sábado, novembro 01, 2014

Em busca da sílaba perdida>Estímulos divertidos e curiosos>História:No reino das sílabas> 01/11/2014

"AS PESSOAS APRENDEM UMAS COM AS OUTRAS, 
ASSIM COMO O FERRO AFIA O PRÓPRIO FERRO".
PROVÉRBIOS 27,17
Resultado de imagem para em busca da sílaba perdida

Marta Lagarta
Orlando Pedroso

Este é um livro cheio de invencionice, surpresas, ousadia, palavras estranhas e engraçadas, inventadas só para fazer cócegas na imaginação e debochar do impossível. 
Marta Lagarta escreve como quem conta um conto e, por fazer isso muitíssimo bem, ganha ponto com o leitor. 
E para completar a diversão, o talentoso ilustrador Orlando Pedroso vestiu com traços e cores a aventura de Cisco, o menino que está em busca da sílaba perdida.
" Unidunitê,salamê minguê
Pra achar tem que perder
O  es - co -lhi - do  foi..
Você! "
A história....
O menino perdeu um pedaço do seu nome e passou a se chamar CISCO.
Chamar assim era ruim, ainda mais que arde os olhos...
Ele queria o nome de volta então, entrou em ação.
vestiu sua camisa de oito bolsos, calçou suas botas de viagem. E, pra fortalecer a coragem, respirou profundamente. Depois correu até a garagem, pegou o "biscoitomóvel" e partiu:
Em busca da sílaba perdida!
(...) Um garoto persistente que viaja por lugares engraçados,encontrando frutas tipo goiaibananas...
Numa mistura de sílabas como formigamiga, Cisco quer saber onde está o resto de seu nome.
Divertida aventura!
Onde será que foi  parar o FRAN?
No final o livro apresenta o inventabulário em ordem desalfabética...

Atividades complementares:
Em busca das sílabas perdidas

 Professor, estas atividades têm como objetivo desenvolver no educando a habilidade de "Consciência de Sílaba" (Baseado no Método Fônico). 
Pedir para os alunos falar o nome de cada figura pausadamente, em seguida, falar o nome da figura batendo palmas e/ou contando nos dedos para que ele possa ir percebendo as sílabas existentes em cada palavra.
 Este tipo de atividade auxilia muito na passagem do nível de escrita pré-silábico para o nível silábico com valor ou silábico alfabético.

Coletânea de aulas > Sílabas
Portal do professor
Trouxe esta história do grupo professores do fundamental/Facebook
Prof. Jéssica hachiya
Adaptei a ideia que tirei daqui do grupo da história dos “três reis” (ditongo, hiato...) para o “reino das sílabas” (monossílabas, dissílabas...) não reparem na história, não ficou tão boa quanto a outra.
História: O REINO DAS SÍLABAS
Era uma vez um reino muito distante que se chamava “reino das sílabas” mas esse reinado era divido por 4 castelos.
Eram quatro irmãs, cada uma com seu castelo. Elas separavam o seu povo, que no caso eram as palavras, de acordo com o numero de sílabas que elas possuíam, e assim as palavras descobriam em qual castelo iriam morar.
As rainhas se chamavam: MONO, DI, TRI e POLI. Na verdade essas são abreviações dos nomes delas pois na verdade todas completam o nome com “sílaba” ficando assim: MONOSSÍLABA, DISSÍLABA, TRISSÍLABA E POLISSÍLABA. Isso porque cada nome delas representam um quantidade de sílabas que aceitam no castelo.
O primeiro castelo era da rainha MONO (1) ela aceitava apenas palavras com UMA sílaba.
No segundo castelo morava a rainha DI (2) que aceitava palavras com DUAS sílabas.
No terceiro castelo era rainha TRI (3) e em seu castelo só entravam as palavras que possuíam 3 sílabas, nem mais e nem menos que 3.
Já no quarto castelo, morava a rainha POLI, (4 ou mais) essa rainha era a mais generosa pois aceitava as que tinham QUATRO sílabas e também as que tinha mais do que 4.
Juntas elas reinam até hoje separando e dividindo as sílabas das palavras para descobrir em qual castelo as palavras vão morar.
Vamos descobrir quais palavras moram em cada castelo?
(Aí eu sorteava palavras para separar as sílabas e descobrir em qual castelo cada palavra morava...)





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