uma sua própria língua.
(...) Os primeiros mapas que descreviam a África eram curiosos. Alguns tinham a forma de um triângulo de cabeça para baixo,cheio de elefantes. Outros eram como uma grande flor de três pétalas, e cada pétala tinha o nome de uma mulher: Europa. Ásia e África.
(...)
Até aí eles não sabiam da existência das Américas. Com o desenvolvimento das navegações, primeiro na região do Mar Mediterrâneo e depois em busca de outras terras, a cartografia desenvolvida pelos europeus incorporou o que faltava do mundo.
Novos registros e resgates foram surgindo, através de novos inventos. Narrativas e desenhos foram somando-se as cartas celestes, bússola e o astrolábio.
Os viajantes das caravelas partiram em direção ao desconhecido e seus registros ajudaram a definir o contorno do continente. Aqui surgiu o uso da rosa dos ventos como forma de orientação.
(...)
Uma das viagens mais importantes desse período e que foi determinante para finalizar o desenho da África foi a comandada por Vasco da Gama, que partiu do porto de Restelo em Portugal, no dia 28 de julho de 1497, na busca de um caminho para as Índias e suas especiarias,passando pelo Cabo da Boa Esperança, Oceano Índico, parando em Moçambique e depois Madagascar em direção a Calcutá.

Nota do Linguagem:
Nas páginas seguintes o autor descreve mais aspectos destes povos, e cada vez mais informações foram acrescentadas aos mapas. Chegando aos conflitos, mais povos até as colonizações e  guerras entre si provocando mudança de domínio dos colonizados.
Sugestão de jogo:
Para conhecerem o livro__Talvez impossível de imprimir.
Objetivo do Linguagem: Conhecimento da obra









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.